Psicologia do Desenvolvimento
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2004/2005 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
1.Promover a compreensão dos padrões de funcionamento psicológico em cada grande etapa do desenvolvimento;
2.Sensibilizar os alunos para a relevância dos diferentes modelos descritivos e explicativos do desenvolvimento, adoptando uma perspectiva ao mesmo tempo integrativa e crítica.
Programa
1. Conceptualização, métodos e história da Psicologia do Desenvolvimento
2. O recém-nascido e os dois primeiros anos de vida
2.1.O recém-nascido
2.2.O desenvolvimento sensório-motor na perspectiva piagetiana
2.3. A emergência da representação
2.4. A teoria da vinculação
3. A criança dos dois aos cinco anos
3.1. A preparação da operatividade concreta na perspectiva piagetiana
3.2. A perspectiva sócio-cultural de L. Vygotsky
3.3. Desenvolvimento social e da personalidade na idade pré-escolar
4. A criança dos seis aos dez anos
4.1. A operatividade concreta na perspectiva piagetiana
4.2. Desenvolvimento social e moral
4.3. Desenvolvimento da personalidade na idade escolar
5. A adolescência
5.1. Definição de adolescência – critérios biológico, psicológico e sociológico
5.2. Desenvolvimento físico
5.3. A operatividade formal na perspectiva piagetiana
5.4. Desenvolvimento no contexto do grupo de pares
5.5. Desenvolvimento moral
5.6. Desenvolvimento da identidade
6. Desenvolvimento psicológico e educação
Bibliografia Principal
Papalia, D. E.; Olds, S. W. & Feldman, R. D. (2001). O Mundo da criança. Lisboa: Editora McGraw-Hill de Portugal, Lda.
Piaget, J. & Inhelder, B. (1979). A Psicologia da criança. Do nascimento à adolescência. Lisboa: Moraes Editores.
Palacios, J. Marchesi, A. & Coll, C. (Eds) (1999). Desarrollo psicológico y educación. 1. Psicologia Evolutiva. Madrid: Alianza Psicológica.
Sroufe, L. A.; Cooper, R. G. & DeHart, G. B. (1996). Child development. Its nature and course. New York: McGraw-Hill, Inc..
Tran-Thong (1981). Estádios e conceito de estádio de desenvolvimento da criança na psicologia contemporânea. 1º volume. Porto: Edições Afrontamento.
Bibliografia Complementar
Lopes dos Santos, P. (1990). Papel dos factores da interacção mãe-filho no crescimento somático do recém-nascido. Porto: FPCEUP, Caps. 1 e 2.
Lourenço, O. M. (1998). Psicologia do Desenvolvimento moral. Teoria, dados e implicações. Coimbra: Livraria Almedina.
Palacios, J., Coll, C. & Marchesi, A. (1990). Desarrollo psicológico y processos educativos. In J. Palacios, A. Marchesi & C. Coll (Eds) Desarrollo psicológico y educación, I. Psicología Evolutiva. Madrid: Alianza Psicología.
Soares, I. M. C. (1992). Representação da vinculação na idade adulta e na adolescência: estudo intergeneracional mãe-filho(a). Porto: FPCEUP, Caps. 1 e 2.
Sprinthall, N. A. & Collins, W.A. (1994). Psicologia do adolescente. Uma abordagem desenvolvimentista. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Vygotsky, L. (1979). Pensamento e linguagem. Lisboa: Edições Antídoto.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas de carácter expositivo, apoiadas por apresentações em power-point e filmes ilustrativos de algumas das temáticas apresentadas.
Aulas práticas de preparação, realização e discussão dos trabalhos de observação de crianças em contextos extra-familiares (creches, jardins de infância e centros de actividades de tempos livres).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota do exame final+Nota das aulas práticas+Média das notas nos testes on-line