Trabalhos Práticos de Investigação Quantitativa
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologia de Investigação Científica |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
203 |
Plano Oficial 2007/2008 |
1 |
- |
3 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Gerais:
- Avaliar criticamente os conhecimentos produzidos em Psicologia, como resultado da experiência de participação activa numa pesquisa em meio natural;
- Compreender a integração e articulação das diversas fases de um processo de pesquisa que permite a construção de conhecimento em Psicologia;
- Avaliar vantagens e limitações dos estudos em meio natural, nomeadamente no que respeita à especificidade da abordagem correlacional e às ilações possíveis para interpretação e generalização dos resultados a partir de amostras de conveniência;
- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas e de justificação de decisões tomadas ao longo do processo.
Competências específicas:
- Comunicar oralmente e por escrito conceitos e teorias revistos bibliograficamente e resultados de pesquisa;
- Trabalhar autonomamente e em grupo;
- Realizar pesquisa bibliográfica;
- Formular e fundamentar hipóteses de investigação e identificar estatuto de variáveis;
- Recolher dados através de administração de instrumentos de medida estandardizados (questionários e/ou escalas) e avaliar as suas qualidades;
- Tratar dados quantitativos;
- Interpretar e discutir resultados;
- Solicitar a colaboração de pessoas exteriores à Faculdade.
Programa
O Programa reflecte a participação do(a) estudante nas diversas fases de uma pequena pesquisa em meio natural:
- pesquisa bibliográfica;
- elaboração e fundamentação de hipóteses;
- escolha de instrumentos de medida;
- recolha de dados;
- análise estatística de dados;
- interpretação de resultados;
- comunicação oral e redacção escrita no decorrer e no final do processo de investigação.
Pretende-se que esta experiência permita compreender a razão de ser das diversas fases da experiência de investigação e da sua sequência, assim como as exigências e dificuldades inerentes.
Bibliografia Obrigatória
Almeida, L. & Freire, T.; Metodologia de investigação em psicologia e educação. , Braga: Psiquilibrios, 2003
Faria, L.; Contextos Diferenciais do Desenvolvimento Humano. Relatório para o título de agregado do 1º Grupo (Psicologia), da FPCEUP (Parte II) , Edição de autor, 2005
Ghiglione, R. & Matalon, B.; O inquérito. Teoria e prática., Oeiras: Celta Editora., 2001
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Exposição oral dos elementos essenciais para a condução da pesquisa (explicitação das diferentes etapas e sua integração, procedimentos e recursos de pesquisa bibliográfica e de redacção de resultados de pesquisa);
- Trabalho autónomo, em grupo e/ou individual na implementação das diferentes fases, orientado e discutido com a docente.
Software
SPSS
Palavras Chave
Humanidades
Ciências Sociais
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
- Frequência e participação nas diversas fases de investigação;
- Realização com aproveitamento das tarefas propostas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua da qualidade da participação, individual e/ou em grupo nas diversas fases de investigação (50%) + Redacção de artigo científico ou reflexão crítica, individual ou em grupo, no final da pesquisa (50%).
Nota: Esta proposta de ponderação pode ser alvo de discussão com os(as) estadantes, resultando na assinatura de um contrato pedagógico.
Provas e trabalhos especiais
- Exposição oral da pesquisa bibliográfica, hipóteses e sua fundamentação;
- Selecção de instrumentos de medida, recolha e tratamento de dados e interpretação e discussão de resultados;
- Realização, individual ou em grupo, de reflexão crítica ou de artigo científico que sintetize criticamente toda a pesquisa, de acordo com as normas da American Psychological Association (APA).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Perante a existência de alguma particularidade do(a) estudante que o impeça de participar de modo regular nas actividades propostas, podem ser discutidas adaptações ou modalidades alternativas de avaliação.
Melhoria de classificação
- Reformulação e/ou melhoramento de artigo científico ou reflexão crítica;
- Avaliação oral se solicitada.