Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P601

Psicologia da Educação

Código: P601     Sigla: PE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 135 Plano Oficial 2007/2008 3 - 4 36 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos genéricos: Sensibilizar/motivar os alunos para a vasta e complexa problemática educativa.
Específicos (cognitivo-comportamentais):
aprendizagem dos principais conteúdos programáticos desta cadeira,
centrados no processo ensino-aprendizagem, e competências necessárias para intervir,
particularmente no âmbito escolar.

Programa

I parte (aprendizagem/aluno)
1. conceito, estatuto e história da psicologia da educação
2. Inteligência, memória e aprendizagem.
3. Motivação, personalidade e aprendizagem
4. Dificuldades de aprendizagem
5. Insucesso escolar
6. Sobredotação e criatividade

II parte (ensino/professor)
7. Personalidade, expectativas e eficácia do professor
8. Dinâmica de grupo e disciplina na sala de aula
9. Relação educativa
10. Desenvolvimento psicológico e educação
11. Objectivos educativos, avaliação e observação
12. Competências do psicólogo escolar e interacção com os docentes.

Bibliografia Obrigatória

Barros de Oliveira; Psicologia da Educação - Aprendizagem/aluno, LivPsic, 2007
Barros de Oliveira; Psicologia da Educação- Ensino/Professor, LivPsic, 2007
Sternberg e Williams; Educational Psychology, Allyn-Bacon, 2002
Sprinthall e Sprinthall; Psicologia educacional - Uma abordagem desenvolvimentista, McGraw-Hill, 1993
Santrock; Educational Psychology, McGraw-Hill, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição preliminar do docente como introdução aos diversos temas
Breves exposições dos alunos sobre os diversos capítulos, seguidas de discussão.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 32,00
exame Exame 2,00
estudo teórico Trabalho escrito 54,00
trabalho empírico Trabalho laboratorial 20,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Assiduidade mínima conforme a lei (75%) das aulas leccionadas
Dado que quantos mais parâmetros de avaliação forem considerados, em princípio mais ponderada será a avaliação, opta-se pelo regime misto de avaliação (avaliação distribuída), constando de:

1) avaliação final (exame) e
2) avaliação contínua, através de:
a) breve exposição nas aulas com discussão de algum capítulo ou subcapítulo dos livros de referência: Psicologia da Educação (vols 1 e 2) e Psicologia da Educação - Temas complementares;
b) trabalho escrito (só teórico ou com um breve exercício empírico) sobre algum dos temas versados na aula ou sobre outro tema complementar, prévia concordância com o docente.
Cada um dos três itens (prova escrita final, exposição oral e trabalho escrito) vale sensivelmente um terço da nota final.
Os pontos 1) e 2a) são obrigatórios. O ponto 2b) é facultativo. Significa que, para os alunos que não pretendem fazer um trabalho escrito, o exame passará a valer dois terços do total.
Em qualquer dos casos, a nota mínima do exame final não poderá ser inferior a 8 (se não atingir ao menos essa pontuação, o aluno será reprovado). O mesmo se diga a respeito dos outros itens que contam para a classificação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final: 34%
Trabalho escrito: 33%
Exposição oral: 33%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Todos os alunos serão avaliados da mesma forma

Melhoria de classificação

Repetição do exame

Observações

No item "obtenção de frequência" consta uma maior explicitação da avaliação
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-26 às 22:30:05 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico