Intervenção Psicológica e Transformação do Trabalho
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
34 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina tem como principal objectivo desenvolver nos estudantes as competências necessárias à intervenção do psicólogo do trabalho, dando um ênfase significativo à análise das actividades de trabalho, considerando esta fase determinante para a coerência e eficácia das acções a desenvolver. Neste sentido, procura-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Compreeder o carácter desenvolvimental e o potencial transformador da acção do psicólogo do trabalho, integrado numa abordagem interdisciplinar do trabalho real.
2. Conhecer, compreender e aplicar metodologias de investigação e intervenção em psicologia do trabalho: da análise do trabalho à análise ergonómica do trabalho; trabalho concreto/trabalho abstracto; condições internas e condições externas da prática científica em psicologia do trabalho.
3. Desenvolver competências de análise crítica e tomada de decisão sobre os recursos técnicos e metodológicos adequados às diferentes necessidades de intervenção; suas virtudes e limitações; responsabilidades éticas e sociais em jogo.
Programa
1. Análise dos fundamentos históricos que caracterizam a evolução do conceito e dos pressupostos subjacentes à análise e transformação do trabalho.
2. Diferentes abordagens da análise do trabalho: análise crítica e experimentação prática.
- Análise guiada do trabalho (C. Teiger)
- Auto-análise do trabalho (B. Six & N. Carlin)
- Auto-confrontação cruzada (Y. Clot)
- Instruções ao sósia (I. Oddone & A. Re)
- MAGICA e MATRIOSCA (R. Vasconcelos)
3. O contributo da ergologia (Y. Schwartz): a tripolaridade dinâmica do processo de transformação.
4. Áreas emergentes de intervenção e transformação nas organizações: virtudes e desafios da articulação com a análise do trabalho real.
Bibliografia Obrigatória
Maggi Bruno;
Do agir organizacional. ISBN: 85-212-0373-X
Clot Yves;
A^função psicológica do trabalho. ISBN: 85-326-3333-1
Guérin F. 040;
Compreender o trabalho para transformá-lo. ISBN: 85-212-0297-0
Castillo Juan José 570;
Ergonomia. ISBN: 972-576-271-1
Laboreal, Centro de Psicologia da Universidade do Porto. ISBN: 1646-5237 ((http://laboreal.up.pt/start.php))
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas:
- exposição dos quadros teóricos
- apresentação e discussão de casos práticos
- role-play
- análise e discussão de textos
- trabalho de campo + orientação/tutoria: análise de uma actividade de trabalho
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame teórico: 50%
Trabalho prático: 50%
Provas e trabalhos especiais
O trabalho prático será realizado em grupos de 4 estudantes e consistirá na análise da actividade de trabalho de um/a trabalhador/a do sector da horto-floricultura.
Melhoria de classificação
Para melhoria da classificação final obtida na disciplina, o/a aluno/a poderá repetir, apenas uma vez, a prova de avaliação final numa das duas épocas de avaliação subsequentes àquela em que foi avaliado.