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Questões Aprofundadas de Psicologia Social

Código: P710     Sigla: QAPS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 36 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do semestre, os alunos deverão:
 conhecer de forma teórica e operatória fenómenos directamente relevantes no domínio da psicologia das organizações, social e do trabalho. Esses domínios relacionam-se com a mobilidade e a mudança social, as relações de poder entre indivíduos e grupos, a comunicação e a negociação.
 conseguir uma reflexão meta-metodológica sobre a produção em Psicologia Social e as suas implicações práticas, teóricas e epistemológicas, com particular ênfase na produção científica desde a década de 1970.

Programa

Conflitos e consensos grupais e interpessoais
Teorias da comparação social e da privação relativa
Privação relativa e justiça social
Teorias da “opressão” e relações entre grupos dominantes e grupos dominados
Princípios de negociação
Submissão, conformidade, conformismo e dominância

Bibliografia Obrigatória

Rubin, J. Z. & Brown, B. R. ; The social psychology of bargaining and negotiation., New York: Academic Press., 1975
Beauvois, J. L. ; Traité de la servitude libérale: analyse de la soumission, Paris: Dunod., 1994
Kiesler, S. B. ; Interpersonal processes in groups and organizations., Arlington Heights, Ill: AHM Publishing Corporation, 1978
Oskamp, S. & Schultz, P. W.; Applied Social Psychology, Prentice-Hall, 1998. ISBN: 0-13-533837-9 (existe na biblioteca)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Segundo 4 componentes:
- Resposta a uma questão de desenvolvimento escolhida entre três apresentadas antecipadamente
- Apresentação e debate de temas na aula
- Planificação e realização e apresentação oral e escrita dum estudo empírico original sobre um tema objecto de debate na actualidade, a escolher pelo estudante. Redacção de um relatório de grupo relativo ao estudo realizado (Relatório 2)
- Contributos para a disciplina através da demonstração de efectiva pesquisa bibliográfica ou outra, e presença activa nas aulas

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Componente Teórica:

(a) Os estudantes com participação igual ou superior a 75% das aulas efectivas serão avaliados em função das quatro componentes referidas nos "Métodos de Ensino";

(b) Os estudantes com participação inferior a 75% das aulas efectivas serão avaliados em função de um exame final.

Em ambos os casos - (a) e (b) - a participação nas três componentes de avaliação é condição necessária para a obtenção de frequência. Isto significa que os estudantes que, no final das aulas se encontrem no caso (b) só se poderão apresentar a exame se tiverem participado na execução do trabalho relativo ao Relatório 2 a à apresentação de um tema .

Parte prática:
A presença é obrigatória (presença igual ou superior a 75% das aulas efectivas). Existem duas componentes de avaliação da parte prática:

- Avaliação contínua com base na participação nos de planificação da investigação
- Relatório 2 (relativo ao trabalho empírico).

Fórmula de cálculo da classificação final

Para os estudantes no caso (a) referido em "Obtenção de Frequência":
- Relatório 1: 30%
- Apresentação de um tema na aula: 20%
- Relatório 2 : 30%
- Participação: 10% da avaliação final

Para os estudantes no caso (b) referido em "Obtenção de Frequência" a nota obtida no exame final corresponde a 100% da classificação.

Em ambos os casos a nota média mínima é de 10

Provas e trabalhos especiais

Os alunos com estatuto especial que obtenham dispensa da presença às aulas poderão optar pela realização de um exame escrito final que focará todos os pontos debatidos nas aulas (incluindo temas apresentados pelos colegas) e corresponderá a 100% da nota final. Neste caso, os alunos deverão anunciar a sua intenção por escrito no início do semestre.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

cf. "Provas e Trabalhos Especiais"

Melhoria de classificação

A melhoria de nota será efectuada unicamente através de um exame escrito
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