Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > P202

Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente II

Código: P202     Sigla: PDCAII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 180 Plano Oficial 2007/2008 1 - 4 36 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se com esta disciplina que os alunos:
1.Conheçam as características desenvolvimentais e os padrões de funcionamento psicológico típicos da transição entre a infância e a adolescência e da adolescência.
2.Integrem os aspectos diferenciais do desenvolvimento nestas faixas etárias referenciando-os aos modelos explicativos do desenvolvimento.
3.Articulem as diferentes conceptualizações do desenvolvimento psicológico nestas faixas etárias, assumindo uma perspectiva integrativa e crítica.

Programa

Conteúdos programáticos:
1.Passagem da infância à adolescência e adolescência como transição desenvolvimental. As mudanças pubertárias e as suas implicações psicológicas
2.Desenvolvimento Cognitivo
3.Desenvolvimento da Personalidade: self, identidade e papeis de género
4.Desenvolvimento social.
5.Desenvolvimento moral
6.Desenvolvimento psicológico, processos educativos e intervenção psicológica.

Bibliografia Obrigatória

Kimmel Douglas C.; Adolescence. ISBN: 0-471-11602-5
Palacios Jesús 220; Psicología evolutiva. ISBN: 84-206-8181-4
Adams Gerald R. 730; Blackwell handbook of adolescence. ISBN: 1-4051-3302-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

aulas expositivas

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 26,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Presença nas aulas e realização de trabalhos que serão propostos no contexto da aula

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota do exame final - 85%
Apreciação contínua- 15%

Provas e trabalhos especiais

propostos nas aulas

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe o docente.

Melhoria de classificação

É feita de acordo com o Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE, CAPÍTULO III, Artigo 11.°.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 00:36:51 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico