Resumo (PT):
A par do desenvolvimento das marcas comerciais, na sequência da Convenção de Paris (1883) e do
Acordo de Madrid (1891), o sector vitícola desenvolveria acções no sentido do reconhecimento e criação de
mecanismos legais de defesa da marca regional.
Após a análise da evolução do enquadramento legal das marcas e denominações de origem no sector dos
vinhos, desde finais do século XIX até à actualidade, reflectiremos sobre o rótulo como «construção da
imagem para o exterior»1.
De seguida, numa abordagem semiótica da imagem dos vinhos durienses a partir dos rótulos, ensaia‑se
uma
breve análise à marca Vesúvio de vinhos produzidos e comercializados pela Quinta do Vesúvio, no Douro
Superior, a partir da observação estético‑funcional
de ideias, símbolos e sinais de composição de algumas
imagens dos seus registos de marca, selos e rótulos, desde 1847 a 2009. Faz‑se
uma revisitação histórica aos vinhos afamados, Moscatel e Porto, que ficaram na história local‑global
desta exploração agro‑industrial e apresenta‑se
a longa história da emblemática quinta duriense que deu nome a esta marca de vinhos de prestígio
e valor para as importantes empresas vitivinícolas que detiveram a sua propriedade: D. Antónia
A. Ferreira e Sucessores, Companhia Agrícola e Comercial dos Vinhos do Porto e, desde 1989, o Grupo Symington
Family Estates, actual proprietário.
Abstract (EN):
Alongside the development of trade marks, following the Paris Convention (1883) and the Madrid
Agreement (1891), the wine sector would develop actions to recognize and create legal mechanisms for
defending the regional brand.
After analyzing the evolution of the legal framework of brands and denominations of origin in the wine sector,
from the end of the 19th century until today, we will reflect on the label as «construction of the image abroad»1.
Based on a semiotic approach to the image of wines, a brief analysis is made of the Vesuvius brand of wines
produced and marketed by Quinta do Vesuvio in the Upper Douro, from the observation of ideas, symbols and
signs of composition of some images of their brand registers, stamps and labels, between 1847, 1863‑1902,
1913‑1936
and 2009. It is made a historical review of the famous wines, Moscatel and Porto, which remained
in the local‑global
history of this agro‑industrial
exploration and presents the long history of this emblematic
Quinta that gave its name to this wine brand of prestige and value to the important wine companies that
owned it: D. Antónia A. Ferreira & Suc. and Companhia Agrícola e Comercial dos Vinhos do Porto, or still hold
it today, since 1989, the Symington Family Estates.
Keywords: wine; trade mark; designation of origin; labels
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific