| Código: | PDEC20 | Sigla: | MEIPII |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Metodologia da Investigação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Temas de Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MTP | 9 | Plano Oficial até 2013 | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
No seguimento da unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I”, esta unidade curricular dá continuidade à formação em questões metodológicas da investigação em Psicologia, tendo como objetivos:
- apresentar as assunções e as caraterísticas da investigação quantitativa, salientando a sua utilidade e forma de operacionalização;
- apresentar o questionário enquanto método de recolha de dados quantitativos;
- apresentar e trabalhar as principais técnicas de análise de dados quantitativos, utilizando o SPSS.
No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de:
- compreender os pressupostos e implicações da investigação quantitativa em Psicologia, em geral, e da utilização de questionários, em particular;
- analisar dados quantitativos com recurso ao SPSS;
- possuir um espírito de reflexão crítica sobre a análise e interpretação of resultados de investigações quantitativas em Psicologia.
A investigação quantitativa:
- caraterísticas e objetivos
- o questionário enquanto método de recolha de dados quantitativos
Introdução ao programa de análise de dados quantitativos SPSS:
- estrutura do SPSS
- construção de um ficheiro de dados
- estatística descritiva e gráficos
- princípios da estatística inferencial
- testes paramétricos e não paramétricos
- estatística inferencial bivariada: (chi-quadrado; teste t de Student; correlação r de Pearson; regressão linear simples)
- análise de variância com um e dois fatores e com medidas repetidas
- transformação de variáveis e de ficheiros
Atividades de contacto com os estudantes:
- exposição dos conteúdos programáticos com recurso a diferentes meios tecnológicos, a exemplos práticos e a discussão em grande grupo ou em pequenos grupos
- realização de atividades práticas individuais ou em pequeno grupo, de aplicação dos conhecimentos em sala de aula, com recurso ao computador sempre que adequado;
- orientação de atividades práticas.
Trabalho autónomo do/a estudante:
- atividades de estudo;
- atividades de pesquisa e revisão bibliográfica;
- atividades de leitura e análise de textos científicos:
- realização de atividades práticas complementares às realizadas em sala de aula.
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|---|
| Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 54,00 | ||
| Exame | Exame | 2,00 | 100,00 | |
| Total: | - | 100,00 |
| Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
|---|---|---|---|
| Estudo autónomo | Estudo autónomo | 106 | |
| Total: | 106,00 |
A obtenção de frequência implica que o/a estudante:
(i) cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas, (ii) participe ativamente nas atividades práticas a desenvolver em contexto de aula, (iii) realize o teste escrito de avaliação de conhecimentos.
A nota final, correspondente à nota do teste escrito a realizar pelo/a estudante individualmente, será expressa numa escala de 0 a 20 valores.
A obtenção de uma classificação inferior a 10 valores leva à reprovação do estudante na unidade curricular.
A avaliação dos/as estudantes abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP. Aconselha-se o/a estudante abrangido por um regime especial a expor a sua situação ao/à docente no início do ano letivo.
A melhoria da nota final poderá ser efetuada na época de recurso, que decorre após o término das aulas desta unidade curricular, através da participação em novo teste escrito.