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Psicopatologia da Criança e do Adolescente

Código: P503     Sigla: PCA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 140 Plano Oficial 2007/2008 3 - 4 36 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1-Conhecimento das características das perturbações psicológicas mais frequentes das crianças e dos adolescentes
2-Domínio da diferenciaçãop entre elas
3-Conhecimento da dinâmica biopsicosocial envolvida em cada uma delas
4-Aquisição de competências gerais de avaliação da psicopatologia incluindo o contacto com alguns instrumentos de avaliação especificamente utilizados em clínica com crianças e adolescentes e familiaridade com o sistema de classificação do DSM
5-Capacidade de reconhecimento das implicações éticas e deontológicas da identificação e classificação das perturbações psicológicas

Programa

I- INTRODUÇÃO
1- Objecto e objectivos
1.1-Avaliação, diagnóstico e classificação das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes
1.2-Etiologia, evolução e prognóstico das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes
2- Alusão às teorias gerais da psicopatologia e abordagens ao estudo da psicopatologia das crianças e dos adolescentes

II- AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO
1- Questões específicas do processo de avaliação relacionadas com a idade
1.1-Relacionadas com o nível de desenvolvimento
1.2-Relacionadas com as mudanças na sintomatologia ao longo da idade
1.3-Relacionadas com o impacto dos ambientes ao longo da idade
1.4-O consentimento e a confidencialidade no caso das crianças e adolescentes
2- Métodos e instrumentos de avaliação da psicopatologia das crianças e dos adolescentes
3- Sistemas de classificação e diagnóstico
4- Integração da informação e formulação do diagnóstico

III- PERTURBAÇÕES PSICOLÓGICAS MAIS SIGNIFICATIVAS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
1-Perturbações da primeira infância
2-Perturbações da ansiedade e do humor nas crianças e nos adolescentes
3-Perturbações disruptivas do comportamento e de défice da atenção nas crianças e nos adolescentes
4-Perturbações específicas da alimentação e da eliminação nas crianças e nos adolescentes
5-Perturbações do espectro autista
6-Problemas relacionais
6.1-Relacionamento familiar
6.2-Negligência e abuso

Bibliografia geral
Ametrican Psychiatric Association (2002). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (Texto revisto, 4ª Ed.). Lisboa: Climepsi Editores
Mash, E. J., & Barkley, R. A. (1996) (Eds.). Child Psychopathology. New York: Guilford
Hooper, S. R., Hynd, G. W., & Mattison, R. E. (1992) (Eds.). Child Psychopathology: Diagnostic criteria and clinical assessment. New Jersey: Lawrence Erlbaum

Bibliografia Obrigatória

Mash Eric J. 340; Child psychopathology. ISBN: 1-57230-065-5
Hooper, S. R., Hynd, G. W., & Mattison, R. E.; Child Psychopathology: Diagnostic criteria and clinical assessment., New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1992
Ametrican Psychiatric Association; Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (Texto revisto, 4ª Ed.). , Lisboa: Climepsi Editores, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição e explicação do docente
Discussão de casos orientada em grande grupo e em pequeno grupo
Manuseamento do sistema de classificação do DSM
Contacto com e análise de instrumentos de avaliação da psicopatologia das crianças e dos adolescentes
Ensaio de avaliação da psicopatologia com base em dados fornecidos ao estudante e nos critérios do DSM levando à definição das problemátocas centrais e diagnóstico


Software

Não se aplica

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 44,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Realização do exame

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final escrito

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo realizar o exame final

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação final é possível mediante a realização de um novo exame para melhoria de nota
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