Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Start > Units > Institute for Psychological Counselling, Training and Development
Options

Institute for Psychological Counselling, Training and Development

Acronym: ICPFD
Person in Charge: Maria Emilia Costa
Description:
Este Instituto é uma unidade de projetos de investigação, de serviços e de apoio à docência criado em 1982. O âmbito das atividades do Instituto é o da consulta psicológica e o da formação em relação com o desenvolvimento humano. A perspetiva privilegiada é a que considera o desenvolvimento humano como um processo de construção na dialéctica entre o indivíduo e os contextos sociais.

Neste quadro, a consulta psicológica e a formação visam capacitar os indivíduos para resolver, de modo criativo, as várias tarefas da existência, ao longo do ciclo vital, e ajudá-los a superar situações de bloqueio da realização ou da expressão surgidas em momentos de crise ou de transição; destina-se, ainda, a melhorar a qualidade de vida psicossocial proporcionada pelos diversos contextos sociais: família, escola, centro de formação, local de trabalho, rede de relações sociais, etc.

O Instituto está estruturado em centros de investigação:

  • O Centro de Psicologia Ecológica e Diferencial de Desenvolvimento de que é responsável Anne-Marie Fontaine; O Centro de Desenvolvimento Vocacional de que são responsáveis Bártolo Campos e Joaquim Coimbra.
  • O Centro de Desenvolvimento Psicológico de Jovens e Adultos de que são responsáveis Bártolo Campos e Maria Emília Costa;
Por outro lado, o Serviço de Psicoterapia e o Serviço de Orientação Vocacional estão abertos ao público.

E o Serviço de Formação e de Consultadoria proporciona estágios, organiza seminários e módulos de formação pós-graduada e presta serviços de consultadoria: estudos, avaliações e apoio ao desenvolvimento de projectos.

O Instituto apoiou o desenvolvimento de serviços psicológicos nas escolas, tem apoiado o desenvolvimento de valências de consulta ou acompanhamento psicológico em instituições da comunidade onde tradicionalmente não existem: centros sociais, autarquias, organismos ligados a grupos populacionais específicos (mulheres, jovens, idosos). Também tem desenvolvido acções e investigações no sentido de uma melhoria das condições de trabalho.

Além de tomar a iniciativa de organizar ou colaborar na organização de reuniões científicos, o Instituto edita uma colecção (Desenvolvimento Psicológico), elabora materiais diversos para a prática psicológica e publica os Cadernos de Consulta Psicológica.
Phone: 220 428 901 | 220 400 667
Address:
Recommend this page Top
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2020-10-24 at 16:51:02