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Questões Aprofundadas de Psicologia I

Código: CPF11     Sigla: QAP I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 6 Plano Oficial até 2013 1 - 8 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Reconhecer e explorar linhas e temas de investigação diferenciados no contexto da Psicologia da Família em geral e das Relações Intergeracionais em particular;

2. Contactar com as principais abordagens conceptuais e empíricas associadas ao estudo das temáticas e problemáticas ligadas às questões da intergeracionalidade (intra e extra-familiar);

3. Identificar temas focais para o projecto de investigação a desenvolver na perspetiva de assumir o compromisso com o objectivo de produção de conhecimento acerca de um objecto de estudo que, na sequência da exploração realizada, seja reconhecido como significativo e pertinente a nível pessoal, social e científico.

Programa

Módulo 0: Introdução geral ao tema das Relações Intergeracionais a partir da apresentação sumária dos conteúdos a serem abordados no quadro de cada um dos módulos de formação constituintes do programa da UC ( a cargo dos docentes responsáveis pela lecionação da UC)

Módulo I: Transições, culturas juvenis e gerações ( a cargo da Doutora Sofia Marques da Silva)

1.A CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL DA JUVENTUDE E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SOCIOLÓGICAS
1.1. Teorias geracionais, classistas, culturalistas e feministas
1.2. A juventude enquanto problema: novos e velhos problemas

2. TRANSIÇÕES JUVENIS, IMPREVISIBILIDADE E PERCURSOS NA POS-LINEARIDADE
2.1. Debates contemporâneos sobre a incerteza da transição: tornar-se adulto/a e a geração yô-yô.
2.2. Juventudes, presenticidade e des- Futurização

Módulo II: Psicologia do idoso ( a cargo do Doutor Nuno Gaspar)

1. Perspectiva desenvolvimental do envelhecimento
2. Envelhecimento e psicopatologia
3. Intervenção psicológica com pessoas idosas
4. O idoso e a morte
5. Sexualidade e afectividade do idoso
6. Educabilidade do idoso


Módulo III: Pais, filhos, avós e netos: Dinâmicas relacionais em diferentes estádios de desenvolvimento (a cargo da Doutora Raquel Barbosa)

AS RELAÇÕES INTERGERACIONAIS AO LONGO DO TEMPO
1. O desenvolvimento do adulto e do idoso
1.1. A generatividade e a integração como tarefas fundamentais no adulto e no idoso
1.2. As relações de vinculação e as dinâmicas relacionais no adulto e no idoso

2. Pais com filhos adultos
2.1. Variabilidade de relações entre adultos e pais
2.2. Cuidar dos pais (modelos de stresse e de coping)
2.3. Estádios e efeitos do cuidar
2.4. Programas de intervenção nos cuidadores

3. Pais com filhos jovens
3.1. Geração sandwich
3.2. Os múltiplos papéis (modelo ecológico da parentalidade)
3.3. Programas de intervenção

4. A condição de avô/ó
4.1. Os papéis diversos e flexíveis dos avós
4.2.Programas de intervenção

Módulo IV: Solidariedade intergeracional na transição para a vida adulta (a cargo da Doutora Susana Coimbra)
1. Transição para vida adulta
1.1. Conceito(s) e marcadores de adultez (adultez emergente)
1.2. Características da nova geração (geração me)
1.3. Construtos psicológicos de agência pessoal aplicados à transição para a vida adulta e família: auto-eficácia e resiliência
2. Solidariedade intergeracional familiar
2.1. Definição e tipos de solidariedade
2.2. Factores demográficos, económicos, sociais e culturais associados à solidariedade intergeracional
2.3. Modelos de solidariedade, conflito e ambivalência intergeracional familiar
2.4. Estudos empíricos internacionais no âmbito da solidariedade intergeracional: diferenças em função do NSE e género e relação com bem-estar
3. Estudos empíricos qualitativos e quantitativos realizados no contexto nacional

Módulo V: A transmissão intergeracional: Perspetivas psicológica e sócio-psicológica (a cargo da Doutora Inês Nascimento)

Bibliografia Obrigatória

Barros, J. H. ; Psicologia do idoso. Temas complementares. , Porto: Livpsic, 2008 (Módulo II.)
Barros, J. H. ; Psicologia do envelhecimento e do idoso (4ª ed.). , Porto: Livpsic, 2008 (Módulo II.)
Birren, J. E., & Sloane, R. B. ; Handbook of mental health and aging. , Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall., 1980 (Módulo II.)
Birren, J. E., & Sloane, R. B; Handbook of the psychology of aging (2nd ed.). , New York: Van Nostrand Reinhold, 1985 (Módulo II.)
Triadó C. & Villar F. ; Psicología de la vejez. , Madrid: Alianza Editorial., 2006 (Módulo II.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição oral dos temas abrangidos pelos vários módulos do programa da UC e discussão dos mesmos participada pelos estudantes mediante apelo às suas opiniões, saberes e experiências (pessoais e profissionais).

Software

Não aplicável

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia diferencial
Ciências Sociais > Sociologia > Mudanças sociais
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Ciências Sociais > Demografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Elaboração do 1.º Capítulo da Dissertação Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 60,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Pesquisa bibliográfica e leitura dos materiais recolhidos Estudo autónomo 100
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Os estudantes serão solicitados a identificar o tema central dos seus projetos de investigação e, ao longo do semestre, recorrendo a bibliografia relevante e atualizada no domínio, devem redigir sob a forma de artigo, um texto de contextualização teórica e empírica das dimensões/conceitos que venham a ser contemplados no seu estudo iniciando, assim, a exploração e sistematização dos principais dados da literatura sobre a temática em análise.

Data de entrega (por email para o docente-orientador da dissertação): 31 de janeiro.

Fórmula de cálculo da classificação final

Será considerada a ponderação de dois parâmetros para a atribuição da classificação Final:

1. Grau de investimento na pesquisa bibliográfica e evoluções na capacidade de sintese dos dados mais pertinentes da literatura identificados em função de e em relação com os objectivos, hipóteses ou questões da investigação - ponderação de 25%

2. Qualidade da versão final do texto/artigo a apresentar no final do semestre- ponderação de 75%

Melhoria de classificação

Caso se justifique, será dada aos estudantes a oportunidade de reformularem a primeira versão do texto/artigo apresentado com base nas apreciações, orientações e recomendações dos docentes da UC.

Observações

Os materais de apoio à UC serão disponibilizados na página da UC no Sigarra.
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