Psicologia do Trabalho
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Conhecimento dos fundamentos históricos do quadro teórico e do projeto de intervenção da psicologia do trabalho contemporânea: premissas e desenvolvimento da sociedade industrial; sociedade industrial, ciências sociais, psicologia e psicologia do trabalho; evolução das formas e processos de trabalho;
2. Conhecimento e compreensão de um projeto específico de desenvolvimento da psicologia do trabalho; dos seus fundamentos epistemológicos; das suas relações com a ergonomia;
3. Compreensão dos conceitos fundamentais ao nível da intervenção em psicologia do trabalho;
4. Capacidade de compreender e situar teórica e epistemologicamente diferentes pontos de vista sobre a “mesma realidade”, enquanto elemento essencial à comunicação eficaz e à ação coerente no seio de equipas multidisciplinares.
Programa
I. Fundamentos históricos do quadro teórico e do projeto de intervenção da psicologia do trabalho contemporânea:
1. Premissas e desenvolvimento da sociedade industrial;
2. Sociedade industrial, ciências sociais, psicologia e psicologia do trabalho;
3.Evolução das formas e processos de trabalho.
II. A psicologia do trabalho contemporânea: especialização e pluridisciplinariedade.
1. Da ciência psicológica à psicologia do trabalho;
2. A Interligação entre psicologia do trabalho e ergonomia: definição progressiva de conceitos base;
3. Metodologias de investigação e intervenção em psicologia do trabalho.
III. Algumas abordagens em desenvolvimento: a contribuição da psicologia do trabalho na conceptualização, análise e intervenção em diversas áreas:
1. Prevenção de acidentes de trabalho e promoção da saúde no trabalho;
2. A formação profissional;
3. Sistemas de emprego e desenvolvimento local.
Bibliografia Obrigatória
Laboreal, Centro de Psicologia da Universidade do Porto. ISBN: ISSN 1646-5237 (http://laboreal.up.pt/start.php)
ULL;
Sociologie du Travail. ISBN: ISSN 0038-0296
Le Travail Humain, Presses Universitaires de France
ULL;
Education permanente. ISBN: 0339-7513
Análise Social, Revista do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. ISBN: ISSN 0003-2573
Barros Duarte, C. & Lacomblez, M. ; Saúde no trabalho e discrição das relações sociais, Laboreal, 2006. ISBN: 1646-5237
Clot Yves;
A^função psicológica do trabalho. ISBN: 85-326-3333-1
Dejours Christophe;
O^fator humano. ISBN: 85-225-0221-8
Guerin F. 070;
Comprendre le travail pour le transformer. ISBN: 2-903540-85-3
Santos, M. & Lacomblez, M. ; O que faz o medo de aprender na zona de desenvolvimento proximal?, Laboreal, 2007. ISBN: ISSN 1646-5237
Vasconcelos, R. & Lacomblez, M.; Análise guiada do trabalho e desenvolvimento de competências profissionais: Contributos, reflexões e desafios, Cadernos de consulta psicológica, 17/18, 295-304, 2002
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas expositivas, ilustradas, sempre que possível, com casos práticos.
Esta disciplina está organizada em função dos objectivos de aquisição de conhecimentos sobre o quadro teórico e do projecto de intervenção da psicologia do trabalho e do conhecimento e exercício de metodologias de investigação e intervenção.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia industrial > Ergonomia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
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| Exame Final |
Exame |
2,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
As aulas não estão sujeitas à verificação da assiduidade.
A avaliação teórica será feita através de exame teórico a realizar nas épocas de avaliação vigentes.
Para ser aprovado, deverá ter uma classificação final de pelo menos 10 valores em 20 possíveis.
Se faltar ao momento da avaliação ou não obtiver a classificação mínima definida acima o aluno não terá aproveitamento à disciplina.
Fórmula de cálculo da classificação final
Um exame final 100%
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos.
Melhoria de classificação
Para melhoria da classificação final obtida na disciplina o aluno poderá repetir apenas uma vez, a prova de avaliação final numa das duas épocas de avaliação subsequentes àquela em que foi avaliado.