Comportamento Organizacional
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
33 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final da frequência desta disciplina, o aluno deve:
Evidenciar conhecimento teórico sobre os fenómenos organizacionais e a forma como eles são influenciados e influenciam os factores psicológicos e os processos relacionados com o comportamento individual e de grupo;
Atestar conhecimento sobre os fundamentos do comportamento individual, de grupo e da estrutura organizacional.
Programa
O campo de estudos do comportamento organizacional
O comportamento individual nas organizações
Fundamentos do comportamento individual, grupal e organizacional
1 - A motivação e a satisfação com o trabalho
2 - O stress Ocupacional
3 - A liderança
4 - A Mudança Organizacional
Desenvolvimentos recentes no Comportamento Organizacional: revisão da última década através da Annual Review of Psychology.
Bibliografia Obrigatória
Cunha Miguel Pina e 070;
Manual de comportamento organizacional e gestão. ISBN: 972-98823-8-X
Kreitner, R. & Kinicki, A.; Organizational behavior, Boston, Massachusetts: Irwin McGraw-Hill, 1998
Robbins Stephen P.;
Fundamentos do comportamento organizacional. ISBN: 85-87918-64-8
Robbins, S. P.; Comportamento Organizacional , Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1999
Observações Bibliográficas
Recomenda-se a consulta regular das revistas:
Annual Review of Psychology
Administrative Science Quarterly
Human Relations
Organization Studies
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição de conteúdos pelo docente e pelos estudantes;
Análise de casos – trabalho em pequenos grupos seguido de debate;
Conferências por especialistas das temáticas abordadas seguida de debate.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
54,00 |
|
|
| teste com perguntas de escolha múltipla e de pequeno desenvolvimento |
Exame |
2,00 |
|
|
| Pesquisa bibliográficas, trabalho de campo (recolha de dados), preparação da apresentação oral do trabalho e realização do relatório prático |
Trabalho escrito |
75,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo/preparação para exame |
Estudo autónomo |
31 |
|
|
Total: |
31,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
- Exame final (40% da classificação final) – teste com perguntas de escolha múltipla e de pequeno desenvolvimento;
- Apresentações orais e relatórios (40% da classificação final);
- Desempenho individual (20% da classificação final) – avaliação interpares.
Para obter aprovação na disciplina, o aluno deve obter uma classificação final mínima de 10 valores (ponto 2, Artº 5 do "Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE")
Melhoria de classificação
Os alunos podem requerer uma prova de melhoria de classificação uma única vez por disciplina, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a disciplina tenha prova de avaliação prevista." (ponto 1, Artº 11º do "Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE")