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Projeto: POCI-01-0145-FEDER-028526

Designação do projeto: AUTODRIVING - Autodriving - Modelação do comportamento do condutor em contexto de veículo autónomo com recurso ao simulador de condução
Código do projeto: POCI-01-0145-FEDER-028526
Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção: Norte, Lisboa
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Parceiro(s) / Co-promotor(es) / Instituição(ões) participante(s): COFAC - Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Data de aprovação: 2018-07-18
Data de início: 2018-10-01
Data de conclusão: 2022-09-30
Custo Elegível do Projeto
Custo Total Elegível: 239.945,96 EUR
Custo Elegível na Universidade do Porto: 198.645,96 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 175.245,96 EUR
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto: 23.400,00 EUR
Apoio Financeiro Global
União Europeia - FEDER: 168.849,07 EUR
Orçamento de Estado: 71.096,89 EUR
Apoio Financeiro à Universidade do Porto
Total da Universidade do Porto: 198.645,96 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 148.959,07 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto: 19.890,00 EUR
Nacional/Regional | Orçamento de Estado | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 26.286,89 EUR
Nacional/Regional | Orçamento de Estado | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto: 3.510,00 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Objetivos e Atividades
Os objetivos do projeto AUTODRIVING são: (1) estudar a atividade e comportamento do condutor durante a condução autónoma incluindo (2) a investigação do comportamento de "assumir o controlo" da condução do veículo em diferentes circunstâncias, sendo esta a situação de condução expectável de maior risco no contexto do veículo autónomo e (3) a identificação do conhecimento do condutor acerca do funcionamento do sistema e que permitirá a confiança no sistema fundamental para uma adaptação do comportamento eficaz e segura. Estes objetivos irão permitir conhecer os níveis de capacidade do condutor em assumir o controlo de forma segura tendo em conta a influência de características do condutor (por exemplo, idade, sexo, estado de saúde, perceção do risco). O projeto envolve métodos e ferramentas de recolha de informação de um número elevado de condutores (profissionais e não profissionais) bem como métodos experimentais.

Resultados Esperados/Atingidos
Diversos resultados são esperados obter no âmbito deste projeto. Estes resultados podem ser divididos em dois temas principais: (1) através de questionários e grupos focais, o estudo dos níveis de conhecimento e interesse da população nacional sobre o veículo autónomo e (2) através de experiências em simulador de condução, o conhecimento do comportamento do condutor, o seu desempenho na condução e a influência das características do condutor nestes mesmos aspetos. Este último tema permitirá identificar o intervalo desejável de aviso ao condutor, a capacidade do condutor em assumir o controlo, alternando entre o modo automático e manual bem como identificar as tarefas secundárias à condução mais comuns. Este conhecimento suportará o desenvolvimento de modelos de negócios para a entrada no mercado do veículo autónomo ao nível nacional bem como identificar politicas futuras de mobilidade de transportes.
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