The person does not belong to the institution.
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Fernandes, João Luís
(Coordinator)
Other
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Nunes, Adélia
(Coordinator)
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Resumo (PT):
Educação para o Risco: Práticas e Projetos divide-se em
duas partes, a primeira intitulada “Educação para os Riscos: Práticas
e Projetos na Sala de Aula e em Contexto(s) de Formação”, reflete sobre
as metodologias e projetos desenvolvidos no âmbito escolar.
A educação para o risco não se limita a transmitir informações
sobre os fenômenos de risco, mas busca criar uma conscientização
profunda e envolvente, permitindo que os alunos compreendam
suas responsabilidades e ações diante dos riscos ambientais e
sociais. A segunda parte intitulada intitulada “Riscos e Sociedade:
Produção e Comunicação de Conteúdos para Contextos Escolares”, amplia
a discussão sobre o papel da sociedade, das mídias e das instituições
de ensino na construção do conhecimento coletivo sobre riscos. Nesta
seção, a obra analisa criticamente o papel dos livros didáticos e a
abordagem dos riscos ambientais no currículo escolar, com especial
atenção às temáticas de mudanças climáticas e desastres naturais.
Os autores refletem sobre a eficácia dessas abordagens e propõem
aprimoramentos na forma de transmitir essas informações, seja em
sala de aula, seja por meio de mídias e tecnologias interativas.
Além disso, o livro dedica atenção ao papel das novas tecnologias
na educação para o risco, destacando como ferramentas digitais
interativas têm se mostrado eficazes na disseminação de informações
sobre riscos ambientais. Por outro lado, obra traz uma reflexão
sobre o papel do direito internacional humanitário e das iniciativas
globais no enfrentamento dos riscos e desastres.
Trata-se de uma obra que não apenas discute teoricamente o papel
da educação na gestão de riscos, mas também apresenta práticas
concretas e experiências vividas em contextos variados. É um
manual para educadores, pesquisadores e gestores que desejam
transformar a forma como abordamos os riscos, promovendo uma
educação que seja crítica, criativa e transformadora.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
359
ISBN:
978-989-9053-26-7
Collection:
Estudos cindínicos; 14
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