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Psicologia do Trabalho

Código: LP413     Sigla: PT

Ocorrência: 2004/2005 - A

Ativa? Sim
Página Web: http://webct.up.pt/webct/public/home.pl
Unidade Responsável: Psicologia
Instituição Responsável: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSI 19 Plano oficial a partir de 2001/02 4 6 11 -

Objetivos

1) Conhecimento dos fundamentos históricos do quadro teórico e do projecto de intervenção da psicologia do trabalho contemporânea: premissas e desenvolvimento da sociedade industrial; sociedade industrial, ciências sociais, psicologia e psicologia do trabalho; evolução das formas e processos de trabalho; a “realidade portuguesa” e a psicologia do trabalho;
2) Conhecimento de um projecto específico de desenvolvimento da psicologia do trabalho; dos seus fundamentos epistemológicos; das suas relações com a ergonomia;
3) Conhecimento e exercício de metodologias de investigação e intervenção em psicologia do trabalho: da análise do trabalho à análise ergonómica do trabalho; trabalho concreto/trabalho abstracto; condições internas e condições externas de uma prática científica em psicologia do trabalho;
4) Integração e desenvolvimento desta psicologia do trabalho em alguns campos de intervenção (tradicionais e em desenvolvimento): prevenção de acidentes e promoção da saúde no trabalho; formação profissional; recrutamento/selecção; avaliação de desempenho; psicopatologia e psicodinâmica do trabalho.

Programa

I. Fundamentos históricos do quadro teórico e do projecto de intervenção da psicologia do trabalho contemporânea:
1. Premissas e desenvolvimento da sociedade industrial;
2. Sociedade industrial, ciências sociais, psicologia e psicologia do trabalho;
3.Evolução das formas e processos de trabalho;
4. A “realidade portuguesa” e a psicologia do trabalho;

II. A psicologia do trabalho contemporânea: especialização e pluridisciplinariedade
1. Da ciência psicológica à psicologia do trabalho: especificidade desta abordagem;
2. Alguns elementos para uma reflexão epistemológica articulados face aos pressupostos desta psicologia do trabalho;
3. A Interligação entre psicologia do trabalho e ergonomia: definição progressiva de conceitos base;
4. Metodologias de investigação e intervenção em psicologia do trabalho: da análise do trabalho à análise ergonómica do trabalho; trabalho concreto/trabalho abstracto; condições internas e condições externas de uma prática científica em psicologia do trabalho;

III. Algumas abordagens tradicionais e/ou em desenvolvimento:
1. Prevenção de acidentes de trabalho e promoção da saúde no trabalho: a contribuição da psicologia do trabalho na conceptualização, análise e intervenção nesta área.
2. A formação profissional – Virtudes da articulação com a AET.
3. Recrutamento e Selecção e Avaliação do Desempenho – Virtudes da articulação com a AET.
4. A psicopatologia e a psicodinâmica do trabalho: o trabalho fonte de sofrimento e de deterioração do estado de saúde / o trabalho mediador de saúde e de prazer.

Bibliografia Principal

Revistas:
Le Travail Humain, Paris: PUF.
Sociologie du Travail. Paris: Editions Dunod.
Análise Social, 1º. Lisboa, Instituto de Ciências Sociais.
Education Permanente, França: ARCUEIL

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas.
Esta disciplina está organizada em função dos objectivos de aquisição de conhecimentos sobre o quadro teórico e do projecto de intervenção da psicologia do trabalho e do conhecimento e exercício de metodologias de investigação e intervenção. Neste sentido procura-se expor o conjunto de conceitos base por forma a que seja possível mobilizar e concretizar estes conceitos em trabalhos práticos que envolvem necessariamente idas ao terreno.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

Um exame final ou duas Frequências 50%
Trabalho de grupo 50%

Provas e trabalhos especiais

No decorrer das aulas práticas realizar-se-ão apresentações individuais e discussões colectivas sobre questões específicas que se colocam no mundo do trabalho em paralelo com o desenvolvimento de um trabalho prático articulado sobre uma situação de trabalho concreta, num determinado sector de actividade.
O sector definido para o presente ano lectivo é o sector agrícola. Num primeiro momento, procede-se à pesquisa de dados relativos ao sector em questão, ao mesmo tempo que são desenvolvidos contactos com empresas e/ou trabalhadores no sentido de permitirem a realização do trabalho. Estes contactos deverão ser feitos pelos alunos (organizados em grupos de 3/4 elementos), contanto com o apoio e supervisão do docente responsável. Depois de conseguido o acordo com uma empresa e/ou trabalhador, passa-se à contextualização da situação de trabalho, a uma primeira avaliação global das condições de trabalho e à recolha da história de vida de um trabalhador específico. Posteriormente, a recolha de dados é referente às tarefas desempenhadas, à gestão dos constrangimentos e dificuldades de um determinado trabalhador e o seu posto de trabalho. O resultado final deverá ser um retrato, o mais pormenorizado possível, da actividade real de trabalho do trabalhador escolhido. Este resultado, ou os resultados das suas diferentes fases, deverão ser periodicamente apresentados e discutidos oralmente com a turma e integrados num relatório final escrito, que não deverá ultrapassar as 30 páginas dactilografadas a letra 12 e 1,5 espaços.
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