Resumo (PT):
A questão central desta investigação é compreender como se deu a dinâmica do processo de
formação da gordofobia no Ocidente, procurando demonstrar práticas e discursos, que
corroboram na manutenção do imaginário gordofóbico contemporâneo, em especial, sobre os
corpos gordos femininos. Do mesmo modo, buscamos reconhecer como essa ideia se dissemina
nos espaços institucionais e de que forma pode ser problematizada na área da Educação. Essa
pesquisa foi situada em uma metodologia qualitativa, adotando como procedimentos de recolha
da informação, a revisão de literatura, materiais iconográficos e a técnica dos Grupos de
Discussão Focalizada. De acordo com os resultados analisados, pudemos verificar que diferentes
formas de violência, produzidas por práticas e narrativas gordofóbicas, impactam a nível
emocional e psicológico, as pessoas consideradas gordas, revelando-nos que a gordofobia não se
apresenta apenas em uma dimensão estética. Também foi possível identificar que ambientes
educacionais, formais ou não-formais, podem ser percebidos como lugares propícios para a
manutenção desse imaginário. Dessa forma, entendemos que a educação midiática, pode vir a ser
um importante caminho para problematizações, reflexões e atuações, políticas, sociais e culturais,
com o propósito de ressignificar aspectos promovidos pela gordofobia.
Language:
Portuguese
No. of pages:
123