Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
180 |
Plano Oficial 2007/2008 |
1 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se com esta disciplina que os alunos:
1.Conheçam as características desenvolvimentais e os padrões de funcionamento psicológico típicos da transição entre a infância e a adolescência e da adolescência.
2.Integrem os aspectos diferenciais do desenvolvimento nestas faixas etárias referenciando-os aos modelos explicativos do desenvolvimento.
3.Articulem as diferentes conceptualizações do desenvolvimento psicológico nestas faixas etárias, assumindo uma perspectiva integrativa e crítica.
Programa
Conteúdos programáticos:
1.Passagem da infância à adolescência e adolescência como transição desenvolvimental. As mudanças pubertárias e as suas implicações psicológicas
2.Desenvolvimento Cognitivo
3.Desenvolvimento da Personalidade: self, identidade e papeis de género
4.Desenvolvimento social.
5.Desenvolvimento moral
6.Desenvolvimento psicológico, processos educativos e intervenção psicológica.
Bibliografia Obrigatória
Kimmel Douglas C.;
Adolescence. ISBN: 0-471-11602-5
Palacios Jesús 220;
Psicología evolutiva. ISBN: 84-206-8181-4
Adams Gerald R. 730;
Blackwell handbook of adolescence. ISBN: 1-4051-3302-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
aulas expositivas
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença nas aulas e realização de trabalhos que serão propostos no contexto da aula
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota do exame final - 85%
Apreciação contínua- 15%
Provas e trabalhos especiais
propostos nas aulas
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe o docente.
Melhoria de classificação
É feita de acordo com o Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE, CAPÍTULO III, Artigo 11.°.