Psicologia da Linguagem
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
138 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
As competências a adquirir são:
• Conhecer, a nível introdutório, os principais conceitos, problemas e métodos da psicologia da linguagem.
• Ser capaz de interpretar, analisar e sintetizar textos específicos no domínio, de nível de especialização inicial ou intermédia, e de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e situações da vida corrente em que a sua aplicação possa ser relevante.
Programa
Os conteúdos são:
• Linguagem, comunicação e cognição.
• Linguagem falada.
• Produção e percepção de fala. Reconhecimento de palavras e compreensão de frases. Produção (palavras, frase, discurso). Aquisição da linguagem.
• Linguagem escrita.
• Escritas morfo-silábicas, silábicas e alfabéticas. Processos cognitivos envolvidos na leitura hábil. A aprendizagem da leitura e suas dificuldades.
• Bases biológicas da linguagem e perturbações de linguagem.
Bibliografia Obrigatória
Harley Trevor A.;
The psychology of language. ISBN: ISBN 0-86377-867-4
Anderson John R.;
Cognitive psychology and its implications. ISBN: ISBN 0-7167-3678-0
Wilson Robert A. 340;
The^MIT encyclopedia of the cognitive sciences. ISBN: 0-262-73124-X
Observações Bibliográficas
Bibliografia adicional é indicada para cada módulo, e está disponível no curso online.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A Psicologia da Linguagem funciona através de aulas expositivas e componente online (curso PL online). As aulas realizam-se no Auditório 2C da FPCE-UP, às quartas-feiras das 9h00 às 11h00. O curso PL online é uma plataforma de comunicação onde estão disponíveis materiais de vários tipos úteis para o estudo da disciplina: apresentações das aulas, artigos e outros textos de leitura recomendada, demonstrações de fenómenos analisados, perguntas para auto-avaliação, entre outros; o site proporciona canais de comunicação específicos, em particular o correio, para facilitar o contacto entre estudantes e professores.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Recomendada a participação nas aulas semanais.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final escrito, com componente de escolha múltipla.
A participação em pelo menos 3/4 das aulas e a realização de quaisquer trabalhos práticos ou outros que venham a ser recomendados será também tida em conta na classificação final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Situações especiais serão discutidas com o professor e avaliadas caso a caso.
Melhoria de classificação
A melhoria de nota é possível através da repetição do exame na Época de Recurso, e requer registo prévio na Secretaria.
Observações
O acesso à Psicologia da Linguagem online requer a inscrição prévia no curso e a atribuição de um nome e código de utilizador no Sigarra.