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Psicossociologia dos Dispositivos de Normalização

Código: LP502     Sigla: PDN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia do Comportamento Desviante

Ocorrência: 2004/2005 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSI 31 Plano oficial a partir de 2001/02 5 6 16 -

Objetivos

Introduzir os futuros psicólogos na problemática das instituições que cobrem o campo de objectos do comportamento desviante e das suas práticas, com preocupação crítica e actualizante. Trabalhar grelhas que possibilitem a leitura do campo institucional enquanto tradução sócio-histórica e cultural da articulação de estratégias de poder e de formas de saber, ou seja, enquanto dispositivos.

Programa

I. Genealogia do Sujeito Psicológico
Constituição histórica da individualidade moderna; emergência de estratégias disciplinares dirigidas a este novo objecto de normalização.
II O Dispositivo e a Normalização
1. O conceito e o método do dispositivo
2. Dispositivos de controle social: O Poder - a natureza do poder difuso e a microfísica do controle social; o Saber - as ciências como dispositivos de normalização, normalização epistémica; o Espaço institucional - Instituições primárias e secundárias; dialéctica instituído-instituinte; Instituições Totais; o Espaço Público - funcionamento territorial e controle social informal; espaços marginais e apropriações desviantes, segregação ecológica e associação diferencial; o Espaço como dispositivo de controle social.
3. A diversificação dos dispositivos: Emergência dos dispositivos tradicionais de controle dos comportamentos transgressores; sinais actuais da sua crise e a organização de alternativas; análise crítica da ideia de "alternativa"
a) Dispositivo de controle da loucura. O asilo tornado hospital; o saber-poder médico-mental; arqueologia geral deste dispositivo e elementos para a análise histórico-genealógica da sua expressão em Portugal; as “experiências alternativas”, visando uma ordem pós-asilo e sua repercussão em Portugal (e.g., “Psiquiatria Social”, “Saúde Mental Comunitária”, “Psicologia Comunitária”);
b) Dispositivo jurídico-penal. A evolução da punição e das racionalidades e lógicas punitivas; arqueologia geral deste dispositivo; o panóptico prisional; vigilância, registo, exame, classificação; articulação entre os saberes da criminologia, da psicologia e do direito; microfísica do poder; estratégias disciplinares; práticas e instituições jurídico-penais;
c) Dispositivo de controle da droga. Linha antropológica, ou nível do acto (uma antropo-história recente dos comportamentos centrais dos actores das drogas, configurada a partir dos relatos dos próprios); linha institucional ( a organização do “combate à droga” e a sua diferenciação numa multiplicidade de mecanismos); linha enunciativa ( constituição de saberes sobre as drogas; organização do campo discursivo sobre este objecto).

Bibliografia Principal

COHEN, S. (1998) – Visiones de control social. Barcelona: PPU.
FOUCAULT, M. (1976) – Histoire de la sexualité, vol. 1 : La volonté de savoir. Paris: Gallimard.
FOUCAULT, M. (1975) – Surveiller et punir. Paris: Gallimard.
GOFFMAN, E.(1987) - Manicómios, prisões e conventos. S. Paulo: Ed. Perspectiva.
MUNCIE, J.; MACLAUGHLIN, E.; LANGAN, M.(1996) –Criminological perspectives: a reader. London: Sage.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final
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