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Práticas Laboratoriais de Psicologia Experimental

Código: P304     Sigla: PL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia de Investigação Científica

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 56 Plano Oficial 2007/2008 2 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os alunos:
? Sejam capazes de aplicar conhecimentos de metodologia experimental;
? Conheçam e saibam manipular os instrumentos mais importantes do laboratório;
? Consigam proceder a uma replicação empírica de alguns dos efeitos ou leis psicológicas mais importantes.
? Consigam adquirir, através da participação nas experiências e dos resultados pessoais obtidos, a consciência e melhor compreensão de alguns efeitos importantes da cognição humana
? Saibam obter dados, sintetizar, analisar e redigir um relatório, comunicando os conhecimentos desta área de saber segundo as normas em vigor;
? Participem na realização de pequenos estudos experimentais nesta área de saber, integrando os conhecimentos de metodologia e de estatística.

Programa

1. Introdução à investigação experimental. Importância histórica e contemporânea dos laboratórios de psicologia experimental.
2. Realização de experiências no domínio dos tempos de reacção. Como operar com reacciómetros analógicos e digitais (Superlab). Metodologia da recolha e análise de tempos de reacção.
3. Realização de experiências no domínio da aprendizagem. Uso de um simulador para realizar experiências no âmbito do condicionamento clássico e operante.
4. Realização de experiências no domínio da memória sensorial visual. Como operar com taquistoscópios analógicos e digitais (Superlab).
5. Realização de experiências de memória imediata, memória operatória e memória a longo prazo. Metodologia da investigação experimental da memória humana (estudos comportamentais).
6. Planeamento e realização de estudos experimentais. Utilização de equipamento analógico disponível no laboratório (taquistoscópios, reacciómetros, mirror tracer - desenho através de espelho - e outros). Análise, interpretação e discussão de resultados de experiências.
7. Exercício de aptidões de comunicação oral e escrita de resultados científicos (formato de poster e de artigo).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A aquisição de conhecimentos será promovida através da descoberta e constatação permitidas pela participação em experiências e demonstrações nos domínios da percepção, atenção, aprendizagem e memória.

As aulas têm uma breve componente de exposição e enquadramento teórico (aproximadamente menos de 25% do tempo da aula) e uma componente prática de realização de experiências, tratamento de dados e discussão de resultados.

Os alunos participam nas experiências como sujeitos ou unidades experimentais, podendo participar, em algumas aulas e no âmbito do trabalho empírico, no papel de experimentadores.

Além do contacto nas aulas, estão previstas 2 horas por semana para atendimento individual ou em pequenos grupos com vista a apoiar a realização dos trabalhos práticos e das experiências.

As aulas teórico-práticas decorrerão simultaneamente no laboratório e numa sala de aula de apoio ao laboratório.

Software

Superlab 2.0 para Windows

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 28,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

O "Nível de Participação" nas actividades constitui um critério de avaliação que representa 20% da classificação na disciplina. Será medido através do número de presenças. Assim, a assiduidade é valorizada de 0 a 20, seguindo uma distribuição não linear que valoriza significativamente os alunos com assiduidade acima de 50% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde à média ponderada dos três componentes de avaliação: a) Nível de participação; b) Trabalho e c) Prova escrita individual.

Nota = (20%) N. Participação + (50%) Trabalho + (30%) Prova escrita individual

Provas e trabalhos especiais

O trabalho empírico requer uma pequena recolha de dados e será feito em grupos de 2 alunos. Estes trabalhos serão supervisionados ao longo das seguintes etapas: a) planeamento; b) preparação de materiais, equipamento e instruções; c) procedimentos de recolha de dados; d) análise estatística e e) redacção do relatório. O resultado final deverá ser um relatório impresso de cerca de 12 páginas a entregar ao docente e uma apresentação de um diapositivo, em formato de poster, seguida de breve discussão.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos que tenham necessidades educativas especiais deverão informar o docente no início do semestre de forma a poderem ser planeadas eventuais adaptações.

Melhoria de classificação

Apenas pode ser alvo de melhoria a classificação obtida na prova individual.

Observações

As alterações à ficha de disciplina serão colocadas na pasta AVISOS, neste site.
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