Psicologia do Desenvolvimento
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2006/2007 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
A frequência desta disciplina deve permitir que os estudantes sejam capazes de:
1. Explicar a relevância dos diferentes modelos descritivos e explicativos do desenvolvimento humano.
2. Descrever os padrões de funcionamento psicológico em cada grande etapa do desenvolvimento.
3. Identificar os comportamentos relevantes do ponto de vista desenvolvimental, ou seja, os comportamentos (ou índices comportamentais) que permitem perceber o estádio de desenvolvimento em que se encontra uma criança.
4. Assumir uma postura activa de análise crítica face aos principais modelos teóricos.
5. Integrar criticamente os contributos destes modelos teóricos, que frequentemente se reportam a diferentes áreas do desenvolvimento.
6.Articular uma linguagem descritiva com uma linguagem explicativa, analisando os comportamentos observados nas aulas práticas à luz dos modelos teóricos e dos contributos conceptuais analisados nas aulas teóricas.
Programa
1. Conceptualização, história e métodos da Psicologia do Desenvolvimento
2. O recém-nascido e os dois primeiros anos de vida
2.1.O recém-nascido
2.2.Desenvolvimento postural e motor
2.3. Desenvolvimento cognitivo
2.4. Desenvolvimento da linguagem
2.5. Desenvolvimento socio-emocional
3. A criança dos dois aos seis anos
3.1. Desenvolvimento motor
3.2. Desenvolvimento cognitivo
3.3. Desenvolvimento da linguagem
3.4. Desenvolvimento socio-emocional
4. A criança dos seis aos dez anos
4.1. Desenvolvimento motor
4.2. Desenvolvimento cognitivo
4.3. Desenvolvimento da linguagem
4.4. Desenvolvimento socio-emocional
5. Pré-adolescência e adolescência
5.1. Definição de adolescência
5.2. Desenvolvimento físico
5.3. Desenvolvimento cognitivo
5.4. Desenvolvimento moral
5.5. Desenvolvimento social
5.6. Desenvolvimento da identidade
Bibliografia Principal
Berger, K. S. (1998). The developing person through the life span (4ª ed.). New York: Worth Publishers.
Lourenço, O. (2002/2005). Psicologia de desenvolvimento cognitivo. Teoria, dados e implicações (2ª ed.). Coimbra: Almedina.
Papalia, D. E.; Olds, S. W. & Feldman, R. D. (2001). O Mundo da criança. Lisboa: Editora McGraw-Hill de Portugal, Lda.
Piaget, J. & Inhelder, B. (1979). A Psicologia da criança. Do nascimento à adolescência. Lisboa: Moraes Editores.
Palacios, J. Marchesi, A. & Coll, C. (Eds) (1999). Desarrollo psicológico y educación. 1. Psicologia Evolutiva. Madrid: Alianza Psicológica.
Schaffer, H. R. (2004). Introducing child psychology. Oxford: Blackwell Publishing.
Slater, A. & Bremner, G. (Eds.)(2003). An Introduction to developmental psychology. Oxford: Blackwell Publishing.
Sroufe, L. A.; Cooper, R. G. & DeHart, G. B. (1996). Child development. Its nature and course. New York: McGraw-Hill, Inc..
Vasta, R., Miller, S. A., & Ellis, S. (2004). Child psychology (4ª ed.). New York: John Wiley & Sons.
Bibliografia Complementar
Clarke-Stewart, A., Perlmutter, M. & Friedman, S. (1988). Lifelong human development. New York: John Wiley & Sons.
Laval, V. (2004). La psychologie du développement. Modèles et méthodes. Lassay-les Chateaux: Armand Colin.
Lopes dos Santos, P. (1990). Papel dos factores da interacção mãe-filho no crescimento somático do recém-nascido. Porto: FPCEUP.
Lourenço, O. M. (1998). Psicologia do Desenvolvimento moral. Teoria, dados e implicações. Coimbra: Livraria Almedina.
Moshman, D. (2005). Adolescent psychological development. Rationality, morality, and identity. London: Lawrence Erlbaum Associates Publishers.
Slatter, A. & Lewis, M. (Eds.) (2002). Introduction to infant development. Oxford: University Press.
Soares, I. M. C. (1992). Representação da vinculação na idade adulta e na adolescência: estudo intergeneracional mãe-filho(a). Porto: FPCEUP.
Sprinthall, N. A. & Collins, W.A. (1994). Psicologia do adolescente. Uma abordagem desenvolvimentista. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Vygotsky, L. (1979). Pensamento e linguagem. Lisboa: Edições Antídoto.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas de carácter expositivo, apoiadas por apresentações em power-point e filmes ilustrativos de algumas das temáticas apresentadas.
Aulas práticas de preparação, realização e discussão dos trabalhos de observação de crianças em contextos extra-familiares (creches, jardins de infância e centros de actividades de tempos livres).
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
Nas aulas práticas os estudantes: (1) não podem exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas, e (2) devem obter uma classificação mínima de 8 valores em 20, na nota relativa a esta componente.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota do exame final+Nota das aulas práticas+Média das notas nos testes on-line.
Tanto no exame final como na nota decorrente das aulas práticas, os estudantes devem obter uma classificação mmínima de 8 valores em 20.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores-estudantes que não tenham frequência de aulas práticas devem realizar uma prova de avaliação de conhecimentos e competências de acordo com o número 4 do artigo 9º do Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE.
Melhoria de classificação
É feita de acordo com o artigo 11º do Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE.