Resumo (PT):
A participação política juvenil tem assumido formas diversas, indo além das práticas mais convencionais (Menezes et al., 2012; van Deth, 2014) e privilegiando modos mais informais, quotidianos e digitais. As redes sociais visuais, em particular, têm assumido um papel preponderante na sociabilidade, aprendizagem e subjetivação política dos grupos juvenis, tornando desadequada, na contemporaneidade, a divisão entre o online e o offline (Luhtakallio, Meriluoto & Malafaia, 2024; Soares, 2020). Estas transformações tornam-se ainda mais complexas quando falamos de jovens em contextos socialmente desfavorecidos (Garcia, Macedo & Queirós, 2022; Malafaia, Neves & Menezes, 2017), tendencialmente afastados de estruturas e oportunidades participatórias e cujas práticas de cidadania tendem a ser invisibilizadas nos discursos institucionais e académicos. Partindo deste cenário, esta investigação propõe-se a explorar a participação cívica e política de jovens de classes sociais menos favorecidas, analisando as suas práticas quotidianas online e offline, com o objetivo de compreender as motivações e estratégias individuais e coletivas, bem como as oportunidades e barreiras contextuais na vivência da cidadania.
A investigação adota uma abordagem metodológica etnográfica, mais especificamente uma etnografia snap-along (Luhtakalio & Meriluoto, 2022), que pressupõe um enfoque empírico e analítico tanto online quanto offline. A presença etnográfica desenvolve-se simultaneamente nas duas esferas e é complementada, numa fase final, por entrevistas foto-elicitadas, a partir de imagens e fotografias produzidas e partilhadas pelos/as jovens participantes. O estudo decorreu ao longo de cinco meses numa Escola de Segunda Oportunidade (E2O) no norte de Portugal, envolvendo observação participante intensiva (entre 28 a 30 horas semanais) e acompanhamento das interações digitais dos jovens nas redes sociais. O grupo de participantes desta investigação constitui-se por doze jovens entre os 15 e os 20 anos, de diferentes nacionalidades e etnias, em situação de vulnerabilidade socioeducativa. Na fase final da recolha, foram realizadas entrevistas foto-elicitadas com cinco participantes, permitindo aprofundar os sentidos atribuídos às suas práticas visuais de participação.
A partir de uma análise indutiva dos dados recolhidos, emergiram três dimensões temáticas interligadas: política formal e institucional, política social e comunitária e política visual e digital. Cada uma delas atravessadas por quatro dialéticas - Agência vs. Adultismo, Controlo vs. Resistência, Pertença vs. Exclusão e Reconhecimento vs. Invisibilidade - que se traduziram em categorias analíticas centrais.
A análise revelou que, embora frequentemente afastadas das formas convencionais de participação, as práticas destes jovens são densas em significado político. A sua participação manifesta-se de forma seletiva, situada e profundamente ancorada nas experiências quotidianas e comunitárias, atravessadas por interesses e causas específicas, mas também por estratégias de resistência a valores normativos e estruturas adultas. As redes sociais desempenham um papel central como espaço de visibilidade, subjetivação política, e construção identitária, mas também como arenas de gestão de hipervisibilidade e vigilância.
Este estudo procura contribuir para um maior conhecimento sobre a interseção entre juventude, participação e educação, permitindo o alargamento da compreensão das formas de envolvimento político em contextos educacionais e sociais marginalizados. Ao articular dimensões visuais, digitais e comunitárias, esta investigação oferece pistas relevantes para pensar práticas educativas que reconheçam os/as jovens destes contextos sociais como sujeitos políticos ativos.
Abstract (EN):
Youth political participation has taken diverse forms, going beyond more conventional practices (Menezes et al., 2012; van Deth, 2014) and favoring more informal, everyday, and digital modes. Visual social networks, in particular, have assumed a prominent role in the sociability, learning, and political subjectivation of youth groups, making the division between online and offline increasingly inadequate in contemporary times (Luhtakallio, Meriluoto & Malafaia, 2024; Soares, 2020). These transformations become even more complex when we talk about young people in socially disadvantaged contexts (Garcia, Macedo & Queirós, 2022; Malafaia, Neves & Menezes, 2017), who are often distanced from participatory structures and opportunities, and whose citizenship practices tend to be invisibilized in institutional and academic discourses.
Starting from this scenario, this research aims to explore the civic and political participation of young people from less privileged social classes, analyzing their everyday practices both online and offline, with the objective of understanding individual and collective motivations and strategies, as well as the contextual opportunities and barriers in the experience of citizenship.
The investigation adopts an ethnographic methodological approach, specifically a snap-along ethnography (Luhtakalio & Meriluoto, 2022), which presupposes an empirical and analytical focus both online and offline. The ethnographic presence is developed simultaneously in both spheres and is complemented, in a final phase, by photo-elicited interviews based on images and photographs produced and shared by the young participants. The study took place over five months in a Second Chance School (E2O) in northern Portugal, involving intensive participant observation (between 28 to 30 hours per week) and monitoring of the young people's digital interactions on social networks. The participant group of this research consisted of twelve young people aged between 15 and 20, of different nationalities and ethnicities, in situations of socio-educational vulnerability. In the final phase of data collection, photo-elicited interviews were conducted with five participants, allowing for a deeper understanding of the meanings attributed to their visual participation practices.
From an inductive analysis of the collected data, three interconnected thematic dimensions emerged: formal and institutional politics, social and community politics, and visual and digital politics. Each of these is traversed by four dialectics – Agency vs. Adultism, Control vs. Resistance, Belonging vs. Exclusion, and Recognition vs. Invisibility – which translated into central analytical categories.
The analysis revealed that, although often distanced from conventional forms of participation, these young people's practices are rich in political meaning. Their participation is manifested in a selective, situated manner and is deeply rooted in everyday and community experiences, marked by specific interests and causes, but also by strategies of resistance to normative values and adult structures. Social networks play a central role as spaces of visibility, political subjectivation, and identity construction, but also as arenas for managing hypervisibility and surveillance.
This study seeks to contribute to a greater understanding of the intersection between youth, participation, and education, allowing for an expanded comprehension of forms of political involvement in marginalized educational and social contexts. By articulating visual, digital, and community dimensions, this research offers relevant insights for thinking about educational practices that recognize young people from these social contexts as active political subjects.
Language:
Portuguese