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Psicologia Diferencial da Inteligência e da Personalidade

Código: P203     Sigla: PDIP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 177 Plano Oficial 2007/2008 1 - 4 36 108
2

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Manifestar conhecimentos no domínio das diferenças intelectuais e da personalidade, e das suas origens, utilizando várias fontes de informação;
- Organizar, sistematizar e estruturar os conhecimentos adquiridos numa estrutura comum, com hierarquização dos mesmos em função de diferentes níveis de generalidade e de importância;
- Analisar os conhecimentos de forma crítica;
- Utilizar os conhecimentos para fazer a análise crítica de novas teorias e de novos conhecimentos, para argumentar sobre várias problemáticas e para fundamentar o apoio e a recusa de propostas de intervenção no domínio das diferenças intelectuais e da personalidade.

Programa

- Introdução geral: origens do estudo das diferenças; os métodos no estudo das diferenças;
evolução da Psicologia Diferencial.
1- Inteligência
- Introdução - definição do conceito.
- Diferenciação intra e inter-individual: as teorias da inteligência.
- Diferenciação entre grupos: em função do estatuto sócio-económico, do género e do tempo.
- Contextos físicos de desenvolvimento: hereditariedade e estruturas cerebrais.
- Contextos sociais de desenvolvimento: família e escola.
2- Personalidade
- Introdução - definição.
- Diferenciação intra e inter-individual: as teorias da personalidade.
- Diferenciação entre grupos: em função do estatuto sócio-económico, do género e do tempo.
- Contextos físicos de desenvolvimento: hereditariedade e estruturas cerebrais.
- Contextos sociais de desenvolvimento: família e escola. Conclusão.

Bibliografia Obrigatória

Pervin, L. A. & Oliver, J. P. (Eds.). ; Handbook of personality: Theory and research. , N. Y.: Guilford Press., 1999
Sternberg, R. J. ; Personality and intelligence., N. Y.: Cambridge University Press., 1994
Sternberg, R. J. ; Handbook of intelligence. , N. Y.: Cambridge University Press., 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Assistência à componente teórica das aulas de contacto apresentada pela docente - 20 horas
2. Organização de um Portefólio integrando vários tipos de informação, nomeadamente
- resultados de contacto com leigos para recolha de informação – 2 horas
- contacto com novas perspectivas científicas a partir de leituras propostas e reflexões sobre as suas implicações para a formação - 6 hora
- selecção, síntese e integração de um artigo científico recente nos quadros teóricos apresentados nas aulas – 6 horas
- elaborações de perguntas sobre os quadros teóricos ou os resultados de investigação apresentados nas aulas presenciais em grande grupo e apresentação de situações susceptíveis de serem analisadas a partir dos conhecimentos adquiridos neste quadro – 9 horas
- integração pessoal das várias fontes de informação com visto a elaborar uma perspectiva pessoal fundamentada quanto a utilidade da compreensão dos processos intelectuais e da sua avaliação– 12 horas
3. Leitura e estudo de artigos e textos sobre as temáticas da inteligência e da personalidade - 50 horas;
4. Resposta a questões objectivas, que exigem definição, comparação e distinção de conceitos, bem como a questões de desenvolvimento, com posicionamento crítico e debate de pontos de vista, sobre as temáticas em estudo - 3 horas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Condicionada à entrega dos trabalhos associados ao portefólio nos prazos definidos.

Fórmula de cálculo da classificação final

1- Avaliação distribuida: Portefólio - avaliação das várias fases do trabalho e da qualidade da integração final (5 valores)

2- Avaliação final objectiva e por escrito, constituída por questões de resposta curta e de desenvolvimento. (15 valores)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os TE, DA estão dispensados da presença as aulas teóricas de grande grupo
Devem realizar os trabalhos do portofólio (ponto 2 dos métodos de ensino) bem como a prova de avaliação final.

Melhoria de classificação

Só possível na parte que diz respeito a avaliação objectiva e por escrito.
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