Estatística I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologia de Investigação Científica |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
1. Compreender e aplicar de forma apropriada procedimentos da estatística univariada descritiva e inferencial, recorrendo à utilização de um software estatístico como o SPSS (Statistical Package for Social Sciences).
2. Seleccionar e aplicar, de forma crítica e fundamentada, o procedimento estatístico mais apropriado.
3. Apresentar os resultados utilizando tabelas e gráficos e de interpretar os resultados de forma correcta.
4. Realizar estudos simples onde aplicam estes procedimentos.
5. Utilizar a linguagem estatística ao nível da compreensão e da escrita de relatórios de investigação.
Programa
1. Noções fundamentais sobre variáveis e sistemas de classificação das variáveis, amostras e processos de amostragem.
2. Construção de um ficheiro de dados no SPSS.
3. Procedimentos estatísticos para organizar e caracterizar dados: distribuições de frequências; representações gráficas e medidas sumariantes.
4. Distribuições teóricas de probabilidades: Distribuição Normal.
5. Teoria da estimação. Noção de estimador. Métodos de estimativa de parâmetros.
6. Teoria das hipóteses. Teste t de student para comparação de médias.
Bibliografia Obrigatória
Lencastre,L. & Costa, P.; Estaística I On-line, Publicado no portal de e-learning da Univesodade do Porto http://moodle.up.pt, 2011
Howell, D.C.; Fundamental Statistics for the Behavioral Sciences, Pacific Grove, 1999
martinez, L. & Ferreira, A.; Análise de Dados com o SPSS, Lisboa:Escolar Editora, 2007
Pallant Julie;
SPSS survival manual. ISBN: 0-335-20890-8
Bibliografia Complementar
Howell David C.;
Statistical methods for psychology. ISBN: ISBN 0-534-51993-8
Bryman Alan;
Análise de dados em ciências sociais. ISBN: 972-774-169-X
American Psychological Association;
Publication manual of the American Psychological Association. ISBN: 1-55798-790-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas teórico-práticas em pequenos grupos com componente de e-learning.
- Método expositivo complementado com a resolução de problemas e de exercícios práticos em computador.
- Leitura e análise crítica de artigos científicos em pequenos grupos
- Realização de trabalhos de aplicação dos conhecimentos e competências, e que implicam a escrita de pequenos relatórios, em conformidade com as normas das revistas de Psicologia (normas da APA).
Software
SPSS (Statistical Package for Social Sciences)
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
45,50 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença em pelo menos 75% das aulas previstas (10 aulas).
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será o resultado da soma da nota do exame final escrito (com ponderação de 60%) com a nota do trabalho (com uma ponderação de 40%).
Nota: Os estudantes terão que obter o mínimo de 8 valores nas diferentes componentes de avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes sob regimes especiais de avaliação (no que concerne à componente assiduidade) efectuam ainda um exame prático final na última semana de aulas, com a cotação de 20 valores, que versará a totalidade da matéria. A falta ou obtenção de uma classificação inferior a 8 valores nessa prova conduz à reprovação na disciplina.
Melhoria de classificação
Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhorar a nota numa das épocas imediatamente seguintes àquela em que tiverem obtido aproveitamento.