Resumo (PT):
Este relatório parte da contextualização da experiência de estágio pedagógico e da reflexão sobre o lugar de estagiária, o qual deambulou pelo lugar de aluna, reconhecendo- se os alunos enquanto sujeitos sem voz no contexto escolar e o professor enquanto profissional que se vê subordinado a um conjunto de diretivas, num sistema escolar um tanto mecanizado. Numa escola onde se promove a igualdade e a inclusão, torna-se relevante analisar e questionar os discursos oficiais em relação às práticas que de facto têm lugar no terreno, as quais podem revelar-se marginalizadoras.
Na mesma escola, identificou-se a problemática que ocupa grande parte da escrita, relativa à perpetuação de um desenho disciplinado, fechado a práticas artísticas contemporâneas, a processos de transformação e de reflexão, dotado de métodos avaliativos focados no constante apontamento do certo e do errado. O que contribuiu para determinado afastamento e falta de identificação do aluno para com a disciplina de Desenho A. Neste relatório, trata-se de desmontar e desconstruir determinadas narrativas do desenho na escola, sugerindo-se, através da reflexão crítica e da atividade didática realizada, o desenho como um campo amplo, composto por um leque de possibilidades e imprevisibilidade. Aberto à contemporaneidade, no qual também se criam sinergias com referências do passado, em detrimento de um desenho ligado única e exclusivamente à reprodução da imagem e à habilidade técnica, desvalorizando-se outros discursos considerados disruptores.
A experiência de estágio conduziu ainda à transformação de idealizações prévias ao estágio, nomeadamente quanto ao ser-se professor, refletindo-se ainda o impacto destas sobre a visão inicial acerca das práticas do desenho observadas na escola. Portanto, o relatório para além da análise crítica da problemática identificada, passa também pela reflexão crítica das narrativas e códigos os quais foram sendo incutidos e naturalizados ao longo do percurso enquanto aluna.
Language:
Portuguese
No. of pages:
124