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Estatística I

Código: P107     Sigla: ESTI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia de Investigação Científica

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://vista.up.pt
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 184 Plano Oficial 2007/2008 1 - 4 36 108

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

1. Compreender e aplicar de forma apropriada procedimentos da estatística univariada descritiva e inferencial, recorrendo à utilização de um software estatístico como o SPSS (Statistical Package for Social Sciences).
2. Seleccionar e aplicar, de forma crítica e fundamentada, o procedimento estatístico mais apropriado.
3. Apresentar os resultados utilizando tabelas e gráficos e de interpretar os resultados de forma correcta.
4. Realizar estudos simples onde aplicam estes procedimentos.
5. Utilizar a linguagem estatística ao nível da compreensão e da escrita de relatórios de investigação.

Programa

1. Noções fundamentais sobre variáveis e sistemas de classificação das variáveis, amostras e processos de amostragem.
2. Construção de um ficheiro de dados no SPSS.
3. Procedimentos estatísticos para organizar e caracterizar dados: distribuições de frequências; representações gráficas e medidas sumariantes.
4. Distribuições teóricas de probabilidades: Distribuição Normal.
5. Teoria da estimação. Noção de estimador, de distribuição amostral e características das distribuições amostrais de algumas estatísticas.
6. Métodos de estimativa de parâmetros.

Bibliografia Obrigatória

Costa, P. & Lencastre, L. (2008). Introdução à Estatística na Psicologia – diapositivos das aulas de EST I on-line. Disponível no portal de e-learning da Universidade do Porto – http://moodle.up.pt
Poeschl Gabrielle; Análise de dados na investigação em psicologia. ISBN: 972-40-2690-6
Pallant Julie; SPSS survival manual. ISBN: 0-335-20890-8
Aron, A., Aron, E. N., & Coups, E. J. ; Statistics for Psychology , Prentice Hall., 2006
Howell David C.; Statistical methods for psychology. ISBN: ISBN 0-534-51993-8

Bibliografia Complementar

Bryman Alan; Análise de dados em ciências sociais. ISBN: 972-774-169-X
Reis, E.; Estatística descritiva, Edições Sílabo, 2000
Pereira Alexandre; Guia prático de utilização do SPSS. ISBN: 972-618-212-3
American Psychological Association; Publication manual of the American Psychological Association. ISBN: 1-55798-790-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teórico-práticas em pequenos grupos com componente de e-learning.
- Método expositivo complementado com a resolução de problemas e de exercícios práticos em computador.
- Realização de trabalhos de aplicação dos conhecimentos e competências, e que implicam a escrita de pequenos relatórios, em conformidade com as normas das revistas de Psicologia (normas da APA).

Software

SPSS (Statistical Package for Social Sciences)

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 28,00
Componente prática Trabalho escrito 22,00
Exame Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo/preparação para exame Estudo autónomo 56
Total: 56,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 75% das aulas previstas (10 aulas).

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será o resultado da soma da nota do exame final escrito (com ponderação de 60%) com a nota do trabalho (com uma ponderação de 40%).
Nota: Os estudantes terão que obter o mínimo de 8 valores nas diferentes componentes de avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes sob regimes especiais de avaliação (no que concerne à componente assiduidade) efectuam ainda um exame prático final na última semana de aulas, com a cotação de 20 valores, que versará a totalidade da matéria. A falta ou obtenção de uma classificação inferior a 8 valores nessa prova conduz à reprovação na disciplina.

Melhoria de classificação

Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhorar a nota numa das épocas imediatamente seguintes àquela em que tiverem obtido aproveitamento.
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