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Questões Aprofundadas de Métodos de Intervenção nas Empresas

Código: LP507     Sigla: QAM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia do Trabalho e das Empresas

Ocorrência: 2005/2006 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSI 15 Plano oficial a partir de 2001/02 5 6 16 -

Objetivos

Aquisição das bases teóricas e metodológicas para o estudo da acção no trabalho, dos conhecimentos mais recentes neste domínio e análise crítica dos mesmos. Aquisição da capacidade de desenvolvimento de metodologias específicas adaptadas às características do terreno e da problemática em estudo. Conhecimento das condições e processos de desenvolvimento da competência profissional numa Organização Qualificante.

Programa

1.Quadro teórico-metodológico da análise do trabalho e da análise da actividade em psicologia do trabalho: temáticas emergentes na psicologia do trabalho contemporânea: ergonomia e formação; idade e trabalho; “erro humano”, etc.
2. Orientação de um caso prático.

Bibliografia Principal

Magazines:
Le Travail Humain, Paris: PUF.
Sociologie du Travail. Paris: Editions Dunod.
Análise Social, 1º. Lisboa, Instituto de Ciências Sociais.
Education Permanente, França: ARCUEIL

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final da disciplina é composta pela média aritmética da classificação obtida no exame final e avaliação das aulas práticas.

Provas e trabalhos especiais

No decorrer das aulas práticas realizar-se-ão apresentações em pequeno grupo e discussões colectivas sobre questões específicas que se colocam no mundo do trabalho. Os alunos organizar-se-ão em pequenos grupos. Cada um destes pequenos grupos deverá, com base em documentos disponibilizados pelo docente bem como em documentos pesquisados pelos alunos, apresentar, numa aula, um tema ou uma problemática ao grande grupo constituído pelos restantes colegas. A estes caberá a tarefa de analisar criticamente, discutir e integrar o que foi apresentado, com base em bibliografia específica e na sua experiência e opinião pessoal. Tanto as apresentações como a críticas serão sujeitas a avaliação, segundo grelha apresentada e discutida no início do ano lectivo. Para além disso, estão ainda previstas aulas em que personalidades convidadas virão apresentar, de uma forma aprofundada, temáticas sobre as quais se especializaram em termos de actividade profissional e/ou de investigação.
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