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Processos de Intervenção nas Transições e Perturbações do Desenvolvimento

Código: P704     Sigla: PITPD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 59 Plano Oficial 2007/2008 4 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É esperado que o estudante seja capaz de:
. reflectir de forma integrada e complexa sobre as principais transições e perturbações do desenvolvimento nos jovens e adultos;
. delinear, implementar e avaliar processos de intervenção psicológica baseados em pressupostos construtivistas e desenvolvimentais;
. adquirir competências de consulta psicológica, adaptadas à especificidade dos períodos desenvolvimentais em causa e à diversidade de problemáticas; e
. reconhecer as implicações éticas e sociais da sua acção;

Pretende-se incentivar uma aprendizagem de forma autónoma e ao longo da vida, que permita a actualização e o aprofundamento de conhecimentos e competências em face às exigências do exercício profissional e, nomeadamente, às particularidades de pedidos, problemáticas e histórias de vida.

Programa

1. Enquadramento da intervenção à luz de uma epistemologia construtivista e desenvolvimental
Aplicações e implicações da teoria da vinculação para a intervenção psicológica; Perspectivas construtivistas, social-construcionistas e narrativas sobre a intervenção e os processos de mudança.
2. Princípios gerais da consulta psicológica com jovens e adultos
Objecto e objectivos da intervenção; elementos estruturantes do processo de intervenção; processos reguladores da mudança psicológica; a articulação entre avaliação e intervenção; a natureza da relação psicoterapêutica; o papel da linguagem e da conversação transformacional; dilemas éticos na intervenção psicológica.
3. Configurações psicopatológicas de organização do conhecimento e outras problemáticas
Perturbações da disposição; suicídio e tentativas de suicídio; processos de luto e adaptação à perda; perturbações da ansiedade

Bibliografia Obrigatória

Mahoney Michael J.; Constructive psychotherapy. ISBN: ISBN 1-57230-902-4
Guidano Vittorio F.; Complexity of the self. ISBN: 0-89862-012-0
Greenberg Leslie S.; Facilitating emotional change. ISBN: ISBN 1-57230-201-1
Neimeyer Robert A. ed.; Meaning reconstruction & the experience of loss. ISBN: ISBN 1-55798-742-4
Cassidy Jude 340; Handbook of attachment. ISBN: 1-57230-087-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição e discussão em situação de aula dos temas programáticos;
Leitura e sistematização dos conhecimentos a partir de literatura aconselhada e de pesquisa autónoma;
Aprofundamento de estudos de caso e planeamento/avaliação de processos de intervenção psicológica;
Organização da informação relativamente a processos de intervenção psicoterapêutica e comunicação da informação em pequenos grupos;
Visualização e discussão de videos relacionados com problemáticas da unidade curricular;
Situações de role-playing para exercício de competências de consulta psicológica;
Contacto e interacção com psicólogos com experiência do domínio da intervenção psicoterapêutica;
Confronto com dilemas éticos;
Observação em grupo de situações pontuais de consulta psicológica (caso se proporcione);

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicoterapia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Elaboração e apresentação do trabalho Trabalho escrito 40,00
Estudo autónomo Exame 64,00
Exame final Exame 2,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em 3/4 das aulas efectivamente leccionada. Para a obtenção de aprovação na unidade curricular, o estudante deverá obter uma classificação mínima de 10 valores, sendo que em cada uma das componentes de avaliação (exame final e avaliação distribuída) terá de obter um mínimo de 8 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação segue um regime misto composto por um exame final (50%) e por uma avaliação distribuída (50%) ao longo do semestre. A avaliação distribuída contempla a qualidade da participação (10%) e a realização, apresentação e discussão de um trabalho (40%) organizado em pequenos grupos. A nota final da unidade curricular resulta da média aritmética das notas obtidas no exame final e na avaliação distribuída e será expressa numa escala de 0 a 20.

Provas e trabalhos especiais

Não existem.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segue o regulamento geral da FPCE-UP (cf. art.º 9º). Saliente-se que, apesar de não se aplicar o pré-requisito de assiduidade, os TE não ficam isentos de realizar as demais actividades que integram a unidade curricular. Para tal, deverão contactar no início do semestre o docente responsável.

Melhoria de classificação

Segue o regulamento geral da FPCE-UP (cf. art.º 11º). A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame para melhoria de nota da componente de exame final. Não há lugar a melhoria da componente distribuida ao longo do ano.
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