Psicologia da Formação Profissional e Educação de Adultos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
18 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os alunos devem ficar a conhecer o modo como se organiza a formação profissional e a educação de adultos que se realiza em Portugal, compreendendo como funciona, saber descrevê-la, inseri-la no conjunto do sistema social e analisá-la criticamente; devem adquirir competências para intervir junto dos diversos actores da formação profissional e da educação de adultos numa perspectiva especificamente psicológica e relativamente a vários problemas que aí se colocam; devem ser capazes de situar a sua intervenção relativamente à dos outros intervenientes na formação profissional e na educação de adultos, cooperando com eles no sentido de potenciar os respectivos resultados, contribuindo para promover o desenvolvimento das respectivas populações-alvo.
Programa
1.1. Quadro conceptual.
1.2. Contexto social, económico, cultural e educativo.
1.3. Tipologia das instituições e organizações intervenientes.
1.4. Níveis de administração, central, regional e local.
1.5. Objecto, objectivos e populações-alvo.
1.6. Articulações internacionais, em particular no âmbito da União Europeia.
2. Dimensões da intervenção psicológica na formação profissional e na educação de adultos.
2.1. Identificação de necessidades.
2.2. Desenvolvimento curricular.
2.3. Acesso.
2.4. Promoção do sucesso.
2.5. Motivação.
2.6. Metodologias.
2.7. Avaliação.
2.8. Certificação.
2.9. Formação de formadores.
3. A intervenção dos psicólogos face à de outros profissionais envolvidos na formação profissional e na educação de adultos.
3.1. Relações com outros profissionais da educação/formação.
3.2. Relações com os administradores, gestores, promotores de programas, cursos, acções.
3.3. Relações com a comunidade.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição/discussão dos principais temas e conteúdos da disciplina.
Exploração de documentos de trabalho, guias metodológicos, propostas de acção e actividades utilizadas nos principais contextos de intervenção psicológica na formação profissional e na educação de adultos.
Contacto com profissionais e contextos de trabalho.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Assistência e participação nas aulas TP.
Dinamização de uma actvidade/proposta de acção.
Realização de um projecto de trabalho.
Fórmula de cálculo da classificação final
Grau de motivação, envolvimento e nível de desempenho manifestado pelo estudante nas
várias oportunidades de aprendizagem nos tempos de contacto (50%);
Qualidade dos produtos tangíveis das actividades desenvolvidas (Projecto de Trabalho) (50%).