Abstract (EN):
<jats:p>A competência comunicativa oral compreende as habilidades verbais, paraverbais e não-verbais usadas para comunicar em diferentes contextos. O presente estudo sustenta o uso sistemático de uma grelha de observação em sala de aula, útil para promover a formação de leitores fluentes e competentes. A amostra foi constituída por 82 alunos do 7.º (N=61) e do 9.º(N=61) anos de escolaridade, que foram observados com recurso à grelha de Registo de Observação e Avaliação da Competência Comunicativa Oral (Monteiro, 2011a). Esta grelha apresenta três componentes da comunicação: verbal, paraverbal e não-verbal. Em termos da fiabilidade da medida, os resultados demonstram que as cotações dos professores e investigadora para a competência comunicativa oral global e para as habilidades de comunicação verbal e paraverbal estão significativamente associadas, revelando um bom acordo interjuízes. Embora os alunos do 9.º ano apresentem resultados ligeiramente superiores aos do 7.º ano, a competênciacomunicativa oral não difere significativamente entre estes dois grupos (U<995,000, p>0,058). Verificou-se, contudo, que os alunos com melhor realização escolar em Língua Portuguesa revelam melhor competência comunicativa oral [rs=0,559 (p<0,001)]. Palavras-chaveCompetência comunicativa oral; Grelha de registo de observação e avaliação; Língua Portuguesa; Ensino Básico</jats:p>
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific