Psicologia das Organizações
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
17 |
Plano Oficial 2007/2008 |
3 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta Unidade Curricular (UC) pretende-se que os estudantes possuam conhecimentos gerais sobre a Psicologia das Organizações enquanto disciplina e campo profissional, o seu objecto de estudo, tipo de problemas a que se dirige; possuam conhecimento empírico sobre os fenómenos psicológicos relacionados com o funcionamento das organizações, assim como conhecimento das teorias que lhes permitem compreender e explicar tais fenómenos; demonstrem meta-conhecimento das diferentes abordagens, das relações entre teorias e do seu enquadramento; atestem conhecimento de conceitos típicos e dos métodos gerais de investigação e aplicação, de formas práticas e de aspectos éticos e legais da profissão.
Programa
1. Introdução
1.1 A Organização
1.1.1 Definição
1.1.2 Interesse e utilidade em estudar as Organizações
1.2 A Psicologia das Organizações
1.2.1 Âmbito de estudo e Revistas
1.2.2 Desenvolvimento histórico
2. A teoria das Organizações
2.1 Evolução da teoria das Organizações
2.2 Abordagem histórica das teorias das Organizações
2.2.1 A Organização Cientifica do Trabalho
2.2.2 A Burocracia
2.2.3 O Movimento das Relações Humanas
2.2.4 A Perspectiva Sistémica das Organizações
2.2.5 A Abordagem Sociotécnica das Organizações
2.2.6 A teoria de Weick
2.3 Sistematização das teorias das Organizações
2.4 Emergência de novas formas organizacionais
3. Investigação nas Organizações
3.1 Metodologias de investigação
3.1.1 Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa aplicada à Psicologia das Organizações
3.1.2 Designs mistos: em que consiste, vantagens, exemplos
3.2 Técnicas de recolha de dados na investigação em Psicologia das Organizações
3.2.1 Observação
3.2.2 Entrevista
3.2.3 Documentos escritos
3.2.4 Técnica dos Incidentes Críticos
3.2.5 Questionário
3.3 Aprender a ser investigador das organizações
3.4 A ética na investigação
Bibliografia Obrigatória
Cunha Miguel Pina e 070;
Manual de comportamento organizacional e gestão. ISBN: 972-98823-8-X
Hernández Sampieri Roberto;
Metodologia de pesquisa. ISBN: 85-8680493-2
Shafritz Jay M.;
Classics of organization theory. ISBN: ISBN 0-534-17304-7
Cassel, C. & Symon, G. (Ed.s); Qualitative Methods in Organizational research. A practical guide, Sage Publications, Ltd., 1994
Anderson, N., Ones, D., Sinangil, H. & Viswesvaran, C. (Ed.s); Handbook of industrial, work & organizational psychology, Sage Publications, Ltd., 2001 (Vol 1; Vol 2)
Schein Edgar H.;
Psicologia Organizacional
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo e análise crítica de artigos científicos.
Software
Sigarra
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final à UC será calculada em função da nota obtida na prova escrita (75% da nota final) e no relatório escrito (25% da nota final). O relatório escrito, a realizar em grupo, consiste na análise crítica de um artigo científico empírico da área da Psicologia das Organizações.
Para obter aprovação na UC o estudante deverá obter uma classificação final mínima de 10 valores, sendo requerida a obtenção mínima de 8 valores nas duas componentes da avaliação.
A reprovação a uma das componentes de avaliação previstas implica a não aprovação do estudante na UC.
Provas e trabalhos especiais
Relatório de análise crítica de um artigo empírico de Psicologia das Organizações.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe o docente.
Melhoria de classificação
A melhoria de nota consiste na realização de novo exame final. Os estudantes podem requerer uma prova de melhoria de classificação uma única vez, numa das épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha prova de avaliação prevista (de acordo com os Regulamentos da FPCEUP).