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Psicopatologia da Criança e do Adolescente

Código: P503     Sigla: PCA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 145 Plano Oficial 2007/2008 3 - 6 54 162
Plano Oficial 3 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 3 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1-Conhecimento das características das perturbações psicológicas mais frequentes das crianças e dos adolescentes
2-Domínio da diferenciaçãop entre elas
3-Conhecimento da dinâmica biopsicosocial envolvida em cada uma delas
4-Aquisição de competências gerais de avaliação da psicopatologia incluindo o contacto com alguns instrumentos de avaliação especificamente utilizados em clínica com crianças e adolescentes e familiaridade com o sistema de classificação do DSM
5-Capacidade de reconhecimento das implicações éticas e deontológicas da identificação e classificação das perturbações psicológicas

Programa

I- INTRODUÇÃO
1- Alusão às teorias gerais da psicopatologia e abordagens ao estudo da psicopatologia das crianças e dos adolescentes
2- Questões gerais de avaliação, diagnóstico e classificação das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes
3- Questões gerais de etiologia, evolução e prognóstico das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes

II- AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
1- Questões específicas do processo de avaliação relacionadas com a idade
2- Métodos e instrumentos específicos de avaliação
3- Sistemas de classificação e diagnóstico

III- PERTURBAÇÕES PSICOLÓGICAS NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
1-Perturbações da primeira infância
2-Perturbações da ansiedade e do humor
3-Perturbações disruptivas do comportamento e de défice da atenção
4-Perturbações específicas da alimentação e da eliminação nas crianças
5-Perturbações do espectro autista
6-Problemas relacionais

Bibliografia Obrigatória

Mash Eric J. 340; Child psychopathology. ISBN: 1-57230-065-5
Ametrican Psychiatric Association; Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (Texto revisto, 4ª Ed.). , Lisboa: Climepsi Editores, 2002

Bibliografia Complementar

Hooper, S. R., Hynd, G. W., & Mattison, R. E.; Child Psychopathology: Diagnostic criteria and clinical assessment., New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1992

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição e explicação do docente
Visualização orientada de vídeos
Estudo autónomo e preparação das actividades práticas
Manuseamento e familiarização com o sistema de classificação do DSM
Contacto com e análise de instrumentos de avaliação da psicopatologia das crianças e dos adolescentes
Ensaio de avaliação da psicopatologia e de diagnóstico com base em dados de avaliação (de entrevistas a vários informantes e de outros instrumentos de avaliação) fornecidos ao estudante e nos critérios do DSM e elaboração de trabalho escrito sobre o(s) caso(s) (componente de avaliação).
Discussão de casos

Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 45,50
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Realização do exame e trabalho
Presença nas aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

- Exame final escrito, com uma ponderação de 70%
- Trabalho escrito com ponderação de 30%

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo realizar o exame final e deverão contactar o docente no início do semestre.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação final é possível mediante a realização de um novo exame para melhoria de nota
A melhoria de classificação só poderá fazer-se relativamente à nota no exame final escrito (não ao trabalho)
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