Psicologia Diferencial da Inteligência e da Personalidade
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
177 |
Plano Oficial 2007/2008 |
1 |
- |
4 |
36 |
108 |
| 2 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Manifestar conhecimentos no domínio das diferenças intelectuais e da personalidade, e das suas origens, utilizando várias fontes de informação;
- Organizar, sistematizar e estruturar os conhecimentos adquiridos numa estrutura comum, com hierarquização dos mesmos em função de diferentes níveis de generalidade e de importância;
- Analisar os conhecimentos de forma crítica;
- Utilizar os conhecimentos para fazer a análise crítica de novas teorias e de novos conhecimentos, para argumentar sobre várias problemáticas e para fundamentar o apoio e a recusa de propostas de intervenção no domínio das diferenças intelectuais e da personalidade.
Programa
- Introdução geral: origens do estudo das diferenças; os métodos no estudo das diferenças;
evolução da Psicologia Diferencial.
1- Inteligência
- Introdução - definição do conceito.
- Diferenciação intra e inter-individual: as teorias da inteligência.
- Diferenciação entre grupos: em função do estatuto sócio-económico, do género e do tempo.
- Contextos físicos de desenvolvimento: hereditariedade e estruturas cerebrais.
- Contextos sociais de desenvolvimento: família e escola.
2- Personalidade
- Introdução - definição.
- Diferenciação intra e inter-individual: as teorias da personalidade.
- Diferenciação entre grupos: em função do estatuto sócio-económico, do género e do tempo.
- Contextos físicos de desenvolvimento: hereditariedade e estruturas cerebrais.
- Contextos sociais de desenvolvimento: família e escola. Conclusão.
Bibliografia Obrigatória
Pervin, L. A. & Oliver, J. P. (Eds.). ; Handbook of personality: Theory and research. , N. Y.: Guilford Press., 1999
Sternberg, R. J. ; Personality and intelligence., N. Y.: Cambridge University Press., 1994
Sternberg, R. J. ; Handbook of intelligence. , N. Y.: Cambridge University Press., 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Assistência à componente teórica das aulas de contacto apresentada pela docente - 20 horas
2. Organização de um Portefólio integrando vários tipos de informação, nomeadamente
- resultados de contacto com leigos para recolha de informação – 2 horas
- contacto com novas perspectivas científicas a partir de leituras propostas e reflexões sobre as suas implicações para a formação - 6 hora
- selecção, síntese e integração de um artigo científico recente nos quadros teóricos apresentados nas aulas – 6 horas
- elaborações de perguntas sobre os quadros teóricos ou os resultados de investigação apresentados nas aulas presenciais em grande grupo e apresentação de situações susceptíveis de serem analisadas a partir dos conhecimentos adquiridos neste quadro – 9 horas
- integração pessoal das várias fontes de informação com visto a elaborar uma perspectiva pessoal fundamentada quanto a utilidade da compreensão dos processos intelectuais e da sua avaliação– 12 horas
3. Leitura e estudo de artigos e textos sobre as temáticas da inteligência e da personalidade - 50 horas;
4. Resposta a questões objectivas, que exigem definição, comparação e distinção de conceitos, bem como a questões de desenvolvimento, com posicionamento crítico e debate de pontos de vista, sobre as temáticas em estudo - 3 horas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Condicionada à entrega dos trabalhos associados ao portefólio nos prazos definidos.
Fórmula de cálculo da classificação final
1- Avaliação distribuida: Portefólio - avaliação das várias fases do trabalho e da qualidade da integração final (5 valores)
2- Avaliação final objectiva e por escrito, constituída por questões de resposta curta e de desenvolvimento. (15 valores)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os TE, DA estão dispensados da presença as aulas teóricas de grande grupo
Devem realizar os trabalhos do portofólio (ponto 2 dos métodos de ensino) bem como a prova de avaliação final.
Melhoria de classificação
Só possível na parte que diz respeito a avaliação objectiva e por escrito.