Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Desenhar o gesto: uma experiência gamificada de localidades partilhadas
Publication

Desenhar o gesto: uma experiência gamificada de localidades partilhadas

Title
Desenhar o gesto: uma experiência gamificada de localidades partilhadas
Type
Thesis
Year
2023-06-20
Authors
Hugo Jesus Afonso
(Author)
FPCEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Other information
Resumo (PT): O documento que passo a apresentar corresponde ao relatório de estágio no âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais da Universidade do Porto, desenvolvido na Escola Secundária Eça de Queirós da Póvoa de Varzim no ano lectivo 2022/2023, e procura descrever a Proposta Didática projetada para a disciplina de Desenho A do 10º ano. A metodologia envolveu, num primeiro momento, a observação e análise do contexto educativo: escola, turma e questões das práticas pedagógicas da disciplina associada ao Ensino Artístico. Foi com base nos dados obtidos que começaram a surgir as inquietações que moldaram o caminho e a estratégia de assumir o estudo distintivo entre o desenho e o desenhar, através de uma experiência gamificada mediadora e indagadora de processos de (des)aprender hábitos da execução gráfica. Convidei os estudantes a participarem no desafio “Desenhar o gesto” que, apoiados pela “Jogada Antecipada” e pelo “Roteiro”, encontram um conjunto de “Objetivos específicos” e “Coordenadas” permitindo-lhes o mapeamento de “localidades partilhadas” (identidades, comportamento e conhecimentos), que derivaram de uma reflexão significativa do “gesto” na qualidade de atitude motriz do “desenhar”. Um gesto que não se encontra disposto segundo causas, mas manietado pela emoção e pelo prazer que se vai edificando na experiência, que procura desmistificar o privilégio da mestria. Nesse sentido, importa reconhecer o “desenhar” como um meio, mas também como um fim em si mesmo, um verbo que produz interrogações e indecisões, existindo para além do objeto finalístico que é o desenho. Os resultados obtidos evidenciaram uma maior elucidação dos estudantes em relação ao gesto como elemento central do ato de desenhar, incentivando a reflexão crítica e a expressão pessoal. “Desenhar o gesto” não é apenas uma atividade de educação artística, mas também um meio de expressão subjetivo que leva os estudantes a explorar e interpretar as “localidades partilhadas” da comunidade.
Language: Portuguese
No. of pages: 130
Documents
File name Description Size
hja_meav_relatorio Desenhar o gesto: uma experiência gamificada de localidades partilhadas 160588.03 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-09-25 at 07:12:16 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book