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Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I

Código: PO10     Sigla: MEIP I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia da Investigação

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 3 Plano Oficial até 2013 1 - 8 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I” tem como objectivo fornecer uma formação aprofundada em questões epistemológicas e metodológicas no domínio da investigação em Psicologia.

Programa

Unidade 1 – Questões sobre epistemologia
Unidade 2 – Questões sobre metodologia
Unidade 3 – Questões éticas e deontológicas na investigação em Psicologia
Unidade 4 – A investigação qualitativa em Psicologia

Bibliografia Obrigatória

Shaughnessy John J.; Research methods in psychology. ISBN: 0-07-057272-0
Denzin Norman K. 340; Handbook of qualitative research. ISBN: 0-8039-4679-1
Silva A. Santos 570; Metodologia das ciências sociais
Ghiglione Rodolphe; O^inquérito
Creswell John W.; Research design. ISBN: 0-7619-2442-6
Bachelard Gaston; La^formation de l.esprit scientifique. ISBN: 2-7116-1150-7
Kuhn Thomas S.; A^estrutura das revoluções científicas. ISBN: 85-273-0111-3
Popper Karl R.; La^logique de la découverte scientifique. ISBN: 2-228-88010-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Actividades de contacto com os alunos.
Trabalho autónomo dos alunos.

Software

NVivo 7

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Humanidades > Filosofia > Epistemologia

Tipo de avaliação

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência implica que o aluno:
(i) cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas;
(ii) participe activamente nas actividades práticas a desenvolver em contexto de aula;
(iii) realize e entregue os pequenos trabalhos escritos;
(iv) realize o trabalho de campo e redija e entregue o respectivo relatório de actividades;
e (v) realize as fichas de avaliação de conhecimentos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação contínua está organizada nas seguintes componentes:
(i) Participação do aluno nas actividades a desenvolver em contexto de aula (com um peso de 15% na nota final) – componente a ser avaliada individualmente;
(ii) Pequenos trabalhos escritos (com um peso de 15% na nota final), a realizar pelo aluno individualmente;
(iii) Trabalho de campo, que inclui a produção de um relatório de actividades (com um peso de 40% na nota final), a realizar pelo aluno em pequeno grupo;
(iv) Fichas de avaliação de conhecimentos individuais (com um peso de 30% na nota final), a realizar pelo aluno individualmente.

A nota final será expressa numa escala de 0 a 20 valores e será calculada tendo em consideração o peso relativo das quatro componentes de avaliação acima descritas, salvaguardando que, para que a nota final possa ser calculada, o aluno deve obter mínimos de 8 valores em cada componente.
Para que o aluno possa ser “aprovado” na disciplina, deverá obter uma nota final de pelo menos 10 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos alunos abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP.
Aconselha-se ao aluno abrangido por um regime especial a expor a sua situação ao docente no início do ano lectivo.

Melhoria de classificação

A melhoria poderá ser efectuada na época de recurso que decorre após o término das aulas desta disciplina.
Todas as componentes de avaliação são passíveis de melhoria nesta época de recurso, excepto a participação do aluno nas aulas e o trabalho de campo com o respectivo relatório de actividades.

Observações

Se o aluno faltar a algum dos momentos de avaliação ou não cumprir algum dos requisitos descritos no campo “Obtenção de frequência”, fica sem frequência na disciplina.
Se o aluno não obtiver um mínimo de 8 valores em alguma das componentes de avaliação descritas no campo “Modo de avaliação”, a sua nota final não será calculada.
Se o aluno reprovar na disciplina ou desistir durante a realização das fichas de avaliação de conhecimentos, poderá realizar exame na época de recurso.
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