Resumo (PT):
O documento que passo a apresentar corresponde ao relatório de estágio no âmbito do
Mestrado de Ensino de Artes Visuais da Universidade do Porto, desenvolvido na Escola
Secundária Eça de Queirós da Póvoa de Varzim no ano lectivo 2022/2023, e procura descrever a
Proposta Didática projetada para a disciplina de Desenho A do 10º ano.
A metodologia envolveu, num primeiro momento, a observação e análise do contexto
educativo: escola, turma e questões das práticas pedagógicas da disciplina associada ao Ensino
Artístico. Foi com base nos dados obtidos que começaram a surgir as inquietações que moldaram
o caminho e a estratégia de assumir o estudo distintivo entre o desenho e o desenhar, através de
uma experiência gamificada mediadora e indagadora de processos de (des)aprender hábitos da
execução gráfica.
Convidei os estudantes a participarem no desafio “Desenhar o gesto” que, apoiados pela
“Jogada Antecipada” e pelo “Roteiro”, encontram um conjunto de “Objetivos específicos” e
“Coordenadas” permitindo-lhes o mapeamento de “localidades partilhadas” (identidades,
comportamento e conhecimentos), que derivaram de uma reflexão significativa do “gesto” na
qualidade de atitude motriz do “desenhar”.
Um gesto que não se encontra disposto segundo causas, mas manietado pela emoção e
pelo prazer que se vai edificando na experiência, que procura desmistificar o privilégio da mestria.
Nesse sentido, importa reconhecer o “desenhar” como um meio, mas também como um fim em si
mesmo, um verbo que produz interrogações e indecisões, existindo para além do objeto finalístico
que é o desenho.
Os resultados obtidos evidenciaram uma maior elucidação dos estudantes em relação ao
gesto como elemento central do ato de desenhar, incentivando a reflexão crítica e a expressão
pessoal.
“Desenhar o gesto” não é apenas uma atividade de educação artística, mas também um
meio de expressão subjetivo que leva os estudantes a explorar e interpretar as “localidades
partilhadas” da comunidade.
Language:
Portuguese
No. of pages:
130