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Psicopatologia da Criança e do Adolescente

Código: LP403     Sigla: PCA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia e Saúde

Ocorrência: 2006/2007 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Instituição Responsável: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSI 62 Plano oficial a partir de 2001/02 4 6 11 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Tomando como referência teórica, metodológica e prática a psicologia (clínica) da criança e do desenvolvimento, fornecer modelos de explicação, compreensão e intervenção para uma abordagem psicológica específica das perturbações de desenvolvimento e do comportamento (social), bem como do sofrimento psíquico e físico.

Colocar os estudantes em contacto com situações que valorizem procedimentos que fomentem a teoria da prática clínica e que sustentem o auto-controlo da qualidade da intervenção em crianças e jovens em risco ou sofrimento psicológicos.

Programa

1- Aspectos epistemológicos da psicopatologia clínica e do desenvolvimento

(1) Objecto, metodologia e quadros teóricos de referência; (2) psicopatologia e desenvolvimento; (3) psicopatologia e estrutura; (4) especificidade da abordagem psicológica das perturbações de desenvolvimento, das perturbações do comportamento social e do sofrimento psíquico e físico.

2 - A linguagem dos sintomas

(5) Psicopatologia clínica dos problemas instrumentais (psicomotricidade, fala e linguagem, cognição e inteligência); (6) psicopatologia clínica de expressão somática e psicopatologia funcional(teoria dos fenómenos psicossomáticos; modalidades de expressão somática na criança; quadros clínicos específicos de patologia psicossomática); (7) psicopatologia clínica dos problemas do comportamento* (comportamento sexual, suicídio, delinquência, toxicodependência); (8) psicopatologia clínica da afectividade (angústia, medos e fobias, manifestações obsessivas, inibição, depressão, excitação).

3 - Os sintomas como discurso: Psicopatologia das perturbações mediadas pela personalidade

(9) Introdução ao estudo das neuroses e sintomas reactivos na criança e no jovem (traumatismo psíquico e sintoma reactivo, caracterização do registo e das organizações neuróticas); (10) introdução ao estudo dos estados-limite e das psicoses na criança e no jovem (caracterização genérica dos estados-limite e dos estados psicóticos, as psicoses de expressão autística, as psicoses de expressão simbiótica, as psicoses de expressão deficitária).

4 - Introdução ao estudo da psicopatologia do desenvolvimento

(11) Algumas notas sobre a psicologia ecológica do desenvolvimento humano; (12) competências do recém-nascido e interacção precoce *; (13) a carência dos cuidados maternais e paternais e os seus efeitos no desenvolvimento da criança e jovem *; (14) abordagem psicopatológica das dificuldades escolares.*

(*) - Temas de Trabalhos Práticos

Bibliografia Principal

- Lang, J.-L. (1979) - Introduction à la psychopathologie infantile. Paris: Dunod.
- Lebovici, S., Diatkine, R., Soulé, R. (1985) - Traité de Psychiatrie de l'enfant et de l'adolescent. Paris: P.U.F.
- Marcelli, D. (2005) – Infância e Psicopatologia. Lisboa: Climepsi
- Marcelli, D., Braconnier, A. (2005) – Adolescência e psicopatologia. Lisboa: Climepsi
- Mazet, Ph., Houzel, D. (1979) - Psychiatrie de l'enfant et de l'adolescent.Paris: Maloine, 1975.
- Mazet, Ph, Stoleru, S. (2003) – Psicopatologia do lactente e da criança pequena. Lisboa: Climepsi

Bibliografia Complementar

- Ajuriaguerra, J. de (1974) - Manuel de psychiatrie de l'enfant. Paris: Masson.
- Ajuriaguerra, J. de, Marcelli, D. (1982) - Psychopatologie de l'enfant. Paris: Masson.
- Lemay, M. (1976) - Le diagnostic en psychiatrie infantile. Paris: Fleurus.
- Piaget, J. (1976) - La représentation du monde chez l'enfant. Paris: P.U.F., 1926
- Weiner, I. B. (1995) - Perturbações Psicológicas na Adolescência. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Será indicada bibliografia específica para cada tema nos sumários das aulas e nos dossiers de trabalhos práticos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são organizadas numa perspectiva teórico-prática com base em exposições feitas pelo docente da cadeira e em exposições feitas pelos alunos a partir de dossiers de trabalhos teórico-práticos (T.P.), por eles elaborados, ao longo do curso.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 128,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

(10). A nota do T.P. é o resultado da média aritmética das classificações (0-20 valores) obtidas na sua apresentação escrita e na sua apresentação em aula.
(11). A obtenção frequência exige uma classificação mínima de 8,0 valores em cada uma das componentes (oral e escrita) da avaliação do T.P.

Fórmula de cálculo da classificação final

3 - Classificação final:

(01). Para além de apresentarem o dossier de T.P., todos os estudantes deverão sujeitar-se a um exame final, sobre a matéria abordada no curso.
(02). O exame final consta de uma prova escrita e de uma prova oral classificadas de 0-20 valores.
(03). Reprovam no exame final, os estudantes que obtiverem, na prova escrita, uma classificação inferior a 8,0 valores.
(04). Ficam dispensados da prova oral os estudantes que obtiverem a classificação mínima de 9,5 valores.
(05). A nota de exame final coincidirá com a nota da prova escrita - no caso de o estudante ficar dispensado da prova oral - ou com a média aritmética das classificações obtidas nas provas escrita e oral, salvo o exposto no nº 3 (09) destas normas.
(06). A classificação final obtém-se atribuindo a ponderação de 0,60 à nota do exame final e de 0,40 à nota do T.P., salvo o exposto no nº 3 (09) destas normas.
(07). Na falta de qualquer dos elementos previstos para a avaliação formal, será atribuída a classificação de zero valores a cada um dos elementos em falta.
(08). Na classificação final poderão ser tidos em conta elementos decorrentes de uma apreciação qualitativa que poderão alterar o resultado numérico dos cálculos (médias aritméticas e ponderações) utilizados para encontrar a nota final.

Provas e trabalhos especiais

Avaliação especial (TE, DA, ...)

(09) Os alunos que por lei estão dispensados da presença nas aulas, para além do exame final, deverão elaborar, individualmente ou em grupo, um dossier de T.P. de acordo com o nº 2 destas normas. Este dossier será classificado e integrará o processo de avaliação nos termos previstos nestas normas para os T.P.

Melhoria de classificação

(10). A melhoria de classificação final implica a participação em novo exame nos termos destas normas, alíneas 3 (01) e 3 (02), não havendo lugar a nova avaliação do T.P..
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