Trabalhos Práticos de Observação do Desenvolvimento
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
145 |
Plano Oficial 2007/2008 |
1 |
- |
3 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final do Semestre os estudantes devem ser capazes de:
1. Compreender a importância e as principais caraterísticas do processo de observação do desenvolvimento;
2. Perceber as limitações éticas e deontológicas inerentes ao processo de observação do desenvolvimento;
3. Identificar diferentes estratégias de observação do desenvolvimento;
4. Planear apropriadamente as situações de observação;
5. Demonstrar competências de observação do desenvolvimento;
6. Evidenciar uma atitude crítica construtiva em relação ao trabalho desenvolvido.
Programa
1. O processo de observação do desenvolvimento;
2. Aspectos éticos e deontológicos;
3. Áreas e principais conceitos do desenvolvimento;
4. Estratégias e planeamento de situações de observação do desenvolvimento;
5. Aplicação dos conceitos e das estratégias a situações concretas de observação;
6. Síntese integradora dos conceitos e estratégias de observação do desenvolvimento.
Bibliografia Obrigatória
Papalia Diane E.;
O^mundo da criança. ISBN: 972-773-069-8
Linder Toni 340;
Transdisciplinary play-based assessment. ISBN: 978-1-55766-871-4
Linder Toni W.;
Transdisciplinary play-based assessment. ISBN: 1-55766-162-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Expositivo;
2. Tutorial;
3. Experiencial
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
26,00 |
|
|
| Conceitos-chave do desenvolvimento: observação e análise de vídeos e de apresentações dos colegas |
Teste |
15,00 |
|
|
| Construção e apresentação de situações de observação do desenvolvimento |
Trabalho escrito |
25,00 |
|
|
| Exercício individual - Síntese integradora de conceitos de desenvolvimento e estratégias de observação |
Teste |
9,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Pesquisa para preparação da realização dos exercícios na sala de aula |
Estudo autónomo |
6 |
|
|
Total: |
6,00 |
|
Obtenção de frequência
Obrigatória. O aluno terá que ter estado presente em, pelo menos, 75% das aulas leccionadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota atribuída com base nos seguintes elementos:
1. Trabalho de grupo (dois ou três estudantes) - Conceitos-chave do desenvolvimento: observação e análise de vídeos e de apresentações dos colegas - 25% (5 valores);
2. Trabalho de grupo (dois ou três estudantes) - Construção e apresentação de situações de observação do desenvolvimento - 50% (10 valores);
3. Exercício individual - Síntese integradora de conceitos de desenvolvimento e estratégias de observação - 20% (4 valores);
4. Participação, realização de exercícios e envolvimento nas atividades em sala de aula - 5% (1 valor).
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos casos em que o estatuto do aluno lhe permitir não frequentar as aulas, terá direito a realizar um exame teórico-prático.
Qualquer situação que implique uma avaliação especial será apresentada pelo estudante e analisada pelos docentes no início do semestre.
Melhoria de classificação
Tendo em conta as características das componentes de avaliação e de ocupação desta unidade curricular não está contemplada a melhoria da classificação.