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Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Idoso

Código: P500     Sigla: PDAI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 124 Plano Oficial 2007/2008 3 - 4 36 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É esperado que o estudante seja capaz de:
. problematizar e discutir o desenvolvimento na idade adulta e no idoso, à luz das perspectivas e dos conceitos abordados na unidade curricular;
. identificar os contextos de vida mais significativos do adulto e do idoso, os processos que aí que decorrem e as principais mudanças que aí se operam, bem como o impacto na reorganização desenvolvimental do indivíduo e /ou dos sistemas em que participa;
. discutir os sentidos psicológicos, sociais e culturais da noção de envelhecimento;
. conhecer e enquadrar numa perspectiva multissistémica o papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso.

Programa

1. Perspectivas e modelos teóricos do desenvolvimento do adulto e do idoso
A perspectiva do ciclo vital de Baltes; A perspectiva do desenvolvimento psicossocial de Erikson e as tarefas desenvolvimentais na idade adulta; A perspectiva desenvolvimental da construção de significados de Kegan.

2. Contextos diferenciais de desenvolvimento na idade adulta e no idoso
A família e as transformações na parentalidade e na conjugalidade; O trabalho, a reforma e a organização dos tempos livres; O sentido da amizade ao longo do tempo.
3. O envelhecimento no contexto do desenvolvimento
Representações sociais e históricas sobre o envelhecimento; Desafios da longevidade à organização social; Conceções psicológicas sobre o envelhecimento e a pessoa idosa; Laços intergeracionais e o desenvolvimento das várias gerações; Morte e processos de luto; Abuso e vitimização no idoso.

4. Papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento e qualidade de vida do adulto e do idoso
Contextos e modalidades de intervenção psicológica; Objetivos e limitações do trabalho com idosos. Interdisciplinaridade e intervenção multissistémica.

Bibliografia Obrigatória

Cavanaugh John C.; Adult development and aging. ISBN: 0-534-52066-9
Demick Jack 340; Handbook of adult development. ISBN: 0-306-467858-5
Kegan Robert; The^evolving self. ISBN: 0-674-27231-5

Bibliografia Complementar

Baltes, P.B.; Theoretical propositions of life-span developmental Psychology. On the dynamics between growth and decline, Developmental Psychology, 23, 611-696, 1987 (artigo de revista)
Baltes, P.B.; The many faces of human ageing: toward a psychological culture of old age., Psychological Medicine, 21, 837-854, 1991 (artigo de revista)
Magai Carol ed. lit.; Handbook of emotion, adult development, and aging. ISBN: ISBN 0-12-464995-5
Vandenplas-Holper Christiane; Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice. ISBN: 972-41-2157-7
Marchand Helena; Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. ISBN: ISBN 972-8535-69-4
Whitbourne Susan Krauss; Adult development and aging. ISBN: 0-471-45821-X
Erikson Erik H.; Infância e sociedade
Lima Margarida Pedroso de; Posso participar?. ISBN: 972-43-0860-X
Birren James E.; Handbook of the psycology of aging. ISBN: 0-442-21401-4
Oliveira José H. Barros de; Psicologia do envelhecimento e do idoso. ISBN: 972-8082-67-3
Fonseca António Manuel; Desenvolvimento humano e envelhecimento. ISBN: 972-796-156-8
Paúl Maria Constança; Psicologia dos idosos. ISBN: 972-96044-2-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de exposição oral dos temas programáticos em situação de aula (grande grupo);
Criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos dos docentes e dos estudantes;
Sugestão de literatura relacionada com temáticas da unidade curricular;
Organização de uma mesa redonda com profissionais de psicologia que exercem a intervenção psicológica com adultos e idosos;
Estudo e pesquisa autónomos

Software

Não aplicável

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 26,00
Exame Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 47
Total: 47,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção de aprovação na unidade curricular, o estudante deverá obter uma classificação mínima de 10 valores no exame. A assiduidade nas aulas não é comtemplada na avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final consiste na nota obtida no exame final, expresso numa escala de 0 a 20. Os estudantes que obtiverem uma classificação de 8 valores no exame final, terão a possibilidade de recorrer a um exame oral.

Provas e trabalhos especiais

Não existem

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal. Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe o docente.

Melhoria de classificação

Segue o regulamento geral da FPCE-UP
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