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Intervenção Psicológica e Transformação do Trabalho

Código: P711     Sigla: IPTT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 34 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina tem como principal objectivo desenvolver nos estudantes as competências necessárias à intervenção do psicólogo do trabalho, dando um ênfase significativo à análise das actividades de trabalho, considerando esta fase determinante para a coerência e eficácia das acções a desenvolver. Neste sentido, procura-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Compreeder o carácter desenvolvimental e o potencial transformador da acção do psicólogo do trabalho, integrado numa abordagem interdisciplinar do trabalho real.
2. Conhecer, compreender e aplicar metodologias de investigação e intervenção em psicologia do trabalho: da análise do trabalho à análise ergonómica do trabalho; trabalho concreto/trabalho abstracto; condições internas e condições externas da prática científica em psicologia do trabalho.
3. Desenvolver competências de análise crítica e tomada de decisão sobre os recursos técnicos e metodológicos adequados às diferentes necessidades de intervenção; suas virtudes e limitações; responsabilidades éticas e sociais em jogo.

Programa

1. Análise dos fundamentos históricos que caracterizam a evolução do conceito e dos pressupostos subjacentes à análise e transformação do trabalho.
2. Diferentes abordagens da análise do trabalho: análise crítica e experimentação prática.
- Análise guiada do trabalho (C. Teiger)
- Auto-análise do trabalho (B. Six & N. Carlin)
- Auto-confrontação cruzada (Y. Clot)
- Instruções ao sósia (I. Oddone & A. Re)
- MAGICA e MATRIOSCA (R. Vasconcelos)
3. O contributo da ergologia (Y. Schwartz): a tripolaridade dinâmica do processo de transformação.
4. Áreas emergentes de intervenção e transformação nas organizações: virtudes e desafios da articulação com a análise do trabalho real.

Bibliografia Obrigatória

Maggi Bruno; Do agir organizacional. ISBN: 85-212-0373-X
Clot Yves; A^função psicológica do trabalho. ISBN: 85-326-3333-1
Guérin F. 040; Compreender o trabalho para transformá-lo. ISBN: 85-212-0297-0
Castillo Juan José 570; Ergonomia. ISBN: 972-576-271-1
Laboreal, Centro de Psicologia da Universidade do Porto. ISBN: 1646-5237 ((http://laboreal.up.pt/start.php))

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas:
- exposição dos quadros teóricos
- apresentação e discussão de casos práticos
- role-play
- análise e discussão de textos
- trabalho de campo + orientação/tutoria: análise de uma actividade de trabalho

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame teórico: 50%
Trabalho prático: 50%

Provas e trabalhos especiais

O trabalho prático será realizado em grupos de 4 estudantes e consistirá na análise da actividade de trabalho de um/a trabalhador/a do sector da horto-floricultura.

Melhoria de classificação

Para melhoria da classificação final obtida na disciplina, o/a aluno/a poderá repetir, apenas uma vez, a prova de avaliação final numa das duas épocas de avaliação subsequentes àquela em que foi avaliado.
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