Práticas Laboratorias de Psicologia da Fala
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
35 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
• Conhecer e ser capaz de produzir demonstrações de efeitos psicológicos seleccionados relativos à linguage e ao pensamento.
• Conhecer as várias fases da realização de um estudo experimental, em resultado da participação concreta em uma ou mais dessas fases, e ser capaz de nelas intervir activamente.
• Conhecer as principais convenções de escrita científica em psicologia, e ser capaz de interpretar, analisar e sintetizar exemplares deste tipo de escrita.
• Produzir um manuscrito adoptando as convenções da American Psychological Association.
Programa
• Percepção auditiva, percepção de fala e percepção musical.
• Efeitos de fronteira fonémica, de restauração ilusória do fonema ausente, e de integração áudio-visual.
• Iniciação à investigação em tema definido semestralmente: Formulação de problema passível de investigação, procura e selecção de informação relevante; planificação e/ou realização de estudo empírico, incluindo análise estatística de resultados.
• Formas de comunicação do trabalho científico (apresentações orais, posters, artigos). Direitos de autor e princípios no uso de citações (referências directas e indirectas).
Bibliografia Obrigatória
American Psychological Association;
Publication manual of the American Psychological Association. ISBN: 1-55798-790-4
Francis, Neath, MaKewn, & Goldthwaite; CogLab on a CD, Wadsworth, 2004
Observações Bibliográficas
As referências bibliográficas de apoio à realização dos trabalhos de investigação serão indicadas no início de cada semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas laboratoriais e trabalhos de investigação.
• Exercícios de análise e edição da fala assistidos por computador, incluindo exemplificação dos efeitos perceptivos referidos na secção relativa ao Conteúdo.
• Participação como sujeito e/ou como experimentador num estudo experimental.
• Preparação e realização de comunicação de trabalho científico.
• Estudo autónomo.
Software
CHILDES: The Child Language Data Exchange System
Programas de edição de som.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
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| Realização de um trabalho de investigação individual ou em pequeno grupo, supervisionado pelo docente, e com entrega de manuscrito científico (normas da APA). |
Trabalho escrito |
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| Participação como sujeito em estudos experimentais a decorrer no Laboratório de Fala. |
Teste |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
As aulas práticas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Fórmula de cálculo da classificação final
Aclassificação final resulta do somatório das classificações parciais obtidas nas componentes de avaliação acima referidas:
(a) Participação como sujeito em estudos experimentais a decorrer no Laboratório de Fala: Ponderação de 20% na avaliação final da disciplina.
(b) Realização de um trabalho de investigação, supervisionado pelo docente, e com entrega de manuscrito científico: Ponderação de 80% na avaliação final da disciplina. A avaliação é feita tendo em conta vários parâmetros, cada um com o seu peso: (1) 30% para o trabalho de revisão da literatura, planificação das actividades, recolha e tratamento dos dados; (2) e 50% para o manuscrito científico redigido de acordo com as normas da APA. É também tida em conta a participação nas aulas. Situações especiais serão discutidas com o docente da disciplina.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores-estudantes estão obrigados ao cumprimento da assiduidade. Na sua avaliação serão apreciadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes.
Os estudantes com necessidades especiais (e.g., défices auditivos e visuais) deverão contactar o docente no início do semestre de modo a que se proporcionem as condições necessárias.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final é possível mediante a reformulação do manuscrito científico sobre o trabalho de investigação desenvolvido.
Observações
A avaliação nesta disciplina recai sobre a elaboração de relatórios de actividades e apresentação de comunicação científica sobre o trabalho de investigação realizado.