Modelos Psicanalíticos e Humanistas
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
148 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Reconhecer, identificar e situar-se perante uma síntese evolutiva dos modelos de intervenção psicológica psicanalíticos e humanistas.
2. Compreender e integrar conhecimentos e instrumentos conceptuais e metodológicos dos modelos de intervenção psicológica desta disciplina.
3. Diferenciar diferentes concepções sobre:
3.1. o funcionamento psicológico humano;
3.2. a génese da disfuncionalidade psicológica;
3.3. estratégias, metodologias, recursos e instrumentos de intervenção psicológica;
3.4. os processos de mudança psicológica.
4. Mobilizar as aquisições teórico-metodológicas no sentido de as aplicar na abordagem e resolução de problemas hipotéticos de consulta psicológica.
Programa
1. O Modelo psicanalítico na sua versão original (Sigmund Freud).
A emergência do principal objecto de estudo e de intervenção: o inconsciente. A conceptualização estrutural do sujeito psicológico: teoria geral do aparelho psíquico através da articulação da primeira e da segunda tópicas. Concepção geral do ser humano e das suas dimensões psicológicas: o interesse pelo humano como ser em sofrimento; a dinâmica, do desejo (e não da necessidade) estruturante do sujeito psicológico humano.
Apresentação da sequência que organiza a sucessão de planos de funcionamento psicológico: o que antes passou pelo corpo e pela emoção pode vir a passar pela consciência. Fases de desenvolvimento psicológico/sexual. A teoria do trauma na génese de perturbação psicológica. Evocação, repetição e reelaboração. A transferência como arena de revivência e actualização de uma pulsão cujo objecto fantasiado é o psicanalista/psicólogo.
2. O movimento Humanista/Fenomenológico Contextualização histórica, política e filosófica da sua origem.
A proposta humanista de Carl Rogers: centração no cliente e na pessoa. Crença na possibilidade de realização e de concretização de odas as possibilidades do indivíduo. Análise da noção de self e abordagem da subjectividade. Definição das condições necessárias e suficientes para a ocorrência de mudança construtiva do cliente. A relação como contexto e como estratégia da intervenção psicológica. Principais competências relacionais especulares do psicólogo. Aprofundamento das dimensãoes qualitativas da relação psicólogo/cliente: (a) aceitação positiva e incondicional; (b) empatia; (c)genuinidade/autenticidade.
Bibliografia Obrigatória
Rogers, C. ; Tornar-se pessoa, Lisboa: Moraes Editores, 1961/1985
Rogers, C.; Psicoterapia e Consulta Psicológica, Lisboa: Moraes Editores, 1968
Freud, S.; O mal-estar na civilização , Rio de Janeiro: Imago Editora, 1969
Freud, S. ; Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, Lisboa: Livros do Brasil, 1924
Freud, S. ; Além do princípio do prazer, Rio de Janeiro: Imago Editora, 1998
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Participação dos estudantes em exposições orais, da responsabilidade do docente, acerca dos vários tópicos do programa;
Discussão do conteúdo de obras de referência dos autores que melhor representam cada um dos Modelos de Intervenção Psicológica abordados (Sigmund Freud e Carl Rogers) enquanto forma de exploração crítica das respectivas propostas conceptuais.
Software
Não aplicável
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência bem como a aprovação na disciplina depende da:
. Assiduidade e qualidade da participação nas actividades do tempo de contacto (presencial)
. Da realização das duas Actividades de Aprendizagem seguintes:
ACTIVIDADE DE APRENDIZAGEM 1.
Elaboração de um trabalho escrito, individual com base na leitura de uma obra de Freud, à escolha do estudante, com exclusaão das que já estão indicadas como obrigatórias, cuja reflexão crítica será apresentada em texto até cinco páginas até ao dia 14 de Dezembro 2010. A escolha da obra será comunicada ao docente por mensagem electrónica.
ACTIVIDADE DE APRENDIZAGEM 2.
Realização de um trabalho em situação. O docente irá propor (um ou mais) temas e problemas relacionados com o programa da disciplina que os estudantes serão convidados a abordar num formato ensaístico. Espera-se que, nesse trabalho, os estudantes revelem as aprendizagens efectuadas ao longo das aulas mas, sobretudo, as aprendizagens resultantes de leituras que decorram da pesquisa autónoma e exploração independente desses mesmos temas. O trabalho em situação terá lugar no dia 14 de Dezembro às 11h.
Leituras para obtenção de objectivos mínimos:
a) Três ensaios sobre a teoria da sexualidade;
b) Além do princípio do prazer;
c) Cinco conferências sobre psicanálise;
d) Psicoterapia e Consulta Psicológica.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resultará do somatório das classificações ponderadas de cada uma das componentes de avaliação, como se segue:
NOTA: O cumprimento da assiduidade é um pré-requisito para a aprovação na disciplina (apenas são admissíveis 3 faltas)
. Actividade de aprendizagem I- 20% de ponderação
. Actividade de aprendizagem II- 80% de ponderação
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes nesta condição (i.e., que beneficiam de dispensa de aulas), estão sujeitos ao mesmo plano de actividades, regime de avaliação e sistema de recurso/melhoria de nota dos restantes estudantes.
Melhoria de classificação
Apenas será possível efectuar recurso/melhoria relativamente à classificação final já que a melhoria da classificação distribuída pressuporia a reinscrição na disciplina num outro ano lectivo para a repetição da totalidade das actividades lectivas.
Assim, sempre que se justifique o recurso ou a melhoria de nota o estudante será solicitado a realizar um segundo trabalho em situação (cf. Actividade de Aprendizagem II)
Observações
Todos os documentos de apoio às actividades lectivas serão disponibilizados na página da disciplina existente no Sigarra.