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Estatística II

Código: P207     Sigla: ESTII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia de Investigação Científica

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 178 Plano Oficial 2007/2008 1 - 4 36 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 Compreender e aplicar de forma apropriada procedimentos de análise da relação entre duas variáveis, testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos para um e dois grupos, envolvendo dados univariados e bivariados, recorrendo à utilização de um software estatístico como o SPSS (Statistical Package for Social Sciences);
 Seleccionar e aplicar, de forma crítica e fundamentada, o procedimento estatístico mais apropriado;
 Apresentar os resultados utilizando tabelas e gráficos e de interpretar os resultados de forma correcta;
 Realizar estudos simples onde aplicam estes procedimentos;
 Utilizar a linguagem estatística ao nível da compreensão e da escrita de relatórios de investigação.

Programa

 Teoria das hipóteses.
• Noção de teste de hipóteses
• Formulação das hipótese nula e hipótese alternativa
• Teste unilaterais vs. bilaterais
• Erros de decisão
• Tomada de decisão
 Testes para comparações de médias
• Testes t de Student
• Análise de variância (ANOVA) com um factor: inter-sujeitos (one-way) e intra-sujeitos (repeated measures)
 Relação entre variáveis.
• Noção de correlação linear e sua representação gráfica.
• Regressão linear simples.
 Estatística não-paramétrica
• Teste qui-quadrado
• Medidas de associação

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 Apresentação dos diversos conceitos estatísticos recorrendo à visualização gráfica e a exemplos de aplicação.
 Utilização do software SPSS (Statistical Package for Social Sciences).
 Resolução de problemas e de exercícios práticos em computador.
 Resolução de exercícios propostos nas fichas de exercícios.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 26,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

 Presença em pelo menos 75% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

O resultado obtido no mini-teste contribui para 20% da avaliação da unidade curricular e o resultado da avaliação do exame final escrito vale 80%.
A obtenção de uma classificação inferior a 8,0 valores (de 0 a 20) em qualquer uma das modalidades de avaliação leva à reprovação do aluno na unidade curricular. Os alunos com classificação final entre 8 e 9 valores poderão ser submetidos a um exame oral.
A classificação final será o resultado da soma da nota do exame final escrito (com ponderação de 80%) com a nota do mini-teste (com uma ponderação de 20%).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes de regime especial, no caso de não terem pelo menos 75% de presenças nas aulas, terão de realizar um teste de equivalência à ausência de frequência das aulas com resultado apto vs inapto, antes da data de exame.
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