Psicologia da Educação
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
135 |
Plano Oficial 2007/2008 |
3 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos genéricos: Sensibilizar/motivar os alunos para a vasta e complexa problemática educativa.
Específicos (cognitivo-comportamentais):
aprendizagem dos principais conteúdos programáticos desta cadeira,
centrados no processo ensino-aprendizagem, e competências necessárias para intervir,
particularmente no âmbito escolar.
Programa
I parte (aprendizagem/aluno)
1. conceito, estatuto e história da psicologia da educação
2. Inteligência, memória e aprendizagem.
3. Motivação, personalidade e aprendizagem
4. Dificuldades de aprendizagem
5. Insucesso escolar
6. Sobredotação e criatividade
II parte (ensino/professor)
7. Personalidade, expectativas e eficácia do professor
8. Dinâmica de grupo e disciplina na sala de aula
9. Relação educativa
10. Desenvolvimento psicológico e educação
11. Objectivos educativos, avaliação e observação
12. Competências do psicólogo escolar e interacção com os docentes.
Bibliografia Obrigatória
Barros de Oliveira; Psicologia da Educação - Aprendizagem/aluno, LivPsic, 2007
Barros de Oliveira; Psicologia da Educação- Ensino/Professor, LivPsic, 2007
Sternberg e Williams; Educational Psychology, Allyn-Bacon, 2002
Sprinthall e Sprinthall; Psicologia educacional - Uma abordagem desenvolvimentista, McGraw-Hill, 1993
Santrock; Educational Psychology, McGraw-Hill, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição preliminar do docente como introdução aos diversos temas
Breves exposições dos alunos sobre os diversos capítulos, seguidas de discussão.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
32,00 |
|
|
| exame |
Exame |
2,00 |
|
|
| estudo teórico |
Trabalho escrito |
54,00 |
|
|
| trabalho empírico |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Assiduidade mínima conforme a lei (75%) das aulas leccionadas
Dado que quantos mais parâmetros de avaliação forem considerados, em princípio mais ponderada será a avaliação, opta-se pelo regime misto de avaliação (avaliação distribuída), constando de:
1) avaliação final (exame) e
2) avaliação contínua, através de:
a) breve exposição nas aulas com discussão de algum capítulo ou subcapítulo dos livros de referência: Psicologia da Educação (vols 1 e 2) e Psicologia da Educação - Temas complementares;
b) trabalho escrito (só teórico ou com um breve exercício empírico) sobre algum dos temas versados na aula ou sobre outro tema complementar, prévia concordância com o docente.
Cada um dos três itens (prova escrita final, exposição oral e trabalho escrito) vale sensivelmente um terço da nota final.
Os pontos 1) e 2a) são obrigatórios. O ponto 2b) é facultativo. Significa que, para os alunos que não pretendem fazer um trabalho escrito, o exame passará a valer dois terços do total.
Em qualquer dos casos, a nota mínima do exame final não poderá ser inferior a 8 (se não atingir ao menos essa pontuação, o aluno será reprovado). O mesmo se diga a respeito dos outros itens que contam para a classificação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: 34%
Trabalho escrito: 33%
Exposição oral: 33%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Todos os alunos serão avaliados da mesma forma
Melhoria de classificação
Repetição do exame
Observações
No item "obtenção de frequência" consta uma maior explicitação da avaliação