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Metodologia e Epistemologia de Investigação em Psicologia II

Código: CPJA20     Sigla: MEIPII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia da Investigação

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 8 Plano Oficial até 2013 1 - 10 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia II” tem como objectivo dar continuidade à formação aprofundada em questões metodológicas no domínio da investigação em Psicologia.

Programa

1. Definição, características e objectivos da investigação quantitativa
2. Enquadramento histórico-científico da investigação quantitativa
3. Planeamento de uma investigação com dados quantitativos
4. Concretização de uma investigação quantitativa passo a passo
5. Actividades práticas de análise de dados quantitativos

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Actividades de contacto com o aluno.
Trabalho autónomo do aluno.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência implica que o aluno:
(i) cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas, (ii) participe activamente nas actividades práticas a desenvolver em contexto de aula, (iii) redija e entregue o mini-relatório, (iv) construa e apresente o poster, (v) realize e entregue os exercícios no SPSS, e (vi) realize o exame escrito.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será expressa numa escala de 0 a 20 valores e será calculada tendo em consideração o peso relativo das componentes de avaliação descritas no campo “Modo de avaliação”, salvaguardando que, para que a nota final possa ser calculada, o aluno deve obter um mínimo de 8 valores em cada componente.
Para que o aluno possa ser “aprovado” na disciplina, deverá obter uma nota final de pelo menos 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

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Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos alunos abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP. Aconselha-se o aluno abrangido por um regime especial a expor a sua situação ao docente no início do ano lectivo.

Melhoria de classificação

Só está prevista a possibilidade de melhoria da componente (iv) descrita no campo “Modo de avaliação”, ou seja, da nota do exame escrito. A melhoria da nota do exame escrito poderá ser efectuada na época de recurso que decorre após o término das aulas desta disciplina.

Observações

Se o aluno não cumprir algum dos requisitos descritos no campo “Obtenção de frequência”, fica sem frequência na disciplina. Além disso, o aluno só poderá realizar o exame escrito se tiver cumprido as componentes (i), (ii) e (iii) descritas no campo “Modo de avaliação”.
Se o aluno não obtiver um mínimo de 8 valores em alguma das componentes de avaliação descritas no campo “Modo de avaliação”, a sua nota final não será calculada.
Se o aluno faltar ao exame escrito ou se desistir durante a sua realização, poderá realizar exame na época de recurso, cuja nota continuará a ter o mesmo peso de 35% na nota final.
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