Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MIPSI |
217 |
Plano Oficial 2007/2008 |
1 |
- |
4 |
36 |
108 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Promover a compreensão dos padrões de funcionamento psicológico em cada grande etapa de desenvolvimento
2. Sensibilizar os alunos para a relevância dos diferentes modelos descritivos e explicativos do desenvolvimento, adoptando uma perspectiva integrativa e crítica.
Programa
1. Conceptualização, métodos e história da Psicologia do Desenvolvimento
2. A organização inicial
3. Desenvolvimento socio-emocional
4. Desenvolvimento cognitivo
Bibliografia Obrigatória
Papalia Diane E.;
O^mundo da criança. ISBN: 972-773-069-8
Laval Virginie;
La psychologie du développement. ISBN: ISBN 2-200-26486-0
Flavell John H.;
Cognitive development. ISBN: 0-13-139783-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final – 95%
Provas e trabalhos especiais
Não estão contemplados.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com necessidades educativas especiais deverão comunicar com o Serviço de Apoio ao Estudante no início do semestre, para que este informe o docente.
Melhoria de classificação
É feita de acordo com o Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE, CAPÍTULO III, Artigo 11.°.