Práticas Laboratoriais de Psicologia Experimental
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologia de Investigação Científica |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
56 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
30 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os alunos:
? Sejam capazes de aplicar conhecimentos de metodologia experimental;
? Conheçam e saibam manipular os instrumentos mais importantes do laboratório;
? Consigam proceder a uma replicação empírica de alguns dos efeitos ou leis psicológicas mais importantes.
? Consigam adquirir, através da participação nas experiências e dos resultados pessoais obtidos, a consciência e melhor compreensão de alguns efeitos importantes da cognição humana
? Saibam obter dados, sintetizar, analisar e redigir um relatório, comunicando os conhecimentos desta área de saber segundo as normas em vigor;
? Participem na realização de pequenos estudos experimentais nesta área de saber, integrando os conhecimentos de metodologia e de estatística.
Programa
1. Introdução à investigação experimental. Importância histórica e contemporânea dos laboratórios de psicologia experimental.
2. Realização de experiências no domínio dos tempos de reacção. Como operar com reacciómetros analógicos e digitais (Superlab). Metodologia da recolha e análise de tempos de reacção.
3. Realização de experiências no domínio da aprendizagem. Uso de um simulador para realizar experiências no âmbito do condicionamento clássico e operante.
4. Realização de experiências no domínio da memória sensorial visual. Como operar com taquistoscópios analógicos e digitais (Superlab).
5. Realização de experiências de memória imediata, memória operatória e memória a longo prazo. Metodologia da investigação experimental da memória humana (estudos comportamentais).
6. Planeamento e realização de estudos experimentais. Utilização de equipamento analógico disponível no laboratório (taquistoscópios, reacciómetros, mirror tracer - desenho através de espelho - e outros). Análise, interpretação e discussão de resultados de experiências.
7. Exercício de aptidões de comunicação oral e escrita de resultados científicos (formato de poster e de artigo).
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A aquisição de conhecimentos será promovida através da descoberta e constatação permitidas pela participação em experiências e demonstrações nos domínios da percepção, atenção, aprendizagem e memória.
As aulas têm uma breve componente de exposição e enquadramento teórico (aproximadamente menos de 25% do tempo da aula) e uma componente prática de realização de experiências, tratamento de dados e discussão de resultados.
Os alunos participam nas experiências como sujeitos ou unidades experimentais, podendo participar, em algumas aulas e no âmbito do trabalho empírico, no papel de experimentadores.
Além do contacto nas aulas, estão previstas 2 horas por semana para atendimento individual ou em pequenos grupos com vista a apoiar a realização dos trabalhos práticos e das experiências.
As aulas teórico-práticas decorrerão simultaneamente no laboratório e numa sala de aula de apoio ao laboratório.
Software
Superlab 2.0 para Windows
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
O "Nível de Participação" nas actividades constitui um critério de avaliação que representa 20% da classificação na disciplina. Será medido através do número de presenças. Assim, a assiduidade é valorizada de 0 a 20, seguindo uma distribuição não linear que valoriza significativamente os alunos com assiduidade acima de 50% das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final corresponde à média ponderada dos três componentes de avaliação: a) Nível de participação; b) Trabalho e c) Prova escrita individual.
Nota = (20%) N. Participação + (50%) Trabalho + (30%) Prova escrita individual
Provas e trabalhos especiais
O trabalho empírico requer uma pequena recolha de dados e será feito em grupos de 2 alunos. Estes trabalhos serão supervisionados ao longo das seguintes etapas: a) planeamento; b) preparação de materiais, equipamento e instruções; c) procedimentos de recolha de dados; d) análise estatística e e) redacção do relatório. O resultado final deverá ser um relatório impresso de cerca de 12 páginas a entregar ao docente e uma apresentação de um diapositivo, em formato de poster, seguida de breve discussão.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que tenham necessidades educativas especiais deverão informar o docente no início do semestre de forma a poderem ser planeadas eventuais adaptações.
Melhoria de classificação
Apenas pode ser alvo de melhoria a classificação obtida na prova individual.
Observações
As alterações à ficha de disciplina serão colocadas na pasta AVISOS, neste
site.