Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente II
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
194 |
Plano Oficial 2007/2008 |
1 |
- |
4 |
36 |
108 |
| 2 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se com esta disciplina que os alunos:
1.Conheçam as características desenvolvimentais e os padrões de funcionamento psicológico típicos da transição entre a infância e a adolescência e da adolescência.
2.Integrem os aspectos diferenciais do desenvolvimento nestas faixas etárias referenciando-os aos modelos explicativos do desenvolvimento.
3.Articulem as diferentes conceptualizações do desenvolvimento psicológico nestas faixas etárias, assumindo uma perspectiva integrativa e crítica.
Programa
Conteúdos programáticos:
1.Passagem da infância à adolescência e adolescência como transição desenvolvimental. As mudanças pubertárias e as suas implicações psicológicas
2.Desenvolvimento Cognitivo
3.Desenvolvimento da Personalidade: self, identidade e papeis de género
4.Desenvolvimento social.
5.Desenvolvimento moral
6.Desenvolvimento psicológico, processos educativos e intervenção psicológica.
Bibliografía básica:
Adams, G. R. & Berzonsky, M.D. (eds.) (2006). Blackwell handbook of adolescence. New York: Wiley Publishers.
Palacios, J., Marchesi, A. & Coll, C. (1999). Desarrollo psicológico y educación. Vol.1. Psicología evolutiva. (2ª ed.).Madrid: Alianza Editorial
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
aulas expositivas
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final