Resumo (PT):
Este artigo tem como objetivos identificar a produção científica relativa a Marketing e Comunicação em bibliotecas universitárias e analisar o foco dos estudos aplicados. A metodologia qualitativa compreende a abordagem exploratória mediante revisão da literatura. Dos resultados obtidos destaca-se: a divulgação e promoção crescente dos serviços das bibliotecas universitárias através de ferramentas disponibilizadas pela Web 2.0; a utilização frequente de redes sociais como meio de Comunicação; a contradição entre os princípios do marketing, que enfatizam a importância do cliente no centro das decisões sobre as estratégias promocionais, e a prática das bibliotecas que colocam nesse centro os gestores de serviços e os profissionais da informação. Conclui-se que o foco dos estudos aplicados se concentra na perspetiva dos profissionais da informação ou das instituições. Considera-se premente uma mudança nas estratégias de Marketing e Comunicação adotadas pelas bibliotecas universitárias e destaca-se como fundamental a identificação das necessidades reais e do perfil informacional do cliente, bem como a avaliação periódica dos resultados das estratégias de Marketing e Comunicação implementadas.
Abstract (EN):
This article aims to identify scientific production related to Marketing and Communication in university libraries and to analyse the focus of applied studies. The qualitative methodology adopted comprises an exploratory approach through the literature review. From the results obtained we highlight: the gradual dissemination and promotion of the university library services through tools provided by Web 2.0; the growing use of social networks as means of communication; the contradiction between Marketing principles, which emphasise the importance of the customer at the centre of decisions on promotional strategies, and library practice, which places service managers and information professionals at the centre. All in all, the focus of applied studies is on the perspective of information professionals or institutions. A change in the Marketing and Communication strategies adopted by university libraries is considered urgent and it is essential to identify the real needs and information profile of the client, as well as to periodically evaluate the results of the Marketing and Communication strategies implemented.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific