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Psicologia da Formação Profissional e Educação de Adultos

Código: P717     Sigla: PFPEA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 18 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os alunos devem ficar a conhecer o modo como se organiza a formação profissional e a educação de adultos que se realiza em Portugal, compreendendo como funciona, saber descrevê-la, inseri-la no conjunto do sistema social e analisá-la criticamente; devem adquirir competências para intervir junto dos diversos actores da formação profissional e da educação de adultos numa perspectiva especificamente psicológica e relativamente a vários problemas que aí se colocam; devem ser capazes de situar a sua intervenção relativamente à dos outros intervenientes na formação profissional e na educação de adultos, cooperando com eles no sentido de potenciar os respectivos resultados, contribuindo para promover o desenvolvimento das respectivas populações-alvo.

Programa

1.1. Quadro conceptual.
1.2. Contexto social, económico, cultural e educativo.
1.3. Tipologia das instituições e organizações intervenientes.
1.4. Níveis de administração, central, regional e local.
1.5. Objecto, objectivos e populações-alvo.
1.6. Articulações internacionais, em particular no âmbito da União Europeia.

2. Dimensões da intervenção psicológica na formação profissional e na educação de adultos.
2.1. Identificação de necessidades.
2.2. Desenvolvimento curricular.
2.3. Acesso.
2.4. Promoção do sucesso.
2.5. Motivação.
2.6. Metodologias.
2.7. Avaliação.
2.8. Certificação.
2.9. Formação de formadores.

3. A intervenção dos psicólogos face à de outros profissionais envolvidos na formação profissional e na educação de adultos.
3.1. Relações com outros profissionais da educação/formação.
3.2. Relações com os administradores, gestores, promotores de programas, cursos, acções.
3.3. Relações com a comunidade.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição/discussão dos principais temas e conteúdos da disciplina.
Exploração de documentos de trabalho, guias metodológicos, propostas de acção e actividades utilizadas nos principais contextos de intervenção psicológica na formação profissional e na educação de adultos.
Contacto com profissionais e contextos de trabalho.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Assistência e participação nas aulas TP.
Dinamização de uma actvidade/proposta de acção.
Realização de um projecto de trabalho.

Fórmula de cálculo da classificação final

Grau de motivação, envolvimento e nível de desempenho manifestado pelo estudante nas
várias oportunidades de aprendizagem nos tempos de contacto (50%);
Qualidade dos produtos tangíveis das actividades desenvolvidas (Projecto de Trabalho) (50%).
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