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Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Idoso

Código: P500     Sigla: PDAI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 267 Plano Oficial 2007/2008 3 - 6 54 162
Plano Oficial 2 - 6 54 162
Plano Oficial 2012-4 (Plano apenas para estudantes que vão inscrever-se no 5º. ano em 2013) 3 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É esperado que o estudante seja capaz de:
. problematizar e discutir o desenvolvimento na idade adulta e no idoso, à luz das perspectivas e dos conceitos abordados na unidade curricular;
. identificar os contextos de vida mais significativos do adulto e do idoso, os processos que aí que decorrem e as principais mudanças que aí se operam, bem como o impacto na reorganização desenvolvimental do indivíduo e /ou dos sistemas em que participa;
. discutir os sentidos psicológicos, sociais e culturais da noção de envelhecimento;
. conhecer e enquadrar numa perspectiva multissistémica o papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso.

Programa

I. Estudo do desenvolvimento ao longo da vida – perspetiva histórica

II. Perspetivas e modelos teóricos do desenvolvimento do adulto e do idoso:
1. A perspetiva do ciclo vital de Baltes
2. A perspetiva do desenvolvimento psicossocial de Erikson e as tarefas desenvolvimentais na idade adulta;

III. Contextos relacionais do desenvolvimento do adulto e do idoso:
- As relações ao longo da vida
- O sentido da amizade ao longo do tempo;
- As relações amorosas;
- A família e as transformações na parentalidade e na conjugalidade;
- O trabalho e a organização dos tempos livres.

IV. O envelhecimento no contexto do desenvolvimento:
- Representações sociais e históricas sobre o envelhecimento;
- Desafios da longevidade à organização social;
- Conceções biopsicossociológicas sobre o envelhecimento e a pessoa idosa;
- Laços intergeracionais e o desenvolvimento das várias gerações;
a) pais com filhos adultos
b) pais com filhos jovens
c) os avós
- Morte e processos de luto;
- Abuso e vitimização no idoso.
- Envelhecimento ativo/ bem-sucedido

V. Papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento e qualidade de vida do adulto e do idoso:
- Contextos e modalidades de intervenção psicológica;
- Objetivos e limitações do trabalho com idosos;
- O papel interdisciplinar e multissistémico do Psicólogo.

Bibliografia Obrigatória

Cavanaugh John C.; Adult development and aging. ISBN: 0-534-52066-9
Demick Jack 340; Handbook of adult development. ISBN: 0-306-467858-5

Bibliografia Complementar

Baltes, P.B.; Theoretical propositions of life-span developmental Psychology. On the dynamics between growth and decline, Developmental Psychology, 23, 611-696, 1987 (artigo de revista)
Baltes, P.B.; The many faces of human ageing: toward a psychological culture of old age., Psychological Medicine, 21, 837-854, 1991 (artigo de revista)
Magai Carol ed. lit.; Handbook of emotion, adult development, and aging. ISBN: ISBN 0-12-464995-5
Vandenplas-Holper Christiane; Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice. ISBN: 972-41-2157-7
Marchand Helena; Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. ISBN: ISBN 972-8535-69-4
Whitbourne Susan Krauss; Adult development and aging. ISBN: 0-471-45821-X
Erikson Erik H.; Infância e sociedade
Lima Margarida Pedroso de; Posso participar?. ISBN: 972-43-0860-X
Birren James E.; Handbook of the psycology of aging. ISBN: 0-442-21401-4
Oliveira José H. Barros de; Psicologia do envelhecimento e do idoso. ISBN: 972-8082-67-3
Fonseca António Manuel; Desenvolvimento humano e envelhecimento. ISBN: 972-796-156-8
Paúl Maria Constança; Psicologia dos idosos. ISBN: 972-96044-2-8
Knight Bob G.; Psychotherapy with older adults. ISBN: 978-0-7619-2373-2

Observações Bibliográficas

In each class is recommended bibliography according to the themes addressed

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de exposição oral dos temas programáticos em situação de aula (grande grupo);
Criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos dos docentes e dos estudantes;
Sugestão de literatura relacionada com temáticas da unidade curricular;
Organização de uma mesa redonda com profissionais de psicologia que exercem a intervenção psicológica com adultos e idosos;
Estudo e pesquisa autónomos

As aulas teórico-práticas serão especialmente dedicada ao debate, elaboração e reflexão sobre os temas abordados nas aulas teóricas, através da visualização e discussão de vídeos e textos relacionados com problemáticas da unidade curricular; análise de casos práticos, trabalhos de grupo e individuais.

Software

Não aplicável

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 38,50
Trabalho de grupo Trabalho laboratorial 16,00
Exame Exame 2,00
Individual work Trabalho escrito 20,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Study Estudo autónomo 85,5
Total: 85,50

Obtenção de frequência

A assiduidade nas aulas teóricas não é contemplada na avaliação, mas o estudante terá que frequentar 75% das aulas teórico-práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação segue um regime misto composto por um exame final (70%) e por uma avaliação distribuída (30%; dos quais 15% serão a apresentação/reflexão, em pequenos grupos, de uma das temáticas abordadas nas aulas teóricas e os restantes 15% a recessão crítica individual acerca de um dos temas da unidade curricular) ao longo do semestre e será expressa numa escala de 0 a 20. Os estudantes que obtiverem uma classificação de 8 valores no exame final, terão a possibilidade de recorrer a um exame oral.

Provas e trabalhos especiais

Não existem

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal. Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe o docente.

Melhoria de classificação

Segue o regulamento geral da FPCE-UP
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