Resumo (PT):
O presente relatório intitulado “Desenho A no 10.º ano do CCH de Artes Visuais: os desafios de uma introdução à ilustração”, decorre do Estágio Pedagógico realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, em parceria com a Faculdade de Belas Artes, da Universidade do Porto, no ano letivo de 2020/2021.
Tendo em conta as preocupações sentidas relativamente ao ensino em artes visuais e da experiência em contexto de estágio proporcionada na Escola Secundária Viriato, este documento reúne o que foram os pontos principais e essenciais desse contacto, no qual se explorou, com uma turma do 10.º ano de escolaridade do curso de Artes Visuais, a ilustração.
A proposta de atividade(s) que visava(m) despertar o potencial criativo dos alunos implicou a criação de uma Unidade de Trabalho (UT) cujo tema principal era a Ilustração. Foi escolhida a obra “Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente, estudada na disciplina de Português, para os alunos ilustrarem. Esta UT resultou num conjunto de ilustrações únicas das cenas da obra, tendo sido encerrada com uma exposição, aberta à comunidade, dos trabalhos realizados pelos alunos. Também foi criado um website com as referidas ilustrações, em formato de livro digital.
No presente relatório, apresentam-se as motivações pessoais e relevância do tema ‒ a ilustração ‒, bem como os aspetos relevantes que nortearam a tomada de decisões, seja no que respeita à investigação, seja na apresentação da proposta pedagógica. A observação das atividades letivas/assistência a aulas lecionadas pela professora cooperante, permitiu o conhecimento de cada um dos alunos e da turma como um todo, fundamental para a planificação da Unidade de Trabalho proposta e a criação de instrumentos de trabalho e de avaliação adequados à turma e a cada um dos alunos.
Language:
Portuguese
No. of pages:
71