Processos de Intervenção nas Transições e Perturbações do Desenvolvimento
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
59 |
Plano Oficial 2007/2008 |
4 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
É esperado que o estudante seja capaz de:
. reflectir de forma integrada e complexa sobre as principais transições e perturbações do desenvolvimento nos jovens e adultos;
. delinear, implementar e avaliar processos de intervenção psicológica baseados em pressupostos construtivistas e desenvolvimentais;
. adquirir competências de consulta psicológica, adaptadas à especificidade dos períodos desenvolvimentais em causa e à diversidade de problemáticas; e
. reconhecer as implicações éticas e sociais da sua acção;
Pretende-se incentivar uma aprendizagem de forma autónoma e ao longo da vida, que permita a actualização e o aprofundamento de conhecimentos e competências em face às exigências do exercício profissional e, nomeadamente, às particularidades de pedidos, problemáticas e histórias de vida.
Programa
1. Enquadramento da intervenção à luz de uma epistemologia construtivista e desenvolvimental
Aplicações e implicações da teoria da vinculação para a intervenção psicológica; Perspectivas construtivistas, social-construcionistas e narrativas sobre a intervenção e os processos de mudança.
2. Princípios gerais da consulta psicológica com jovens e adultos
Objecto e objectivos da intervenção; elementos estruturantes do processo de intervenção; processos reguladores da mudança psicológica; a articulação entre avaliação e intervenção; a natureza da relação psicoterapêutica; o papel da linguagem e da conversação transformacional; dilemas éticos na intervenção psicológica.
3. Configurações psicopatológicas de organização do conhecimento e outras problemáticas
Perturbações da disposição; suicídio e tentativas de suicídio; processos de luto e adaptação à perda; perturbações da ansiedade
Bibliografia Obrigatória
Mahoney Michael J.;
Constructive psychotherapy. ISBN: ISBN 1-57230-902-4
Guidano Vittorio F.;
Complexity of the self. ISBN: 0-89862-012-0
Greenberg Leslie S.;
Facilitating emotional change. ISBN: ISBN 1-57230-201-1
Neimeyer Robert A. ed.;
Meaning reconstruction & the experience of loss. ISBN: ISBN 1-55798-742-4
Cassidy Jude 340;
Handbook of attachment. ISBN: 1-57230-087-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição e discussão em situação de aula dos temas programáticos;
Leitura e sistematização dos conhecimentos a partir de literatura aconselhada e de pesquisa autónoma;
Aprofundamento de estudos de caso e planeamento/avaliação de processos de intervenção psicológica;
Organização da informação relativamente a processos de intervenção psicoterapêutica e comunicação da informação em pequenos grupos;
Visualização e discussão de videos relacionados com problemáticas da unidade curricular;
Situações de role-playing para exercício de competências de consulta psicológica;
Contacto e interacção com psicólogos com experiência do domínio da intervenção psicoterapêutica;
Confronto com dilemas éticos;
Observação em grupo de situações pontuais de consulta psicológica (caso se proporcione);
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicoterapia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
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| Elaboração e apresentação do trabalho |
Trabalho escrito |
40,00 |
|
|
| Estudo autónomo |
Exame |
64,00 |
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|
| Exame final |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em 3/4 das aulas efectivamente leccionada. Para a obtenção de aprovação na unidade curricular, o estudante deverá obter uma classificação mínima de 10 valores, sendo que em cada uma das componentes de avaliação (exame final e avaliação distribuída) terá de obter um mínimo de 8 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação segue um regime misto composto por um exame final (50%) e por uma avaliação distribuída (50%) ao longo do semestre. A avaliação distribuída contempla a qualidade da participação (10%) e a realização, apresentação e discussão de um trabalho (40%) organizado em pequenos grupos. A nota final da unidade curricular resulta da média aritmética das notas obtidas no exame final e na avaliação distribuída e será expressa numa escala de 0 a 20.
Provas e trabalhos especiais
Não existem.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Segue o regulamento geral da FPCE-UP (cf. art.º 9º). Saliente-se que, apesar de não se aplicar o pré-requisito de assiduidade, os TE não ficam isentos de realizar as demais actividades que integram a unidade curricular. Para tal, deverão contactar no início do semestre o docente responsável.
Melhoria de classificação
Segue o regulamento geral da FPCE-UP (cf. art.º 11º). A melhoria da classificação final é possível mediante a realização de um novo exame para melhoria de nota da componente de exame final. Não há lugar a melhoria da componente distribuida ao longo do ano.