Resumo (PT):
Este objeto teórico centra-se no ensino das Artes Visuais, tendo como
problematização as práticas colaborativas em sala de aula como possibilidade de
contrariar a cultura da hiperespecialização. Neste sentido, são estabelecidas relações
entre a prática arqueológica e o ensino artístico. Desenvolveu-se um projeto em
dinâmica de trabalho de grupo, com base na observação participada e ativa nas aulas
da disciplina Desenho Digital e Modelação Tridimensional, acompanhando a turma do
1.o ano do Curso Profissional Técnico de Desenho Digital 3D, na disciplina de
Desenho digital e Modelação Tridimensional. Neste contexto, foi desenvolvido um
projeto pelos alunos/as, organizados em grupos na UFCD/ Módulo: 10407
Tecnologias digitais 3D da EAPA. O projeto realizado teve como produto final a
modelação tridimensional de seis setores da Cividade de Terroso, contribuindo para
o desenvolvimento e a aplicação de conhecimentos e competências individuais e
coletivas, que atravessam diferentes camadas do conhecimento, além das específicas
inerentes ao curso e à UFCD 10407 Tecnologias digitais 3D, com a carga horária de
25 horas.
Abstract (EN):
This theoretical object focuses on the teaching of Visual Arts, having as a questioning
the collaborative practices in the classroom as a possibility to counter the culture of
hyperspecialization. In this sense, relationships are established between
archaeological practice and artistic teaching. A project was developed in group work
dynamics, based on participatory and active observation in the classes of the Digital
Drawing and Three-Dimensional Modeling discipline, accompanying the 1st year class
of the Professional Technical Course in 3D Digital Drawing, in the Drawing discipline.
Digital and Three-Dimensional Modeling. In this context, a project was developed by
the students, organized in groups in the UFCD/ Module: 10407 3D digital technologies
of the EAPA. The final product of the project carried out was the three-dimensional
modeling of Cividade de Terroso sectors, contributing to the development and
application of individual and collective knowledge and skills, which cross different
layers of knowledge, in addition to the specific inherent to the course and to UFCD
10407 Digital technologies 3D, with a workload of 25 hours.
Language:
Portuguese
No. of pages:
214
License type: