Psicopatologia da Criança e do Adolescente
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIPSI |
140 |
Plano Oficial 2007/2008 |
3 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1-Conhecimento das características das perturbações psicológicas mais frequentes das crianças e dos adolescentes
2-Domínio da diferenciaçãop entre elas
3-Conhecimento da dinâmica biopsicosocial envolvida em cada uma delas
4-Aquisição de competências gerais de avaliação da psicopatologia incluindo o contacto com alguns instrumentos de avaliação especificamente utilizados em clínica com crianças e adolescentes e familiaridade com o sistema de classificação do DSM
5-Capacidade de reconhecimento das implicações éticas e deontológicas da identificação e classificação das perturbações psicológicas
Programa
I- INTRODUÇÃO
1- Objecto e objectivos
1.1-Avaliação, diagnóstico e classificação das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes
1.2-Etiologia, evolução e prognóstico das perturbações psicológicas das crianças e dos adolescentes
2- Alusão às teorias gerais da psicopatologia e abordagens ao estudo da psicopatologia das crianças e dos adolescentes
II- AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO
1- Questões específicas do processo de avaliação relacionadas com a idade
1.1-Relacionadas com o nível de desenvolvimento
1.2-Relacionadas com as mudanças na sintomatologia ao longo da idade
1.3-Relacionadas com o impacto dos ambientes ao longo da idade
1.4-O consentimento e a confidencialidade no caso das crianças e adolescentes
2- Métodos e instrumentos de avaliação da psicopatologia das crianças e dos adolescentes
3- Sistemas de classificação e diagnóstico
4- Integração da informação e formulação do diagnóstico
III- PERTURBAÇÕES PSICOLÓGICAS MAIS SIGNIFICATIVAS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
1-Perturbações da primeira infância
2-Perturbações da ansiedade e do humor nas crianças e nos adolescentes
3-Perturbações disruptivas do comportamento e de défice da atenção nas crianças e nos adolescentes
4-Perturbações específicas da alimentação e da eliminação nas crianças e nos adolescentes
5-Perturbações do espectro autista
6-Problemas relacionais
6.1-Relacionamento familiar
6.2-Negligência e abuso
Bibliografia geral
Ametrican Psychiatric Association (2002). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (Texto revisto, 4ª Ed.). Lisboa: Climepsi Editores
Mash, E. J., & Barkley, R. A. (1996) (Eds.). Child Psychopathology. New York: Guilford
Hooper, S. R., Hynd, G. W., & Mattison, R. E. (1992) (Eds.). Child Psychopathology: Diagnostic criteria and clinical assessment. New Jersey: Lawrence Erlbaum
Bibliografia Obrigatória
Mash Eric J. 340;
Child psychopathology. ISBN: 1-57230-065-5
Hooper, S. R., Hynd, G. W., & Mattison, R. E.; Child Psychopathology: Diagnostic criteria and clinical assessment., New Jersey: Lawrence Erlbaum, 1992
Ametrican Psychiatric Association; Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (Texto revisto, 4ª Ed.). , Lisboa: Climepsi Editores, 2002
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição e explicação do docente
Discussão de casos orientada em grande grupo e em pequeno grupo
Manuseamento do sistema de classificação do DSM
Contacto com e análise de instrumentos de avaliação da psicopatologia das crianças e dos adolescentes
Ensaio de avaliação da psicopatologia com base em dados fornecidos ao estudante e nos critérios do DSM levando à definição das problemátocas centrais e diagnóstico
Software
Não se aplica
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
44,00 |
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|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Realização do exame
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final escrito
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal, devendo realizar o exame final
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação final é possível mediante a realização de um novo exame para melhoria de nota