Psicologia da Formação Profissional e Educação de Adultos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os estudantes devem ficar a conhecer o modo como se organiza a formação profissional e a educação e formação de adultos que se realiza em Portugal, compreendendo como funciona, saber descrevê-la, inseri-la no conjunto do sistema social e analisá-la criticamente; devem adquirir competências para intervir junto dos diversos actores da formação profissional e da educação e formação de adultos numa perspectiva especificamente psicológica e relativamente a vários problemas que aí se colocam; devem adquirir um conjunto de competências relacionadas com as dimensões pedagógica, andragógica, organizacional, prática deontológica e ética associadas ao desempenho da atividade de formador; devem ser capazes de situar a sua intervenção relativamente à dos outros intervenientes na formação profissional e na educação e formação de adultos, cooperando com eles no sentido de potenciar os respectivos resultados, contribuindo para promover o desenvolvimento das respectivas populações-alvo.
Programa
1. Organização de Formação Profissional e Educação de Adultos em Portugal
1.1. Quadro conceptual.
1.2. Contexto social, económico, cultural e educativo.
1.3. Tipologia das instituições e organizações intervenientes.
1.4. Níveis de administração, central, regional e local.
1.5. Objecto, objectivos e populações-alvo.
1.6. Articulações internacionais, em particular no âmbito da União Europeia.
2. Dimensões da intervenção psicológica na formação profissional e na formação de formadores
2.1. Identificação de necessidades.
2.2. Desenvolvimento curricular.
2.3. Acesso.
2.4. Promoção do sucesso.
2.5. Motivação.
2.6. Metodologias.
2.7. Avaliação.
2.8. Certificação.
2.9. Modelos de formação de formadores.
3. Dimensões da intervenção psicológica na educação e formação de adultos.
3.1. A aprendizagem ao longo da vida: novas perspetivas concetuais e a centralidade da abordagem andragógica.
3.2. Processos de identificação, avaliação e reconhecimento de competências - metodologia de Balanço de Competências.
3.2. Dimensões recentes da intervenção psicológica no contexto dos cursos de Educação e Formação de Adultos e dos Centros Novas Oportunidades.
4. A intervenção dos psicólogos face à de outros profissionais envolvidos na formação profissional e na educação de adultos.
4.1. Relações com outros profissionais da educação/formação.
4.2. Relações com os administradores, gestores, promotores de programas, cursos, acções.
4.3. Relações com a comunidade.
Bibliografia Obrigatória
Imaginário Luís;
Psicologia da formação profissional e da educação de adultos. ISBN: 978-989-8148-74-2
Knowles Malcolm S.;
The adult learner. ISBN: ISBN 0-88415-115-8
Jarvis Peter 340;
The^Routledge international handbook of lifelong learning. ISBN: 978-0-415-41904-8
Jarvis Peter;
Adult education and lifelong learning. ISBN: 0-415-31493-3
Azevedo Joaquim;
O fim de um ciclo. ISBN: ISBN 972-41-2812-1
Knowles Malcolm S.;
Andragogy in action. ISBN: ISBN 0-87589-621-9
Silva Augusto Santos;
Educação de adultos
Delors Jacques 070;
Educação. ISBN: 972-41-1775-8
Imaginário Luís 570;
O^papel do tutor no âmbito das novas modalidades formativas. ISBN: 972-8312-46-6
Imaginário Luis;
A^valorizaçao da formaçao profissional inicial atraves da alternancia. ISBN: 972-8312-25-3
Le Boterf Guy;
De la compétence. ISBN: ISBN 2-7081-1753-X
Imaginário Luís;
Balanço de competências. ISBN: ISBN 972-8312-38-5
Imaginário Luís;
Formação profissional inicial e emprego de jovens
Imaginario Luis ed. lit.;
Um ensaio de balanço de competencias em Portugal. ISBN: ISBN 9728312-22-9
Bibliografia Complementar
Melo Alberto 070;
Uma^aposta educativa na participação de todos. ISBN: 972-729-031-0
OCDE;
L.insertion des jeunes dans la vie active. ISBN: ISBN 92-64-21641-3
Le Boterf Guy;
Comment investir en formation. ISBN: 2-7081-1087-X
Azevedo Joaquim;
Expectativas escolares e profissionais dos jovens do 9º ano. ISBN: 972 41 1116 4
Le Boterf Guy;
Compétence et navigation professionnelle. ISBN: 2-7081-2445-5
Azevedo Joaquim;
Avenidas de Liberdade. ISBN: 972 41 1536 4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição/discussão dos principais temas e conteúdos da UC.
Exploração de documentos de trabalho, guias metodológicos, propostas de acção e actividades utilizadas nos principais contextos de intervenção psicológica na formação profissional e na educação e formação de adultos.
Contacto com profissionais e contextos de trabalho.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação de adultos
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da orientação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
38,50 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade.
Os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação desta unidade curricular (UC) assenta na realização de um projecto de trabalho. O projecto, centrado nos temas discutidos apresentados durante as aulas de contacto, deve consistir na elaboração de uma proposta de trabalho ou de investigação original acerca das temáticas relativas à Psicologia da Formação Profissional e da Educação de Adultos
Este projecto de trabalho pode ser realizado individualmente ou em grupo de dois estudantes.
Na avaliação do projecto de trabalho serão ponderadas cinco componentes:
a) Apresentação do trabalho (5%): qualidade da apresentação gráfica e organização formal dos seus conteúdos.
b) Qualidade da escrita (10%): clareza e fluência comunicacional na redacção do projecto de trabalho
c) Ligação à disciplina (25%): relação do projecto com as dimensões centrais das problemáticas da UC, explorando temas dos objectivos e do programa, explorando dimensões originais e lançando pistas para desenvolvimentos futuros
d) Aprofundamento do tema (30%): interligação do projecto com a bibliografia da UC, explorando (eventualmente) novas fontes bibliográfica e relacionando-as com o tema do projecto
e) Reflexões pessoais (30%): apreciação pessoal da temática explorada no projecto de trabalho, lançando um olhar crítico sobre o projecto e perspectivando (eventuais) desenvolvimentos/limitações (em trabalhos colectivos este item deve ser apresentado individualmente).
O projecto de trabalho deve ser entregue em suporte papel e enviado por correio electrónico em formato digital.
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que por lei estão dispensados da verificação das condições de assuiduidade às aulas, deverão realizar a componente de avaliação idêntica á dos restantes estudantes: apresentação de projecto de trabalho.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação é possível a realização de um novo projecto de trabalho ou actualização do trabalho já apresentado para avaliação