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Práticas Laboratoriais de Psicologia Social

Código: P405     Sigla: PL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia de Investigação Científica

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 98 Plano Oficial 2007/2008 1 - 3 -
2

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Introdução à Psicologia Social Experimental pelo contacto e reflexão sobre experiências clássicas versando fenómenos psicossociais nucleares no desenvolvimento da disciplina
- Aquisição de competências metodológicas básicas para a planificação e execução de estudos experimentais em Psicologia Social
- Reflexão sobre a diferenciação da abordagem experimental na investigação psicológica relativamente a outras abordagens
- Contacto com os constrangimentos próprios da execução de estudos experimentais em laboratório
- Reflexão sobre os tour de force e os calcanhares de Aquiles da experimentação: inferência causal, realismo mundano e realismo experimental, validade de constructo, validade interna e externa, definições operacionais, etc
- Reflexão sobre as implicações éticas inerentes à investigação psicológica, nomeadamente no domínio da Psicologia Social Experimental

Programa

1. Introdução à experimentação laboratorial em Psicologia Social:
1.1. Contacto com estudos experimentais em domínios clássicos da investigação em Psicologia Social;
1.2. Planeamento em pequenos grupos de trabalho de um estudo experimental sobre uma das temáticas apresentadas (necessidade de adequação da metodologia empregue às condições do LPS)
1.3. Execução material no Laboratório de Psicologia Social do estudo planeado, incluindo todas as etapas requeridas pelo design experimental (desde a execução de materiais, testagem e treino de “guiões” experimentais, recolha de dados, processo de aleatorização mais ou menos complexo … até ao debriefing)
1.4. Discussão em grande grupo sobre aspectos teóricos e metodológicos levantados pelo estudo: “relevância” da investigação sobre o fenómeno em questão, possíveis melhoramentos metodológicos ao estudo realizado, metodologias alternativas,etc
2. Os domínios da investigação em Psicologia Social Experimental abordados na disciplina são ajustados à composição das turmas. Nomeadamente, ao número de alunos que as compõem e ao ano lectivo em que estes se encontram.
2.1. No presente semestre, os domínios abordados em estudos conduzidos pelo docente com a colaboração dos alunos - durante o período da aula - são os seguintes: (1) obediência à autoridade, (2) comportamento de ajuda e (3) discriminação entre-grupos.
Após realização de cada um dos estudos, são discutidos os aspectos metodológicos subjacentes a cada um e é traçado o seu enquadramento teórico nos domínios mais amplos, respectivamente, (1) da influência social, (2) do comportamento pró-social e (3) das relações entre grupos e identidade social.
2.3. Os estudos experimentais planeados e executados pelos grupos de alunos focam os seguintes domínios de investigação: (1) dissonância cognitiva, (2) atribuição causal, (3) conflito entre grupos, (4) preconceito e discriminação social, (5) reacção ao desvio nos grupos.
Após realização de cada estudo, e respectivo debriefing, são discutidos no grande grupo a metodologia empregue e o enquadramento teórico do estudo realizado.
3. Conteúdos transversais, sempre abordados na discussão em grande grupo:
3.1. A noção de “cenário experimental” na experimentação em Psicologia Social: a construção de situações/contextos “reais” no laboratório, o controlo experimental, manipulação de variáveis e definições operacionais, realismo experimental vs. realismo mundano, o preceito da aleatorização, etc.
3.2. As noções de “medida” e de “validade” na experimentação: constructos, variáveis e definições operacionais.
3.3. Implicações éticas da investigação com seres humanos, nomeadamente na experimentação em Psicologia Social: consciência dos limites à realização dos estudos, importância do consentimento informado e do debriefing, anonimato e confidencialidade, distinção entre manipulação experimental e “engano”, etc.

Bibliografia Obrigatória

Vala Jorge 570; Psicologia social. ISBN: 972-31-0845-3
Hogg Michael A.; Social psychology. ISBN: ISBN 0-13-486770-X
Judd Charles M.; Research methods in social relations. ISBN: ISBN 0-03031149-7
Smith Eliot R.; Social psychology. ISBN: 0-86377-587-X

Bibliografia Complementar

Glick, P., Zion, C. & Nelson, C. (1988). What mediates sex discrimination in hiring decision. Journal of Personality and Social Psychology, 55, 178-186.
Levine, J. M. (1980). Reactions to opinion deviance in small groups. Em P. B. Paulus (Ed.) Psychology of group influence (pp. 187-231). Hillsdale, NJ, Erlbaum.
Sherif, M. (1956). Experiments in group conflict. Em A. R. Pratkanis & E. Aronson (Eds.), Social psychology, Volume I (pp. 380-389). New York: University Press.
Festinger, L. e Thibaut J. (1951). Interpersonal communication in small groups. Journal of Abnormal Social Psychology, 46, 92-99.
Jones, E. E., & Harris, V. A. (1967). The attribution of attitudes. Journal of Experimental Social psychology, 3, 1-24.
Aronson, E. & Mills, J. (1959). The effect of severity of initiation on liking for a group. Journal of Abnormal and Social Psychology, 59, 177-181.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas. Trabalhos práticos de planeamento e execução material de estudos experimentais no Laboratório de Psicologia Social

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

É obrigatória a presença em 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho em pequeno grupo (30%); Relatório de trabalho em pequeno grupo (30%); Monografia individual (40%)

Melhoria de classificação

Pode ser efectuada na Monografia Individual

Observações

COMPONENTES DE AVALIAÇÃO:
Trabalho em pequeno grupo (execução de um estudo)
Relatório e apresentaçãode de trabalho em pequeno grupo
Monografia individual
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