Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Idoso
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
É esperado que o estudante seja capaz de:
. problematizar e discutir o desenvolvimento na idade adulta e no idoso, à luz das perspectivas e dos conceitos abordados na unidade curricular;
. identificar os contextos de vida mais significativos do adulto e do idoso, os processos que aí que decorrem e as principais mudanças que aí se operam, bem como o impacto na reorganização desenvolvimental do indivíduo e /ou dos sistemas em que participa;
. discutir os sentidos psicológicos, sociais e culturais da noção de envelhecimento;
. conhecer e enquadrar numa perspectiva multissistémica o papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso.
Programa
I. Estudo do desenvolvimento ao longo da vida – perspetiva histórica
II. Perspetivas e modelos teóricos do desenvolvimento do adulto e do idoso:
1. A perspetiva do ciclo vital de Baltes
2. A perspetiva do desenvolvimento psicossocial de Erikson e as tarefas desenvolvimentais na idade adulta;
III. Contextos relacionais do desenvolvimento do adulto e do idoso:
- As relações ao longo da vida
- O sentido da amizade ao longo do tempo;
- As relações amorosas;
- A família e as transformações na parentalidade e na conjugalidade;
- O trabalho e a organização dos tempos livres.
IV. O envelhecimento no contexto do desenvolvimento:
- Representações sociais e históricas sobre o envelhecimento;
- Desafios da longevidade à organização social;
- Conceções biopsicossociológicas sobre o envelhecimento e a pessoa idosa;
- Laços intergeracionais e o desenvolvimento das várias gerações;
a) pais com filhos adultos
b) pais com filhos jovens
c) os avós
- Morte e processos de luto;
- Abuso e vitimização no idoso.
- Envelhecimento ativo/ bem-sucedido
V. Papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento e qualidade de vida do adulto e do idoso:
- Contextos e modalidades de intervenção psicológica;
- Objetivos e limitações do trabalho com idosos;
- O papel interdisciplinar e multissistémico do Psicólogo.
Bibliografia Obrigatória
Cavanaugh John C.;
Adult development and aging. ISBN: 0-534-52066-9
Demick Jack 340;
Handbook of adult development. ISBN: 0-306-467858-5
Bibliografia Complementar
Baltes, P.B.; Theoretical propositions of life-span developmental Psychology. On the dynamics between growth and decline, Developmental Psychology, 23, 611-696, 1987 (artigo de revista)
Baltes, P.B.; The many faces of human ageing: toward a psychological culture of old age., Psychological Medicine, 21, 837-854, 1991 (artigo de revista)
Magai Carol ed. lit.;
Handbook of emotion, adult development, and aging. ISBN: ISBN 0-12-464995-5
Vandenplas-Holper Christiane;
Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice. ISBN: 972-41-2157-7
Marchand Helena;
Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. ISBN: ISBN 972-8535-69-4
Whitbourne Susan Krauss;
Adult development and aging. ISBN: 0-471-45821-X
Erikson Erik H.;
Infância e sociedade
Lima Margarida Pedroso de;
Posso participar?. ISBN: 972-43-0860-X
Birren James E.;
Handbook of the psycology of aging. ISBN: 0-442-21401-4
Oliveira José H. Barros de;
Psicologia do envelhecimento e do idoso. ISBN: 972-8082-67-3
Fonseca António Manuel;
Desenvolvimento humano e envelhecimento. ISBN: 972-796-156-8
Paúl Maria Constança;
Psicologia dos idosos. ISBN: 972-96044-2-8
Knight Bob G.;
Psychotherapy with older adults. ISBN: 978-0-7619-2373-2
Observações Bibliográficas
In each class is recommended bibliography according to the themes addressed
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Métodos de exposição oral dos temas programáticos em situação de aula (grande grupo);
Criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos dos docentes e dos estudantes;
Sugestão de literatura relacionada com temáticas da unidade curricular;
Organização de uma mesa redonda com profissionais de psicologia que exercem a intervenção psicológica com adultos e idosos;
Estudo e pesquisa autónomos
As aulas teórico-práticas serão especialmente dedicada ao debate, elaboração e reflexão sobre os temas abordados nas aulas teóricas, através da visualização e discussão de vídeos e textos relacionados com problemáticas da unidade curricular; análise de casos práticos, trabalhos de grupo e individuais.
Software
Não aplicável
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
38,50 |
|
|
| Trabalho de grupo |
Trabalho laboratorial |
16,00 |
|
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| Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
| Individual work |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Study |
Estudo autónomo |
85,5 |
|
|
Total: |
85,50 |
|
Obtenção de frequência
A assiduidade nas aulas teóricas não é contemplada na avaliação, mas o estudante terá que frequentar 75% das aulas teórico-práticas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação segue um regime misto composto por um exame final (70%) e por uma avaliação distribuída (30%; dos quais 15% serão a apresentação/reflexão, em pequenos grupos, de uma das temáticas abordadas nas aulas teóricas e os restantes 15% a recessão crítica individual acerca de um dos temas da unidade curricular) ao longo do semestre e será expressa numa escala de 0 a 20. Os estudantes que obtiverem uma classificação de 8 valores no exame final, terão a possibilidade de recorrer a um exame oral.
Provas e trabalhos especiais
Não existem
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal. Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe o docente.
Melhoria de classificação
Segue o regulamento geral da FPCE-UP