Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Idoso
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
124 |
Plano Oficial 2007/2008 |
3 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
É esperado que o estudante seja capaz de:
. problematizar e discutir o desenvolvimento na idade adulta e no idoso, à luz das perspectivas e dos conceitos abordados na unidade curricular;
. identificar os contextos de vida mais significativos do adulto e do idoso, os processos que aí que decorrem e as principais mudanças que aí se operam, bem como o impacto na reorganização desenvolvimental do indivíduo e /ou dos sistemas em que participa;
. discutir os sentidos psicológicos, sociais e culturais da noção de envelhecimento;
. conhecer e enquadrar numa perspectiva multissistémica o papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso.
Programa
1. Perspectivas e modelos teóricos do desenvolvimento do adulto e do idoso
A perspectiva do ciclo vital de Baltes; A perspectiva do desenvolvimento psicossocial de Erikson e as tarefas desenvolvimentais na idade adulta; A perspectiva desenvolvimental da construção de significados de Kegan.
2. Contextos diferenciais de desenvolvimento na idade adulta e no idoso
A família e as transformações na parentalidade e na conjugalidade; O trabalho, a reforma e a organização dos tempos livres; O sentido da amizade ao longo do tempo.
3. O envelhecimento no contexto do desenvolvimento
Representações sociais e históricas sobre o envelhecimento; Desafios da longevidade à organização social; Conceções psicológicas sobre o envelhecimento e a pessoa idosa; Laços intergeracionais e o desenvolvimento das várias gerações; Morte e processos de luto; Abuso e vitimização no idoso.
4. Papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento e qualidade de vida do adulto e do idoso
Contextos e modalidades de intervenção psicológica; Objetivos e limitações do trabalho com idosos. Interdisciplinaridade e intervenção multissistémica.
Bibliografia Obrigatória
Cavanaugh John C.;
Adult development and aging. ISBN: 0-534-52066-9
Demick Jack 340;
Handbook of adult development. ISBN: 0-306-467858-5
Kegan Robert;
The^evolving self. ISBN: 0-674-27231-5
Bibliografia Complementar
Baltes, P.B.; Theoretical propositions of life-span developmental Psychology. On the dynamics between growth and decline, Developmental Psychology, 23, 611-696, 1987 (artigo de revista)
Baltes, P.B.; The many faces of human ageing: toward a psychological culture of old age., Psychological Medicine, 21, 837-854, 1991 (artigo de revista)
Magai Carol ed. lit.;
Handbook of emotion, adult development, and aging. ISBN: ISBN 0-12-464995-5
Vandenplas-Holper Christiane;
Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice. ISBN: 972-41-2157-7
Marchand Helena;
Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. ISBN: ISBN 972-8535-69-4
Whitbourne Susan Krauss;
Adult development and aging. ISBN: 0-471-45821-X
Erikson Erik H.;
Infância e sociedade
Lima Margarida Pedroso de;
Posso participar?. ISBN: 972-43-0860-X
Birren James E.;
Handbook of the psycology of aging. ISBN: 0-442-21401-4
Oliveira José H. Barros de;
Psicologia do envelhecimento e do idoso. ISBN: 972-8082-67-3
Fonseca António Manuel;
Desenvolvimento humano e envelhecimento. ISBN: 972-796-156-8
Paúl Maria Constança;
Psicologia dos idosos. ISBN: 972-96044-2-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Métodos de exposição oral dos temas programáticos em situação de aula (grande grupo);
Criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos dos docentes e dos estudantes;
Sugestão de literatura relacionada com temáticas da unidade curricular;
Organização de uma mesa redonda com profissionais de psicologia que exercem a intervenção psicológica com adultos e idosos;
Estudo e pesquisa autónomos
Software
Não aplicável
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
| Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo |
Estudo autónomo |
47 |
|
|
Total: |
47,00 |
|
Obtenção de frequência
Para a obtenção de aprovação na unidade curricular, o estudante deverá obter uma classificação mínima de 10 valores no exame. A assiduidade nas aulas não é comtemplada na avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final consiste na nota obtida no exame final, expresso numa escala de 0 a 20. Os estudantes que obtiverem uma classificação de 8 valores no exame final, terão a possibilidade de recorrer a um exame oral.
Provas e trabalhos especiais
Não existem
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes e outros estudantes em circunstâncias especiais serão avaliados da mesma forma que os estudantes em situação normal. Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe o docente.
Melhoria de classificação
Segue o regulamento geral da FPCE-UP