Psicopatologia da Criança e do Adolescente
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1-Conhecimento das características das perturbações psicológicas mais frequentes das crianças e dos adolescentes
2-Domínio da diferenciaçãop entre elas
3-Conhecimento da dinâmica biopsicosocial envolvida em cada uma delas
4-Aquisição de competências gerais de avaliação da psicopatologia incluindo o contacto com alguns instrumentos de avaliação especificamente utilizados em clínica com crianças e adolescentes e familiaridade com o sistema de classificação do DSM
5-Capacidade de reconhecimento das implicações éticas e deontológicas da identificação e classificação das perturbações psicológicas
Programa
I- INTRODUÇÃO
1- Alusão às teorias gerais da psicopatologia e abordagens ao estudo da psicopatologia das crianças e dos adolescentes
2- Questões gerais de avaliação, diagnóstico e classificação das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes
3- Questões gerais de etiologia, evolução e prognóstico das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes
II- AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
1- Questões específicas do processo de avaliação relacionadas com a idade
2- Métodos e instrumentos específicos de avaliação
3- Sistemas de classificação e diagnóstico
III- PERTURBAÇÕES PSICOLÓGICAS NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
1-Perturbações da primeira infância
2-Perturbações da ansiedade e do humor
3-Perturbações disruptivas do comportamento e de défice da atenção
4-Perturbações específicas da alimentação e da eliminação nas crianças
5-Perturbações do espectro autista
6-Problemas relacionais
Bibliografia Obrigatória
Mash Eric J. 340;
Child psychopathology. ISBN: 1-57230-065-5
Ametrican Psychiatric Association; Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (Texto revisto, 4ª Ed.). , Lisboa: Climepsi Editores, 2002
Bibliografia Complementar
Hooper, S. R., Hynd, G. W., & Mattison, R. E.; Child Psychopathology: Diagnostic criteria and clinical assessment., New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1992
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição e explicação do docente
Visualização orientada de vídeos
Estudo autónomo e preparação das actividades práticas
Manuseamento e familiarização com o sistema de classificação do DSM
Contacto com e análise de instrumentos de avaliação da psicopatologia das crianças e dos adolescentes
Ensaio de avaliação da psicopatologia e de diagnóstico com base em dados de avaliação (de entrevistas a vários informantes e de outros instrumentos de avaliação) fornecidos ao estudante e nos critérios do DSM e elaboração de trabalho escrito sobre o(s) caso(s) (componente de avaliação).
Discussão de casos
Software
Não se aplica
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
45,50 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Realização do exame e trabalho
Presença nas aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
- Exame final escrito, com uma ponderação de 70%
- Trabalho escrito com ponderação de 30%
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo realizar o exame final e deverão contactar o docente no início do semestre.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação final é possível mediante a realização de um novo exame para melhoria de nota
A melhoria de classificação só poderá fazer-se relativamente à nota no exame final escrito (não ao trabalho)