Research Methodologies in Education
| Keywords |
| Classification |
Keyword |
| CNAEF |
Research and Intervention Methodologies in Education / Educational Sciences |
Instance: 2008/2009 - 2S
Cycles of Study/Courses
Teaching language
English
Objectives
Research Methodologies in Education aims
- aprofundar e alargar a reflexão sobre os quadros de referência fundadores da investigação em educação;
- fornecer conhecimentos básicos estruturantes do procedimento de investigação
- permitir o contacto teórico e prático com métodos e técnicas específicas de investigação.
Finalidades e objectivos específicos do módulo Dinâmicas da Investigação em Educação
- informar as escolhas básicas subjacentes ao processo de investigação, procurando equipar estudantes com quadros de referência teórico-metodológicos fundadores da investigação em Educação, que viabilizem uma condição critica para as escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação; finalidade a ser cumprida dando relevo central a obras e autores estruturantes;
Mandatory literature
Silva Augusto Santos 570;
Metodologia das ciências sociais
Alvesson Mats;
Reflexive methodology. ISBN: ISBN 0-8039-7707-7
Bruyne Paul de;
Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais
Plummer Ken;
Documents of life 2. ISBN: ISBN 0-7619-6132-1
Seale Clive 340;
Researching society and culture. ISBN: 0-7619-5277-2
Burgess Robert G.;
A^pesquisa de terreno. ISBN: 972-8027-43-5
Santos Boaventura de Sousa;
Um discurso sobre as ciências
Ramazanoglu Caroline;
Feminist methodology. ISBN: ISBN 0-7619-5123-7
Lessard-Hérbert Michelle;
Investigação qualitativa. ISBN: 972-9295-75-1
Silverman David;
Interpreting qualitative data. ISBN: 0-7619-6865-2
Correia José Alberto;
Para uma teoria crítica em educação. ISBN: 972-0-34127-0
Silva Augusto Santos;
Entre a razão e o sentido
Complementary Bibliography
Wallerstein, Emmanuel (1996). Para abrir as ciências sociais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Gergen, Keneth (1985). The social constructionist movement in modern psychology. American Psychologist, 3, 266-275.
Gillet Pierre;
Pour une pédagogique. ISBN: 2-13-040003-5
Berger, Guy (1992). A investigação em educação: modelos sócio-epistemológicos e inserção institucional. Revista de Psicologia e de Ciências da Educação, 3-4, 23-36.
Gergen, Keneth (1992). El yo saturado - dilemas de identidad en el mundo contemporáneo. Barcelona: Paidós.
Quivy Raimond;
Manual de investigaçao em ciencias sociais. ISBN: 972-662-275-1
Lopes Amélia;
Libertar o desejo, resgatar a inovação. ISBN: 972-783-053-6
Gillet Pierre;
Pour une pédagogique. ISBN: 2-13-040003-5
Evaluation Type
Distributed evaluation without final exam
Assessment Components
| Description |
Type |
Time (hours) |
Weight (%) |
End date |
| Attendance (estimated) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|