Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Start > MED200

Research Methodologies in Education

Code: MED200     Acronym: MIE

Keywords
Classification Keyword
CNAEF Research and Intervention Methodologies in Education / Educational Sciences

Instance: 2008/2009 - 2S

Active? Yes
Responsible unit: Education Sciences
Course/CS Responsible: Master Degree in Educational Sciences

Cycles of Study/Courses

Acronym No. of Students Study Plan Curricular Years Credits UCN Credits ECTS Contact hours Total Time
MCED 50 Official Curricular Structure 1 - 6 65 162

Teaching language

English

Objectives

Research Methodologies in Education aims


- aprofundar e alargar a reflexão sobre os quadros de referência fundadores da investigação em educação;
- fornecer conhecimentos básicos estruturantes do procedimento de investigação
- permitir o contacto teórico e prático com métodos e técnicas específicas de investigação.

Finalidades e objectivos específicos do módulo Dinâmicas da Investigação em Educação
- informar as escolhas básicas subjacentes ao processo de investigação, procurando equipar estudantes com quadros de referência teórico-metodológicos fundadores da investigação em Educação, que viabilizem uma condição critica para as escolhas metodológicas ajustadas ao objecto de investigação; finalidade a ser cumprida dando relevo central a obras e autores estruturantes;

Mandatory literature

Silva Augusto Santos 570; Metodologia das ciências sociais
Alvesson Mats; Reflexive methodology. ISBN: ISBN 0-8039-7707-7
Bruyne Paul de; Dinâmica da Pesquisa em Ciências Sociais
Plummer Ken; Documents of life 2. ISBN: ISBN 0-7619-6132-1
Seale Clive 340; Researching society and culture. ISBN: 0-7619-5277-2
Burgess Robert G.; A^pesquisa de terreno. ISBN: 972-8027-43-5
Santos Boaventura de Sousa; Um discurso sobre as ciências
Ramazanoglu Caroline; Feminist methodology. ISBN: ISBN 0-7619-5123-7
Lessard-Hérbert Michelle; Investigação qualitativa. ISBN: 972-9295-75-1
Silverman David; Interpreting qualitative data. ISBN: 0-7619-6865-2
Correia José Alberto; Para uma teoria crítica em educação. ISBN: 972-0-34127-0
Silva Augusto Santos; Entre a razão e o sentido

Complementary Bibliography

Wallerstein, Emmanuel (1996). Para abrir as ciências sociais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Gergen, Keneth (1985). The social constructionist movement in modern psychology. American Psychologist, 3, 266-275.
Gillet Pierre; Pour une pédagogique. ISBN: 2-13-040003-5
Berger, Guy (1992). A investigação em educação: modelos sócio-epistemológicos e inserção institucional. Revista de Psicologia e de Ciências da Educação, 3-4, 23-36.
Gergen, Keneth (1992). El yo saturado - dilemas de identidad en el mundo contemporáneo. Barcelona: Paidós.
Quivy Raimond; Manual de investigaçao em ciencias sociais. ISBN: 972-662-275-1
Lopes Amélia; Libertar o desejo, resgatar a inovação. ISBN: 972-783-053-6
Gillet Pierre; Pour une pédagogique. ISBN: 2-13-040003-5

Evaluation Type

Distributed evaluation without final exam

Assessment Components

Description Type Time (hours) Weight (%) End date
Attendance (estimated) Participação presencial 52,00
Total: - 0,00
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-12-03 at 11:49:56 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book